domingo, 12 de outubro de 2008

A Lei de Salomão


Alguém na FIA deve ter pensado após a segunda volta do Grande Prêmio do Japão. "Se punirmos só o Massa nessa altura do campeonato, vai dar uma confusão danada, pois vão pensar que protegemos o Hamilton. Mas temos que punir Massa! Então temos que inventar alguma coisa e punir o Hamilton também". Esse momento filosófico teórico deve ter tomada conta da Torre de Controle de Fuji neste domingo e isso pode definir o campeonato de 2008. Numa comparação ao Campeonato Brasileiro de 2005, quando o Corinthians foi campeão por manobras extra-campo, Felipe Massa pode ficar marcado por ter vencido o Campeonato desse ano por manobras extra-pista. A sigla FIA é conhecida na Inglaterra como "Ferrari Inconditional Aid" (Ajuda Incondicional a Ferrari) e deverá ser assim que a imprensa britânica baterá na Federação nesta segunda, mas quem vibrará será a imprensa espanhola com a segunda vitória seguida de Fernando Alonso e a demonstração de que a Renault está numa fase aguda e poderá incomodar em 2009, com Alonso cada vez mais forte.

A corrida em Fuji teve seus bons momentos, mas foi decidida na confusa largada. Raikkonen largou melhor e tomou a ponta de Hamilton, mas como a reta é a maior da F1, Hamilton pegou o vácuo e retardou a freada para tomar a ponta, porém o carro escapou e para não bater, Kimi teve que desviar, levando consigo Massa e mais uma penca de pilotos. Isso embaralhou as posições, com Kubica assumindo a liderança, seguido por Alonso, Kovalainen e Raikkonen. Nesse instante, Massa estava logo à frente de Hamilton e a briga prometia ser dura. Era uma disputa mano-a-mano entre os dois rivais pelo título. O carro da McLaren era mais rápido e Lewis não queria perder tempo. O inglês colocou por dentro antes da chicane e fez uma ultrapassagem limpa, mas como retardou a freada, deixou o carro escapar. Então, de forma estranha, Massa colocou duas rodas da sua Ferrari na grama e atingiu a roda traseira de Hamilton, fazendo o inglês rodar. Na minha terra, isso se chama colocar o seu principal rival para fora da pista. Punição na certa! E eis que ela veio pouco depois. Todavia, veio outra punição a Hamilton. Não pela disputa com Massa, mas pelo incidente na largada. Agora, a pergunta. Por que não puniram Massa pela largada no Grande Prêmio da Hungria? Por que não puniram Raikkonen pela disputa com Hamilton no Grande Prêmio da Bélgica, fazendo com que o mesmo Hamilton saísse da pista e fosse punido posteriormente? Por que não punem todos os pilotos que espalham na largada?

É uma coisa difícil de se aceitar! Carreras son carreras. E toda corrida tem seus riscos e uma ultrapassagem é uma manobra de risco. Podem criticar Hamilton pelo excesso de agressividade, o mesmo excesso que o fez perder o título de 2007, mas o inglês tinha que ficar atrás de Kimi na largada? E se ele batesse na traseira do finlandês? Hipótese, hipóteses... Mas o que me deixa mais triste é ver um ótimo campeonato, com várias corridas boas, como a de hoje, sendo estragado por manobras acontecendo não na pista, mas nas frias salas de controle de corrida.

Quem não tem nada com isso é Fernando Alonso. Muitos argumentaram que a vitória do espanhol em Cingapura foi baseado na sorte, mas no Japão não foi assim. Após se livrar com maestria da confusão na largada, Alonso se alojou na segunda colocação, atrás de uma problemática BMW de Robert Kubica e mantendo um finlandês a uma distância segura. Primeiro, Kovalainen, depois Raikkonen. Como fazia nos bons tempos de Renault, Alonso esperou a primeira bateria de paradas para dar o bote e mostrando o quanto a Renault cresceu, o espanhol estava uma volta mais pesado e quando Kubica fez sua parada, Alonso acelerou o quanto pôde para sair à frente do seu amigo polonês e controlar a corrida a seu bel-prazer, conquistando sua segunda vitória consecutiva, mostrando que sua casa é mesmo a Renault. Com esses resultados, a equipe capitaneada por Flavio Briatore demonstra que estará, no mínimo, ao nível da BMW em 2009 e com a genialidade de Alonso, poderá conquistar vitórias. Como que afirmando a boa fase da Renault, Nelsinho Piquet fez uma ótima corrida. Ele se aproveitou dos problemas da largada para dar um pulo na Classificação e com o carro mais pesado, extendeu ao máximo suas duas paradas. O resultado foi a ultrapassagem, nos boxes, em cima de Trulli e disputa interessante pela segunda posição com Kubica e Raikkonen. Um erro não mostrado na TV fez com que Nelsinho se distanciasse da Ferrari de Kimi, mas o quarto posto estava mais do que garantido e, quem sabe, o posto na equipe em 2009.

Kubica, sem sombra de dúvidas, é um dos pilotos mais regulares que já apareceram nos últimos tempos. O polonês da BMW está longe de ter o melhor carro e nesse final de semana, nem o terceiro tinha! Mas com um talento fora do comum, Kubica levou seu carro a patamares não imaginados e liderou com certa folga no início da corrida. Mesmo sem aderência e reclamando muito do carro, Kubica só foi ultrapassado por Alonso nos boxes e segurou Kimi sem grandes sobressaltos, garantindo um excelente segundo lugar numa corrida em que o pódio estava mais do que distante. Com esses resultados, Kubica se aproximou da briga pelo título. A doze pontos da liderança e com Hamilton e Massa se metendo em encrencas em praticamente todas as últimas corridas, o piloto da BMW pôde ser um fator na briga pelo título. Sempre falam que esse campeonato parece muito com o histórico ano de 1986, quando Prost foi um terceiro fator e derrotou Mansell e Piquet. Será Kubica esse terceiro fator? Muita gente estranhou a renovação de contrato de Haidfeld com a BMW e o alemão deu razão aos seus críticos com um final de semana medonho, em que esteve longe dos pontos e do seu companheiro de equipe.

Raikkonen só apareceu mesmo na largada. Ele parecia aceso, mas o chega para lá que levou de Hamilton o fez apagar de novo e o finlandês fez outra prova sem muito brilho, mas ao menos voltou ao pódio e ajudou a Ferrari a reassumir a liderança do Mundial de Construtores. Porém, Kimi não ajudou Massa ao não ultrapassar Kubica no final da prova, quando a Ferrari tinha um carro bem melhor do que a BMW. Raikkonen tentou na reta dos boxes, mas após duas tentativas frustradas, baixou a guarda e resolveu que por ali permaneceria. Demonstração clara de que Kimi vai fazer de tudo pela Ferrari. Nem tanto por Massa... Felipe deve ter tido seu carro afetado após o toque em Hamilton e por isso não demonstrou a agressividade na briga com Sebastien Bourdais. Após sua longa primeira parada, já que sabia que seria punido, Massa passou a andar melhor e era um dos mais rápidos na pista, mas suas duas ultrapassagens sobre inofensivos Heidfeld e Webber foi mais do que obrigação, apesar do australiano ter forçado uma barra até mesmo perigosa em sua defesa de posição. Com a punição a Bourdais, num toque entre o próprio brasileiro e o francês, Massa ganhou mais um pontinho e se aproximou timidamente de Hamilton.

Correndo em casa, a Toyota eserava muito mais do que a quinta colocação de Jarno Trulli. Claramente batida pela Renault como a quarta força da F1, a equipe japonesa ficou logo desfalcada do seu melhor piloto em Fuji, Timo Glock, e Trulli fez o que pôde, mas a quinta posição foi o máximo que podia. Já sua rival Honda foi um vexame grandioso, com seus pilotos só aparecendo quando iam sendo ultrapassados e com Barrichello numa posição em que tem que mostrar serviço, o brasileiro foi mais rápido do que Jenson Button, mas não significou briga por pontos. E falando no mercado para 2009, fico com pena de Bourdais. Toda vez que o francês anda bem melhor do que a sensação Sebastian Vettel, algo acontece com ele. Após liderar algumas voltas, Bourdais se envolveu num incidente com Massa na saída dos boxes e acabou punido após receber a bandeirada em sexto. Com isso, quem assumiu a posição foi Vettel, claramente batido pelo companheiro de equipe, e ainda ajudou outro componente da família Red Bull, pois Webber assumiu a oitava posição e marcou outro pontinho, mesmo com o pneu dianteiro esquerdo em frangalhos. Já David Coulthard só andou alguns metros, pois foi atingido na confusão da primeira curva, quebrou a suspensão e bateu muito forte na barreira de pneus. Isso fez com que o herói local, Kazuki Nakajima, perdesse o bico e garantisse a última posição na corrida. Com um carro ruim, Nico Rosberg nada fez do que levar seu carro ao final da prova.

A McLaren irá querer esquecer esse Grande Prêmio. Não bastasse ver a liderança de Hamilton diminuir, ainda perdeu a ponta do Mundial de Construtores, muito por causa da quebra prematura de Heikki Kovalainen quando o finlandês marcaria bons pontos para a equipe. Hamilton passou a semana dizendo que correria pensando no campeonato e a McLaren passou a semana dizendo que instruiria o inglês a não cometer os erros do ano passado. Pois Hamilton errou na largada. Forçou a Ferrari de Kimi a sair da pista na primeira curva, causando sua injusta punição, e levou um toque maroto de Massa ainda na primeira volta, quando tinha mais carro do que o brasileiro e podia esperar outro momento. Ou seja, Hamilton errou de novo! Será que além de talentoso, Lewis ficará com fama de amarelão? O piloto da McLaren deve ter dado outro apagão nas primeiras duas voltas e isso pode prejudicar decisivamente o seu campeonato, que parecia bem encaminhado após a pole de ontem. Agora só nos resta esperar qual será o comportamente de Hamilton daqui a uma semana em Xangai, quando chegará bastante pressionando pelos fantasmas de 2007. Massa também voltou aos tempos em que era afobado e ao se ver ultrapassado pelo seu principal rival, não pensou duas vezes em tentar dar o troco o mais rápido possível e tirou Hamilton da pista. Punição mais do que merecida, mas a FIA preferiu agir como Salomão e puniu Lewis injustamente. E de novo!

O campeonato permanece apertado e recheado de erros pelos seus protagonistas. Num campeonato em quem errar menos será campeão, Hamilton e Massa já tem vários pontos nas suas respectivas carteiras e isso deu chances a pilotos como Alonso e Kubica brilharem. O final do campeonato será nervoso, como foi a corrida de hoje, mas só espero que o "Race Control" apareça menos vezes daqui para frente.

2 comentários:

Anônimo disse...

ótima matéria, mas discordo um pouco de vc. Hamilton não "apenas" espalhou na primeira curva de Fuji, ele foi afoito e prejudicou muitos pilotos, creio q foi isso q podemos entender com a punição da FIA. Ele parece não ter entendido a lição do ano passado.
E se não quer ver episódios como este (em que achamos q a FIA está a favor da Ferrari) que os evite!!! Pense 2 vezes e faça como Alonso fez nesta outra ótima vitória.
É isso que falta a Hamilton.

Ron Groo disse...

'Ferrari International Aid" foi simplesmente fantástico.
E seria legal ver Kubica beliscando o titulo. Quer dizer, no minimo seria engraçado.