domingo, 2 de setembro de 2012

Walking alone

Como havia falado ontem, Jenson Button teria que torcer para seus companheiros de primeira fila não cometessem erros na primeira curva e pudessem destruir sua corrida. Pois bem, os erros aconteceram como esperado, mas como foi mais atrás, Button passeou pela pista de Spa e venceu pela segunda vez neste ano, corroborando com a sensação de recuperação que o inglês vinha tendo desde Hockenheim, mas como Jenson está muito atrás no campeonato, talvez o triunfo do piloto da McLaren não consiga mexer tanto no campeonato como o abandono de Alonso e Hamilton na primeira curva, além da grande corrida de recuperação de Vettel, o segundo colocado na corrida e agora do campeonato, superando um insosso Mark Webber.

Não restam dúvidas que o grande momento da corrida foi o perigoso acidente na largada. Num primeiro momento, tive a sensação de erro de Hamilton, mas os replays comprovaram mais uma besteira de Romain Grosjean numa primeira volta. O francês foi para cima de Hamilton, que claramente manteve sua linha, fazendo com que o piloto da Lotus perdesse o controle do carro e fizesse um verdadeira strike, envolvendo o líder do campeonato Fernando Alonso e as Saubers, que tinham ótimas perspectivas para a corrida. A imagem do carro de Grosjean, voando, cortando a frente de Alonso foi assustadora e talvez se refazendo do susto, o espanhol demorou um pouco para sair do carro, enquanto Hamilton reclamava com um claro 'tá louco?' com Grosjean. Nos boxes, a namorada de Hamilton e a chefona da Sauber, Monisha Katerborn, lamentavam o incidente, dando um toque feminino ao drama que neutralizou a prova por seis voltas e acabaria por definir a estratégia dos que restaram. As duas mulheres tinham muito a reclamar. Hamilton via no toque com Grosjean a chance de título ir embora ainda mais. Já a Sauber lamentava a saída de Pérez ainda na primeira curva e com o carro avariado, Kamui Kobayashi não pôde aproveitar seu segundo lugar no grid e fez uma corrida apagada. 

Mesmo sem nenhuma mulher para lamentar, Fernando Alonso foi o maior prejudicado da presepada de Grosjean. Mesmo ileso, viu sua diferença confortável de 40 pontos cair para perigosos 24 para Vettel, talvez seu mais perigoso rival e, o que talvez seja ainda pior, com menos de uma vitória de diferença. Sabedor que não tem carro bom o suficiente para brigar mano a mano com Red Bull e McLaren, Alonso sabe que precisará da sorte mais uma vez ao longo dessas oito provas restantes. Ainda no pit-lane, Grosjean via os replays com cara de desconsolo. Ele sabia o que vinha por aí. Críticas, acusações e uma provável punição. Grosjean é muito rápido, bem mais do que Bruno Senna, apesar da torcida contra global, mas seus erros vão se sucedendo de forma insustentável e hoje foi um erro perigoso, com direito a carros voando e roda passando perto de capacetes. Um acidente com proporções trágicas poderia ter acontecido por culpa de Grosjean e já na metade de sua primeira temporada completa, o piloto da Lotus precisa refletir sobre isso. Ou que a FIA o faça com uma pesada punição. Contudo, o lado cômico deste melé foi a queimada de Pastor Maldonado. Sinceramente eu ria a cada replay. O venezuelano deverá bater o recorde de punições em uma mesma temporada e mesmo com sua velocidade e dinheiro, isso será levado em conta na sua continuação na F1.

Foram seis voltas atrás do safety-car até que Button começasse sua supremacia frente aos rivais. Forte do princípio ao fim, Jenson mal apareceu na transmissão da corrida tamanha foi seu domínio. O piloto da McLaren foi supremo do começo ao fim e ainda se aproveitou das voltas mais lentas atrás do Mercedes guiado por Bernd Maylander para mudar sua estratégia para uma única parada e ainda assim não diminuir seu ritmo rumo a bandeirada. A McLaren voltou muito forte das férias e como Button está muito atrás no campeonato, o time de Martin Whitmarsh deverá se lamentar bastante do acidente em que se envolveu Hamilton, seu melhor piloto no campeonato. Se serve de consolo, Monza, mesmo sendo uma pista única, tem características de alta velocidade como Spa e pode-se afirmar que a McLaren virá muito forte para o GP italiano. Durante todas as férias da F1, o chefe da Red Bull Christian Horner esperava por uma falta de sorte de Alonso para poder dar uma guinada no campeonato. Pois ela aconteceu logo na primeira prova da volta às 'aulas' e Vettel aproveitou muito bem com uma boa corrida de recuperação. O alemão largou em décimo, mas perdeu posições na confusão da primeira curva. Porém, Vettel ultrapassou Massa e Webber e sem estragar seus pneus, optou  por uma estratégia de uma parada que deu muito certo, pois mesmo com os pneus médios, ele não perdeu muito desempenho frente a Raikkonen, que parou duas vezes, e chegou num excelente segundo lugar, subindo para a mesma posição no campeonato. Foi uma grande corrida de Vettel, mostrando para alguns céticos, como eu, que também sabe fazer corridas de recuperação. Porém, o golpe de Vettel em cima de Webber tenha sido mais certeiro. Mesmo com Webber na frente de Vettel até Spa, se  percebe claramente que a Red Bull aposta suas fichas no alemão e hoje foi provado porquê. A Red Bull não tem, hoje, o melhor carro da categoria como era ano passado, mas Vettel soube utilizar seus pneus e ainda ser rápido e fazer ultrapassagens, enquanto Webber fazia uma corrida burocrática, até mesmo sendo ultrapassado por Vettel. Com 24 pontos atrás de Alonso, Vettel tende a repetir seus dois últimos anos que lhe garantiram o título, quando fez um excelente segunda parte do campeonato, arrancando rumo ao terceiro título.

Ao contrário do companheiro de equipe, Kimi Raikkonen faz sua parte no que tange velocidade e confiabilidade, chegando a mais um pódio e se metendo, aos poucos, na briga pelo título, onde aparece em quarto, um ponto apenas atrás de Webber. Porém, mais uma vez ficou um gosto azedo para a Lotus, pois tudo levava a crer que Raikkonen finalmente poderia dar a vitória ao time numa pista em que sempre andou muito bem, que sempre vem forte nos treinos e em ritmo de corrida, mas bate na trave sempre. Hoje, Raikkonen teve um início de corrida ruim com os pneus médios e chegou a perder a segunda posição para Schumacher, mas Kimi fez a ultrapassagem da corrida ao ultrapassar o heptacampeão de forma espetacular na primeira perna da Eau Rouge. Schumacher estava sem pneus? Estava. A Mercedes era muito mais lenta que a Lotus? Era. Mas a ultrapassagem de Kimi entrará fácil como uma das grandes dos últimos tempos. Na confusão da primeira curva, a dupla da Force India subiu para terceiro e quarto, mas seus pilotos tiveram corridas bem distintas. Enquanto Paul di Resta perdia rendimento e posições, até terminar num melancólico décimo lugar, Nico Hülkenberg fazia a melhor prova de sua carreira e comemorou muito seu quarto lugar onde brigou de igual para igual com Lotus, Red Bull e Ferrari. Foi uma ótima corrida de Hulk, que mostra um crescimento acentuado em 2012, ao contrário do seu companheiro de equipe. Correndo sozinho com o abandono de Alonso, Massa fez uma ótima corrida de recuperação, chegou ao quinto lugar e na entrevista que deu a Globo, deu a dica que pode ter assinado sua renovação de contrato para 2013. Felipe fez dele o que se espera a Ferrari: tirou pontos dos rivais de Alonso. Massa ultrapassou Webber nas voltas finais e diminuir o prejuízo de Alonso, além de dar pontos importante a Ferrari no Mundial de Construtores, onde briga acirradamente com McLaren e Lotus pelo segundo lugar.

Em sua corrida de número 300 na F1, Michael Schumacher lutou muito, chegou a namorar com o pódio, mas a verdade é que a Mercedes errou novamente a mão em seu projeto e foi vergonhoso a forma como era superada pela Force India, isso sem contar a McLaren.As duas clientes da Mercedes. O carro não consegue lhe dar com os pneus e mesmo parando na mesma volta de Vettel, Schumacher perdeu rendimento de vertiginosamente. Mesmo em sétimo, Schummy terá o que comemorar com outro triunfo sobre Rosberg, que fez uma corrida medíocre, mesmo com o carro que tem. A Toro Rosso teve muito o que comemorar com seus dois pilotos ficando logo atrás da Force India na confusão da primeira curva e marcando pontos bastante comemorados pelo time, com Vergne superando Ricciardo mais uma vez. O australiano parece ser mais consistente que o francês, mas Vergne consegue se superar em momentos positivos para a Toro Rosso. Desde os tempos gloriosos, quando brigava pelo título, a Williams era conhecida por errar continuamente na estratégia. Pois hoje o time errou bisonhamente com Bruno Senna. O brasileiro parou junto com o pessoal que iria parar duas vezes, como foi o caso de Raikkonen, Massa, Webber e Hulkenberg. E Bruno vinha na mesma balada deles, mas alguém deve ter tido a grande ideia de segurar Bruno até o fim da corrida. O resultado foi a perda de pontos certos para a Williams e de Bruno superar Maldonado no campeonato, mostrando sua consistência frente a forma bruta de levar o campeonato de Pastor. Entre as pequenas, o momento de maior destaque foi quando a dupla da Marussia Timo Glock e Charles Pic se engalfinhavam numa luta por posições. A briga só foi mostrada de forma casual, pois eles haviam acabado de tomar volta de Webber e Massa, que disputavam posição. Porém, a coisa estava mais animada entre os dois carros rubro-negros, que se digladiavam por uma posição qualquer como se estivesse brigando pela primeira posição e não custa lembrar que Glock e Pic não se falam. Talvez por isso tanta vontade dos dois!

Como diz a propaganda do uísque que patrocina a McLaren, Jenson Button caminhou sozinho rumo a segunda vitória de 2012, mas que mudou pouca coisa no seu campeonato, mas que embolou a briga pelo título com o azar de Alonso, cortesia de Grosjean, e a boa corrida de Vettel. As corridas, como a de hoje, estão muito boas. E o campeonato também!

Nenhum comentário: