domingo, 29 de agosto de 2010

Isto é Spa, meu filho!



A famosa frase de Muricy Ramalho cai muito bem para o que vimos no Grande Prêmio da Bélgica, terminado poucos minutos atrás. Tão famosa quando a fabulosa pista de estrada ligando Spa a Francorchamps, o clima instável trás emoção de sobra a uma corrida que já tendia a ser eletrizante. Mestre em condições variáveis, a McLaren venceu mais uma corrida com chuva e desta vez quem se aproveitou de uma corrida longe de ser normal foi Lewis Hamilton, cada vez mais maduro e domando seu estilo forte e agressivo de pilotagem. Em sua quarta temporada, o inglês parte rumo ao bicampeonato cada vez melhor, se tornando um piloto completo e com poucos erros. Bem ao contrário do outro grande talento dessa geração...

Muito provavelmente, as equipes deixaram os quatro tipos de pneus (moles, duros, intermediários e chuva forte) preparado para serem usados a qualquer momento e já na volta de apresentação se via pingos de chuva enquanto os engenheiros e pilotos quebravam a cabeça com a situação. Mark Webber não soube aproveitar sua pole e foi engolido pelo pelotão, com Hamilton à frente, com Button tendo feito uma ótima largada. Lembrando o treino de ontem e a épica edição de 1966, os pilotos foram surpreendidos pela chuva que caía na antiga chicane da Bus Stop. Simplesmente todos passaram reto e isso destruiu a 300º corrida de Rubens Barrichello e iniciou o pesadelo de Alonso. Para colocar ainda mais pulgas atrás das orelhas dos pilotos, a chuva era exatamente no final da volta e ficava a dúvida se trocasse ou não os pneus. O safety-car, causado pelo carro parado de Barrichello, ajudou a todos. O asfalto de Spa tem a tendência de secar rapidamente e como a chuva foi leve, rapidamente a verdade foi estabelecida com Hamilton disparado na frente. No melé que se tornou as duas primeiras voltas, um piloto tranquilo como Button se sobressaiu, seguido por Vettel, Kubica, Webber e Massa. E foi aí que começou o início da derrocada de Vettel.

Com a asa dianteira danificada por um toque na largada, Button era claramente mais lento que Hamilton, que disparava, enquanto Vettel pressionava o inglês. Usando o seu difusor dianteiro, a McLaren era incrivelmente rápida nas retas, não dando chances a Vettel, mas o alemão insistia e numa dessas tentativas, Vettel pegou o vácuo da traseira de Button e parecia que garantiria a ultrapassagem, mas Button se defendeu bem e Vettel, tendo que fazer uma manobra brusca, acabou perdendo o controle do seu Red Bull e atingindo a lateral de Button, fazendo com que o atual campeão abandonasse a corrida e Vettel ter que ir aos boxes, onde futuramente visitaria para cumprir uma punição. Hamilton agradeceu penhoradamente pelo erro infantil de Vettel e tinha 11s de vantagem sobre Kubica, que subia a 2º, mas a chuva estava a espreita. Enquanto as nuvens se aproximavam do circuito, Hamilton apenas administrava a corrida, quando foi surpreendido pela chuva e saiu da pista, retornando logo à frente de Kubica. O pit-stop foi feito naquele exato momento, mas Lewis foi novamente ajudado pelo safety-car provocado pelo arqui-rival Fernando Alonso. Com apenas três voltas para o fim, Hamilton apenas levou seu carro rumo a vitória e o retorno a liderança do campeonato. Lewis vibrou como nunca, pois após duas corridas ruins da McLaren, ele sabia que essa vitória lhe traria a confiança necessária para as últimas corridas decisivas do campeonato, além de impor uma boa diferença em cima de Jenson Button que, dependendo da próxima corrida em Monza, possa a correr a favor de Hamilton, se tornando um forte apoio a Lewis em sua luta pelo campeonato.

Sentimento parecido teve Mark Webber. Após sua terrível largada, o australiano fez uma prova inteligente e sólida, onde não errou e se aproveitou de todos os problemas de seus rivais. Mesmo perdendo a ponta do campeonato, Webber tem 28 pontos de vantagem sobre Sebastian Vettel e a Red Bull, que ainda tem o melhor carro da temporada, agora pode ver mais claramente em qual piloto vale mais a pena apostar. O talento de Sebastian Vettel é tão grande que, teimosamente, a maioria das pessoas ainda apostam nele para vencer o campeonato, mas falta ao alemão de 23 anos a maturidade vista em Hamilton e isso ficou claro no acidente com Button, onde não teve paciência para tentar a ultrapassagem em outro local, pois tinha um carro mais rápido. Ao invés disso, tentou tudo naquela manobra, naquela curva e o resultado foi desastrosos em suas aspirações ao título. Após outra penalização por erro totalmente seu, Vettel ainda se envolveu em outro incidente que lhe tirou todas as chances de conquistar ao menos alguns pontos, quando se tocou com Vitantonio Liuzzi e teve que completar os 7 km do circuito de Spa com um pneu furado, levando uma volta como consequencia. Faltando seis corridas para o fim, será difícil uma recuperação de Vettel em detrenimento aos interesses da equipe, pois isso poderá tirar pontos de Webber, que briga mais diretamente com Hamilton pelo título. Se houve um grande perdedor hoje, esse se chama Sebastian Vettel.

Dizer que Robert Kubica merece um carro melhor é, com o perdão do trocadilho com a corrida de hoje, chover no molhado. O polonês fez outra corridaça e só não chegou em segundo por um erro seu durante o segundo pit-stop, quando perdeu o ponto de freada e chegou a atropelar um mecânico. Porém, Kubica foi rápido o tempo inteiro e encarou de igual para igual pilotos com carros melhores do que seu, apesar de que, hoje em dia, a Renault tem o quarto melhor carro do pelotão, vide a bela corrida de recuperação de Vitaly Petrov, quando largou nas últimas posições e marcou mais alguns pontos, com destaque para a belíssima ultrapassagem por fora sobre Nico Rosberg. Se não fosse a barbeiragem de ontem...

Ao contrário dos fogos de artíficios globais, Felipe Massa fez uma corrida discreta e direita hoje, onde esteve longe de aspirar mais do que lhe foi possível. Notório 'cascão' em piso molhado, Felipe não fez feio nas condições mutáveis de tempo e condição de pista e acompanhou a certa distância os líderes se degladiarem pela ponta, tentando uma oportunidade que surgiu com o incidente Button-Vettel. De resto, Massa fez o feijão-com-arroz para trazer o carro para casa e conseguir mais alguns pontos para ele e para a Ferrari. Fernando Alonso teve uma final de semana para esquecer, quando teve uma má classificação, foi atingido por Rubens Barrichello na primeira volta, apostou errado quando colocou pneus intermediários (ele tinha que tentar alguma coisa...) e acabou por sofrer um acidente quando a chuva estava mais forte. Se o espanhol dizia que tinha 50% de chances de título antes de Spa, pode-se dizer que Alonso deve ao menos um décimo disso depois de hoje! Agora, chega a ser hilário a Globo dizer que, se não fosse a prepepada em Hockenheim, Alonso e Massa estariam juntos no campeonato. Realmente 18 pontos é estar bem próximo. Tenha dó!

No mesmo rol de Robert Kubica, Adrian Sutil poderia estar num carro melhor e numa pista onde a Force India anda muito bem, lembrando-se da ótima corrida do ano passado, quando Fisichella quase venceu após largar na pole. Sutil fez uma prova interessante, ultrapassou pilotos como Kobayashi e Schumacher utilizando a potência o motor Mercedes e o bom coeficiente aerodinâmico do seu carro e quando sua habilidade teve que aparecer, quando a chuva caiu no final, Sutil encostou em Massa e talvez em mais algumas voltas o alemão chegasse a ganhar outra posição. Após um início complicado, Sutil vem consolidando seu nome, bem ao contrário do seu companheiro de equipe, que não o acompanha nas Classificações e ainda se mete em confusões durante a prova. Liuzzi foi uma das vítimas de Vettel e numa tentativa desesperada, colocou pneus de chuva forte no final e pressionou com todas as suas forças Jaime Alguersuari na briga pelo ponto final, que acabou nas mãos do espanhol. A Mercedes arriscou tudo e acertou seus carros para piso molhado e juntando com uma boa estratégia, seus carros conseguiram posições bem melhores do que seus lugares no grid. Como vem sendo habitual, Schumacher largou bem e chegou a ultrapassar Rosberg, até mesmo havendo um toque entre eles. Após retardar ao máximo suas paradas, a dupla da Mercedes trocou de pneus bem no momento da chuva e isso fez com que se mantivessem no pelotão da frente e com uma troca de posições, com Rosberg dando o troco em Schumacher, para assumir a 6º posição, com o heptacampeão vindo logo atrás. Para quem largava nas últimas posições, foi uma ótima corrida da equipes das três pontas.

A Sauber marcou mais alguns pontinhos com Kobayashi, também se recuperando de uma má posição de largada, mas também perdeu com Pedro de la Rosa saindo da pista na penúltima volta, quando estava em décimo. Enquanto o japonês é combativo e sempre consegue tirar o máximo do seu carro, o veterano De la Rosa não consegue acompanhar o ímpeto do seu companheiro de equipe. A Toro Rosso voltou a marcar pontos com Alguersuari, após uma prova discreta de ambos. Sempre andando na mesma toada, estes pontos poderiam ter sido conseguidos por Buemi, mas o destino quis que ficassem com Alguersuari. A Williams fez uma baita festa para Barrichello e até mesmo a FOM fez questão de mostrar um resumo da carreira de Rubens. Tudo para o brasileiro encher a traseira de Alonso na primeira volta. Claro que não foi culpa do brasileiro, pois naquele momento todos saíram da pista e o que aconteceu ali foi o puro acaso, mas não deixa de ser um anti-clímax para uma corrida tão especial para Barrichello. A Williams ainda sofreu com as más escolhas de Nico Hulkenberg, sempre querendo dar o pulo do gato, mas acabando se estatelando na calçada... As pequenas fizeram seu papel de ser figurantes e apenas não tentar atrapalhar os adversários mais rápidos. E até que conseguiram.

Com tanta água hoje, o campeonato pode aproveitar e dividi-la e mostrar um final bem menos emocionante do que o imaginado. Lewis Hamilton e Mark Webber deram uma escapulida na tabela de pontos, muito por culpa de Vettel, que teve uma prova horrível e ainda levou consigo Button, enquanto Alonso fez o 'serviço' sozinho. Com dois pilotos tão diferentes brigando pelo título, muito provavelmente sozinhos a partir de agora, a F1 irá ver a luta entre a força de Webber-Red Bull ante a habilidade de Hamilton-McLaren. Façam suas apostas!

Nenhum comentário: