Hoje pela manhã foi confirmado algo que se especulava há tempos, mas não deixa de ser uma ótima notícia para a F1 por inteiro. Menos de cinco anos após sua desistência como equipe oficial, a Honda anunciou nessa madrugada no Brasil que voltará a F1 a partir de 2015, agora como fornecedora oficial da McLaren, reiniciando uma parceria histórica, que rendeu inúmeras vitórias e muitos títulos, principalmente pelas mãos habilidosas de Ayrton Senna.
Com apenas três montadoras investindo na F1 (Ferrari, Mercedes e Renault), a categoria corria o risco de sofrer uma espécie de desabastecimento, principalmente com a grande mudança para 2014, na introdução dos novos motores 1.6 V6 turbo, que encarecerá bastante o custo dos motores e muitos times teriam dificuldades em pagar pelos propulsores disponíveis no mercado. Atualmente como equipe-cliente da Mercedes, a McLaren procurou a velha parceira que até hoje deve estar arrependida de ter saído exatamente no ano em que fez um carro campeão, quando a Honda saiu no final de 2008 e Ross Brawn comprou os espólios para ser campeão em 2009.
Esse anuncio pode trazer algumas complicações para a McLaren a curto prazo, pois a Mercedes não irá entregar todas as informações à sua cliente, pois fatalmente a Honda deverá processar essas informações para construir seu motor a partir do próximo ano. Será uma fase de transição e como isso sempre acontece, a tendência é de poucos resultados, o que poderá estender ainda mais o jejum de títulos da McLaren, que provavelmente mudará de cor, deixando o prateado que a caracterizou por tantos e tantos anos. Outra mudança é o rompimento com a Mercedes, parceira de 1995 e que no próximo ano completará a incrível marca de vinte temporadas junto com a McLaren. Não deixa de ser uma união de sucesso, pois três títulos de pilotos e um de construtores não é de se jogar fora, mas com uma gigante como a Mercedes investindo tão forte, não deixa de ser pouco para a união. Contudo, sempre achei a parceria McLaren-Mercedes uma espécie de exemplo para as demais parcerias na F1, pois incluía uma gigante da indústria investindo numa grande equipe, sempre pensando em conjunto. A Williams-BMW não deu certo justamente por não saberem onde terminava a equipe e começa a montadora e vice-versa, além de eque as equipes oficiais de fábrica foram acabando aos poucos, só restando a própria Mercedes, o que deve servir de alerta aos alemães, vide os poucos resultados até o momento.
Porém, devemos curtir a volta de uma tradicional montadora como a Honda numa equipe como a McLaren. Poderá ser a ressurreição de uma parceria charmosa e marcante na F1. Que venha 2015!
Um comentário:
A McLata ter fechado com a Honda é muito bom... Pra saudosista.
Hoje em dia os motores tem pouco peso no produto final.
Veja só a Caterham... Usava Cosworth e fechava o grid.
Hoje não... Fecha o grid, mas usa os mesmos motores Renault que a tri campeã do mundo Red Bull usa.
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