quarta-feira, 8 de outubro de 2008

História: 30 anos do Grande Prêmio do Canadá de 1978


A temporada de 1978 chegava ao fim com o gosto amargo da perda de Ronnie Peterson e da grande novidade do momento, os carros com efeito-solo projetados por Colin Chapman, que deram o título para a Lotus e Mario Andretti com enorme facilidade. Todas as demais equipes estudavam formas de se igualar a Chapman e desenhavam seus carros utilizando as idéias do dono da Lotus. Foi nesse clima, ainda tenso por causa do acidente de Peterson, que a F1 chegou ao Canadá, que teria casa nova em 1978. O circuito de Mosport Park era considerado inseguro por muitos, apesar de ser muito apreciado pelos pilotos. Para 1978, um projeto ousado seria feito. Um circuito de rua seria construído na Ile de Notre Dame, que tinha sido feito artificialmente em 1967 e serviu de palco para as competições de remo nas Olímpiadas de 1976 na cidade de Montreal. O novo circuito não era tão travado como Monte Carlo, mas ainda assim era estreito e os pilotos, inicialmente, não ficaram satisfeitos com o traçado.

Jean Pierre Jarier tinha substituído muito bem Peterson na Lotus em Watkins Glen e comprovou sua boa forma ao conquistar a primeira pole do circuito de Montreal, com Jody Schckter, de mudança para a Ferrari, fechando a segunda fila. O parceiro de Scheckter para 1979 ainda estava indefinido e por isso Gilles Villeneuve tinha que mostrar serviço. Andando praticamente em casa, o canadense mostrou sua garra habitual e colocou sua Ferrari em terceiro, bem à frente de Reutemann, que estava de mudança para a Lotus. Emerson Fittipaldi colocava seu Copersucar, nas melhor temporada da equipe brasileira, numa ótima sexta posição, enquanto a Brabham colocava seus dois carros entre os dez primeiros. Porém, um terceiro carro da equipe tinha sido deixado a disposição de um piloto que tinha demonstrado enorme qualidade na F3 Inglesa. Nelson Piquet tinha feito sua estréia na F1 com um McLaren de 1974 e mesmo sem mostrar grandes resultados, conseguiu um contrato com Bernie Ecclestone para 1979 e já estrearia pela equipe no Canadá. Piquet largaria em décimo quarto, duas posições atrás de Riccardo Patrese, de volta após a suspensão de uma corrida por ter sido considerado culpado pelo acidente que provocou a morte de Peterson.

Grid:
1) Jarier (Lotus) - 1:38.015
2) Scheckter (Wolf) - 1:38.026
3) Villeneuve (Ferrari) - 1:38.230
4) Watson (Brabham) - 1:38.417
5) Jones (Williams) - 1:38.861
6) Fittipaldi (Copersucar) - 1:38.930
7) Lauda (Brabham) - 1:39.027
8) Stuck (Shadow) - 1:39.081
9) Andretti (Lotus) - 1:39.236
10) Laffite (Ligier) - 1:39.381

Todos os treinos foram realizados debaixo de muita chuva e frio em Montreal e mesmo assim, a torcida canadense lotou as arquibancadas, torcando loucamente por Villeneuve. Mesmo não tendo chovido no dia 8 de outubro de 1978, o frio permanecia forte no Canadá e as nuvens carregadas. Na largada, Jarier larga melhor e dispara na frente com seu Lotus, enquanto Jones fazia uma largada-relampâgo e pula de quinto para terceiro, subindo para segundo quando Scheckter erra uma curva e o piloto da Williams sobe para segundo na primeira volta! Scheckter, Villeneuve e Watson ficaram logo atrás do australiano, enquanto Andretti, que largava muito mal para os seus altos padrões em 1978, pula para sexto ainda na primeira volta. Isso aconteceu também pela confusão envolvendo Stuck e Fittipaldi na largada, tirando o brasileiro imediatamente da corrida, enquanto Laffite cai para as últimas posições. Essa era uma corrida em que o bicampeão podia se dar bem pelas dificuldades naquele dia frio de outono.

As posições permaneciam as mesmas, com os pilotos bem comportados nesses momentos iniciais da corrida. Tentando um lugar para 1979, Jarier forçava o máximo que podia e aumentava a diferença para Jones, que segurava Scheckter e Villeneuve. Mais atrás, Watson e Andretti brigavam pela quinta posição. O americano tentava chegar mais à frente e atacava o piloto da Brabham de todas as formas. Isso não podia dar muito certo... O sempre agressivo Andretti acabou tocando rodas com Watson na quinta volta e os dois caíram para as últimas posições, promovendo a Tyrrell de Depailler na quinta posição. Jones segurava a segunda posição com toda a garra que lhe era peculiar, mas um furo lento em um dos seus pneus o fez perder a segunda e terceira posições para Scheckter e Villeneuve na volta 18 e 19, respectivamente. Mostrando que o asfalto não estava muito bom, Depailler também foi aos boxes logo depois para trocar os pneus.

Com a torcida a favor, Villeneuve atacou o futuro piloto da Ferrari na volta 24 e se alocava na segunda posição, enquanto Reutemann, que vinha fazendo uma corrida discreta, já assumia a quarta posição, trazendo a reboque Patrese, mostrando que o italiano já tinha colocado sua punição para trás. Mostrando o quanto o carro da Lotus era competitivo em 1978, Jarier, apenas em sua segunda corrida com o carro, já abria 30s para o segundo colocado, Villeneuve, que ainda mantinha Scheckter a um distância confortável. Considerado uma das grandes promessas da metade da década de 70, Jarier tentava conquista sua primeira vitória na carreira e estava bem próximo de conseguir conquistar seu objetivo. Porém...

O Lotus perdia rendimento e a torcida, já feliz em ver Villeneuve em segundo, começou a se agitar e então Jarier foi aos boxes totalmente sem freios. Na vã tentativa de consertar o seu carro, a Lotus se esforçou para mandar seu piloto de volta à pista, mas o sistema de freio estava fatalmente danificado e Villeneuve liderava uma corrida de F1 pela primeira vez na carreira! Ainda faltavam vinte voltas para o fim, mas as posições não mudaram até o fim e Villeneuve conquistava sua primeira vitória na F1 na frente dos seus torcedores, que fizeram uma grande festa apesar do frio que se fazia. Villeneuve conquistava sua primeira vitória logo em sua primeira temporada completa e iniciava a lenda que tomaria o seu nome nos próximos quatro anos. Foi um grande dia para o Canadá, bem diferente de hoje, com o cancelamento do seu Grande Prêmio em 2009 e nenhum grande piloto para torcer...

Chegada:
1) Villeneuve
2) Scheckter
3) Reutemann
4) Patrese
5) Depailler
6) Daly

4 comentários:

Ron Groo disse...

Bela e apropriada lembrança JC, ainda mais agora que tivemos o cancelamento da corrida por lá. Esperamos que ele volte logo ao calendário.

Vinicius Galli disse...

Adorei Venha visitar o meu site
tratamos de quase o mesmo assunto
flw
www.formula1stats.blogspot.com
adicionei o seu

Vinicius Galli disse...

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Este comentário foi removido pelo autor.