sábado, 28 de agosto de 2010

Em todos os climas



Mesmo quando Mark Webber conseguiu o melhor tempo no terceiro treino livre, todos ainda apostavam numa pole de Ferrari e, em menor escala, McLaren. Afinal a Red Bull teria dificuldades nas longas retas de Spa, mas a enorme pista belga causa surpresas e num treino que viu as quatro estações em uma hora, o líder do campeonato conseguiu mais uma pole neste ano, aumentando o incrível cartel da Red Bull em 2010. O irônico, foi que a pole de hoje de Webber pode ser considerada até mesmo uma zebra.

O clima instável em Spa voltou a atrapalhar equipes e pilotos durante a Classificação e por isso a louca procura de todos os pilotos em conseguir logo um tempo competitivo, pois a chuva podia dar as caras a qualquer momento. No Q1, com a ajuda da bandeira vermelha proporcionada pela barbeiragem de Vitaly Petrov, viu a repetição em menor escala de uma cena clássica da F1, durante o Grande Prêmio da Bélgica de 1966. Já próximo ao final da volta, os pilotos foram surpreendidos pela chuva forte e vários carros saíram da pista, em especial Lucas di Grassi, 'ajudado' por Jarno Trulli. Quando tudo parecia definido no Q1, a pista melhorou com a parada da chuva e muitos pilotos melhoraram seus tempos e o grande prejudicado foi a Sauber, com seus dois pilotos, com pneus slicks, indo ao encontro das barreiras de pneus e caindo logo no Q1.

O Q2 ocorreu sem muitos problemas e a já tradicional queda da Mercedes, sendo que desta vez Schumacher ficou à frente de Rosberg, mesmo com o heptacampeão reclamando do jovem tedesco em ter lhe atrapalhado numa volta rápida. Mas como ambos serão punidos amanhã, a diferença não será muito grande. No Q3, os protagonistas de sempre, mas a chuva voltava a ameaçar novamente e após a primeira tentativa de todos, uma leve garoa deixou a La Source escorregadia e ninguém poderia ameaçar a pole de Mark Webber. Teoricamente! A dupla da McLaren ainda tirou um coelho da cartola e Hamilton ficou bem próximo do australiano, mostrando a força da McLaren neste final de semana. Robert Kubica consegue outro top-3 devido ao talentoso braço, enquanto a Ferrari decepcionava, principalmente com Fernando Alonso, numa obscura 10º posição. Após ter levado meio segundo ontem, Massa superou seu companheiro de equipe com alguma folga hoje.

Coloco essa foto ao lado para provar que, quando a Globo quer demonizar alguém, ela faz todo o possível. Ainda no começo da transmissão, Galvão Bueno disse que o único a não participar da festa dos 300 GPs de Rubens Barrichello no boxe da Williams seria Michael Schumacher. Bom, se alguém não quis tirar foto, está faltando Schumacher, Mark Webber, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Vitantonio Liuzzi, Lucas di Grassi, Timo Glock e Jarno Trulli. Ou seja, outros oito pilotos não estavam (ou estariam) na festa da Williams. Mas Galvão fez questão de dizer que apenas Schumacher não estava lá, ainda dizendo que ele era o único...

Não dá para dizer muita coisa sobre a corrida de amanhã. A previsão é chuva ainda mais forte e isso deverá embaralhar ainda mais as coisas. Típico de Spa!

Nenhum comentário: