domingo, 5 de maio de 2013

Carimbando o nome

Voltando oito anos no tempo. Valentino Rossi e Sete Gibernau disputavam a ponta do Grande Prêmio da Espanha em Jerez quando, na última volta, Sete efetua o que parecia ser a ultrapassagem da vitória. Parecia. Na última curva, a então chamada Ducados, Rossi forçou a barra por dentro, mergulhou totalmente sem tomada e só não caiu no chão por acertar Gibernau em cheio, bem no ombro machucado do espanhol. Sete ficou furioso, mas Rossi não estava nem aí e comemorou normalmente sua vitória. Hoje, dia 5 de maio de 2013, Jorge Lorenzo e Marc Márquez disputavam a segunda colocação do mesmo Grande Prêmio da Espanha. Na curva Dry Sack, Márquez tentou a ultrapassagem na última volta, mas, sem tomada, acabou levando o troco. Porém, na mesma curva de oito anos atrás, o jovem piloto da Honda mergulhou por dentro e só não passou reto por acertar a Yamaha de Lorenzo bem no meio, assegurando assim a segunda posição. Lorenzo ficou nitidamente contrariado e se negou a cumprimentar Márquez no Parc Ferme. Parece que se inicia uma inimizade na MotoGP...

E até nisso Daniel Pedrosa ficou para trás. Ao invés de falar de sua vitória impecável e altamente necessária justamente pela performance do seu novo companheiro de equipe, foi o próprio Márquez quem roubou a cena com uma ultrapassagem épica sobre Lorenzo. A grande verdade é que Pedrosa, com pista livre, é quase imbatível, mas como isso nem sempre acontece, o piloto da Honda acaba sofrendo com quedas e derrotas igualmente doloridas. Porém, em Jerez, numa pista em que se esperava um bom desempenho da Yamaha, Pedrosa não se importou em levar um passão de Lorenzo ainda na segunda curva e partiu para cima do seu rival, ultrapassando-o e desaparecendo na frente, como normalmente faz. Pedrosa é nome forte para a disputa pelo título, mas a coisa deve pegar agora na batalha entre Lorenzo e Márquez.

Lorenzo já foi inimigo de não falar com Pedrosa, mas nunca teve com seu compatriota um oponente duro em suas disputas. Pois com Márquez foi diferente. Logo na terceira prova do novato, Marc não tomou conhecimento do bicampeão da MotoGP e fez algo que Pedrosa, nos quase seis anos em que correu junto com Lorenzo na MotoGP, jamais fez. O incidente de hoje poderá ter vários desdobramentos num futuro próximo. Márquez assumiu a liderança isolado do campeonato e ficará ainda com mais moral para o resto do campeonato, lembrando-se sempre que, como todo novato, uma hora ele irá errar. Outra é que Jorge Lorenzo deverá ficar ainda mais mordido em sua luta pelo terceiro título e a próxima vez em que Jorge e Marc se encontrarem na pista deverá ser marcada por muita tensão. Só quem ganha é quem acompanha a MotoGP!

Pena que essa luta não deverá estar incluso Valentino Rossi, num distante quarto lugar hoje e sem condições, no momento, de acompanhar o ritmo fortíssimo dos espanhóis que dominam atualmente a MotoGP. Lorenzo e Pedrosa se cumprimentaram e agora parecem ter um inimigo comum: Marc Márquez. O espanhol da Repsol Honda chegou agora e já está causando um enorme rebuliço na MotoGP. E outro detalhe que fará desta derrota de Lorenzo ainda mais dolorosa. A última curva mudou de nome esse ano, passando de Ducados para... Jorge Lorenzo! 

Nenhum comentário: