domingo, 14 de junho de 2009

Uma quente e histórica disputa


Sabem aqueles momentos em que você viu a história passando na frente dos seus olhos? Ver a atuação, ao vivo, de um cara que será lembrado daqui a quarenta, ciquenta anos? Pois foi essa a sensação que tive hoje pela manhã ao assistir o Grande Prêmio da Catalunha, em Barcelona. Valentino Rossi e Jorge Lorenzo protagonizaram uma das disputas mais espetaculares da história do Mundial da MotoGP e foi, com absoluta certeza, a melhor do ano no esporte a motor.

Com absurdos 40ºC de temperatura ambiente, o normalmente chato circuito de Montemeló proporcinou uma das melhores corridas de todos os tempos e um final, que não foi surpreendente pela vida pregressa de Valentino Rossi, foi dos mais emocionantes. Já na primeira volta os três que dominam o Campeonato Mundial se destacaram dos demais com Rossi, Lorenzo e Stoner andando várias voltas juntos, absolutamente colados, mas sem trocas de posição. O início da prova foi de estudo para os três, mas a partir do momento em que a Ducati de Stoner perdeu rendimento e as duas Yamahas ficaram sozinhas na briga pela liderança, o show começou!

Rossi marcou um tempo ruim e foi ultrapassado por Lorenzo na décima volta e quando o espanhol iria vencer pela primeira na Espanha na MotoGP, o octacampeão encostou novamente e os dois passaram a correr juntos, mas sem troca de posições. A corrida era tensa e mesmo com algumas trocas de posições no pelotão intermediário, todas as atenções estavam em cima de Lorenzo e Rossi. O espanhol tinha dificuldades na freada da curva 1, mas tinha vantagem na freada para a curva 10. Rossi vinha tão pendurado, que muitas vezes apoiava sua moto com o pé! Era uma briga de altíssimo nível e não demorou para esquentar ainda mais! Rossi retoma a primeir posição, mas na passagem seguinte, quando faltavam três voltas para o fim, Rossi fez sua primeira manobra épica, ao fazer uma ultrapassagem linda por fora em Lorenzo, que já tinha ultrapassado o companheiro de equipe e havia freado por dentro. Foi uma porta tão estreira que Valentino achou, que ele teve que tirar o joelho direito para não bater na moto de Lorenzo!

Os dois permaneceram quietos ao longo na penúltima volta, até Lorenzo ultrapassar Rossi na freada da Curva 1. Rossi tentou ultrapassar na curva 3, mas levou o xis e Lorenzo passou a fechar a porta em todas as curvas. Era uma briga de gato e rato que provavelmente seria decidido na freada da curva 10, no final da reta oposta. Os dois sabiam disso e deram tudo naquela disputa, ambos se perderam na curva, mas Lorenzo permaneceu na ponta e tudo parecia perdido. As buzinas dos espanhois soavam alto para a vitória do conterrâneo, mas os ibéricos pareciam pouco acostumados com a astúcia de Valentino Rossi. O piloto da Yamaha sempre deixava para ultrapassar seus adversários nos últimos momentos, quando ninguém esperava mais nada dele, mas nunca o italiano foi tão decisivo em cima da hora. Na última curva, onde não havia tentava nenhuma ultrapassagem, Rossi colocou de lado e fez uma ultrapassagem antológica e limpa. Lorenzo ainda tentou dar o troco, mas Valentino ocupou o único espaço possível e partiu para, com certeza, uma das mais incríveis vitórias de sua carreira.

A segunda vitória de Valentino Rossi em 2009 foi muito representativa por vários motivos. Primeiro, por ter colocado ordem na casa dentro da equipe oficial da Yamaha, pois vinha de duas derrotas para Jorge Lorenzo. Segundo por ter afetado psicologicamente um dos seus principais oponentes, pois a forma como foi derrotado em casa deve fazer com que Lorenzo precise de um psicólogo nos próximos dias. E por último, Rossi reassume a liderança do Mundial, mas de forma inédita, junto com Lorenzo e Stoner, empatados no Mundial com 106 pontos. O dia estava tão quente que o esquecido terceiro colocado, Casey Stoner, passou mal quando se encaminhava ao pódio, o que deve ter aumentado ainda mais seu drama em segurar Andrea Doviziozo nas últimas voltas.

Nas demais categorias, vitória de Álvaro Bautista nas 250, ajudado pela queda de Marco Simoncelli ainda nas voltas iniciais. O italiano, por sinal, foi muito vaiado quando se encaminhava aos boxes para abandonar. A corrida foi a mais chata do ano, intercalada por uma disputa histórica e uma presepada histórica. Se a disputa entre Rossi e Lorenzo deve ser a disputa do ano, o que fez Julian Simon nas 125cc estrou para a história do Mundial de Motociclismo e deverá ser a Vídeo Cassetada de 2009. O espanhol vinha brigando com Andrea Iannone pela ponta da corrida, mas faltando três voltas, conseguiu abrir uma pequena diferença e partia para a vitória em casa. Quando abria a última volta, a câmera focalizou nele e então Simon se levantou e começou a... vibrar! O 'inteligente' espanhol simplesmente errou as contas e comemorou a vitória totalmente antes da hora, para desespero da sua equipe, que apontava para a placa onde se dizia que faltava uma volta. Com a pane mental de Simon, Iannone venceu a corrida, mas a cara de Julian Simon, que inicialmente parecia ter chegado em terceiro, mas por um milésimo caiu para quarto, dizia tudo!

Contudo, foi um final de semana que entrou para a história por diversos motivos. Pela, desculpa a palavra, a cagada de Julian Simon e, principalmente, pela quente disputa entre Rossi e Lorenzo. O que ambos fizeram hoje será lembrado por muito tempo e o mais legal foi a reação deles, com ambos se cumprimentando. A torcida espanhola também merece parabéns, pois aplaudiu de efusiva Rossi quando este foi cumprimentar a platéia. Afinal, até mesmo o mais fanático torcedor de Lorenzo sabia que estava mais do que confirmado o que todos sabiam a muitos anos: Valentino Rossi é mesmo um gênio!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Quando "Il Dotore" ganha tudo é lindo....