sábado, 25 de maio de 2013

Cartas na mesa

Uma classificação em Mônaco sempre é importante e emocionante pelas características únicas do circuito no quintal dos Grimaldi, mas essas características aumentam consideravelmente quando a chuva se faz presente e foi exatamente o que aconteceu no treino de hoje, onde a zebra rondou a pista monegasca, mas o grid foi bem de acordo com a temporada 2013.

Mercedes e Red Bull dominando as duas primeiras filas não é algo inédito em 2013, ainda mais com Raikkonen e Alonso ficando logo atrás deles. Porém, até lá, muita coisa aconteceu em Monte Carlo. A chuva fina fez com que o Q1 e o Q2 fosse empolgante, com a pista mudando a todo momento e os pilotos se equilibrando na pista úmida e perigosa. Nico Rosberg garantiu sua terceira pole consecutiva e sua volta de aceleração, comemorando bastante, mostra que em Mônaco a tendência de uma corrida mais consistente do que as duas poles anteriores é uma possibilidade bem real. Se a Mercedes perdeu rendimento de forma acentuada no Bahrein e na Espanha, o desgaste dos pneus em Mônaco foi bem menor do que nos circuitos citados e a tendência é que a Mercedes, notória devoradora de pneus, consiga se manter mais tempo na ponta. Quem sabe, até o final. Lewis Hamilton é que deve estar começando a ficar incomodado em ver Rosberg sempre largando à sua frente, algo que o inglês nunca esteve muito acostumado.

Depois de muito tempo Mark Webber conseguiu andar no ritmo de Sebastian Vettel e ainda assim foi superado, por muito pouco, pelo alemão. Para melhorar, Vettel largará à frente dos seus principais rivais pelo título deste ano. A Ferrari teve um sábado muito ruim, com o forte acidente de Felipe Massa o deixando de fora dos treinos, enquanto Alonso tomou quase 1s da Mercedes. Se nos circuitos em que os pneus desgastam isso não significava muito, em Mônaco a tendência é que o espanhol sofra nas primeiras voltas de não conseguir ultrapassar e ficar atrás de Vettel. Já a Lotus manteve seu ritmo mediano nos treinos, porém, Romain Grosjean voltou aos seus tempos de maluquinho ao bater três vezes até agora. A McLaren levou seus dois pilotos ao Q3 e mostrando crescimento, Sérgio Pérez superou novamente Button, enquanto a Williams pareceu perder uma grande chance de aparecer por causa de um erro de Maldonado, que sempre anda bem em Mônaco. Grande destaque das equipes nanicas foi Giedo van der Garde. Considerado o pior piloto das nanicas, o holandês da Caterham conseguiu desbancar Paul di Resta do Q2 e em determinados momentos, principalmente quando a pista estava mais úmida, conseguiu colocar seu carro até em sexto!

A previsão para amanhã é de sol, o que ajudaria Mercedes e Red Bull, que não devem estar querendo muitas variáveis para este domingo. Se o desgaste dos pneus realmente não for muito grande, a Mercedes pode finalmente brigar pela vitória, mas nunca devemos nos esquecer que nos últimos três anos a Red Bull está invicta em Mônaco.

Nenhum comentário: