sábado, 1 de setembro de 2012

Previsão: chuvas e trovoadas na primeira curva

Jenson Button tem uma relação especial com Spa. Foi lá que ele visitou pela primeira vez a sala de entrevistas coletivas quando marcou um terceiro lugar no grid para o GP belga em 2000, seu ano de estréia. A famosa pista de estrada sempre fez bem a Button, um piloto cerebral e de tocada suave, que se não faz muita diferença nos treinos, onde não largava na pole há três anos, faz nas corridas. Button conseguiu hoje sua primeira pole pela McLaren e foi o sétimo piloto diferente a largar na ponta amanhã, após um período difícil para o inglês.

Porém, o que chama atenção no grid é quem largará ao lado de Button amanhã. Encerrando um jejum de oito anos para pilotos japoneses na primeira fila, Kamui Kobayashi levou sua equipe à loucura com um segundo lugar, corroborando com a boa performance em todos os treinos da Sauber, mesmo na inútil sessão de ontem. Atrás de Button, sairá o inconstante Pastor Maldonado, que se mostra um ótimo piloto no sábado, está passando da hora de marcar alguns pontinhos após sua consagração em Barcelona. Mesmo com 33 dias de férias, a F1 continua imprevisível e os postulantes ao títulos não largarão de uma boa posição amanhã. O líder Alonso sairá apenas em sexto, com as duas Red Bulls muito mal, com Vettel não passando ao Q3 desde não sei quando, enquanto Webber terá que largar ainda mais atrás, graças a uma punição por ter trocado o câmbio. Hamilton, que normalmente supera Button em ritmo de classificação, levou muito tempo do companheiro de equipe e largará logo atrás de Alonso, enquanto a Lotus tentará sua perseguida primeira vitória do ano com Raikkonen em quarto, mas o finlandês tem um aproveitamento de 100% nas vezes em que recebeu a bandeirada em Spa.

O desempenho dos brasileiros foi bizonho mais uma vez. A triste realidade para o automobilismo tupiniquim é que seus dois pilotos não estão fazendo por onde permanecerem em suas equipes em 2013 e até mesmo na F1. O risco de termos 0% em 2013 de pilotos brasileiros cresce de forma assustadora. Porém, Button não tem nada com isso e com dois pilotos desastrados ao seu lado, o inglês só tem que escapar bem da primeira volta e fazer sua conhecida prova tática. Além de torcer para que não chova amanhã!

Nenhum comentário: