domingo, 19 de maio de 2013

Dançando na chuva

A chuva sempre traz um tempero especial para toda corrida, não importa se em duas ou quatro rodas. A pista molhada normalmente bagunça o status quo do pelotão e surpresas são mais susceptíveis de acontecer. No caso do Grande Prêmio da França da MotoGP, a surpresa ficou para desempenho pífio da equipe oficial da Yamaha, além do segundo lugar de Cal Cruthlow, com a perna quebrada, seu melhor resultado na carreira. A Ducati fez sua melhor corrida em anos, mesmo fora do pódio. Porém, uma vitória enfática da Honda de Daniel Pedrosa não é surpresa, assim como deixou de ser surpresa a genialidade desse 'monstro', como falou bem o narrador nada 'monstro' do Sportv, chamado Marc Márquez. 

A prova no mítico circuito de Le Mans foi bastante empolgante no começo, já que a chuva que interrompeu a prova da Moto2 molhou bastante a pista. Acertos teriam que ser refeitos e isso, como se veria mais tarde, acabou definindo boas e más apresentações. Com a pista muito molhada, Marc Márquez fez uma largada tenebrosa e caiu para nono, enquanto Andrea Doviziozo assumiu a ponta. A Ducati pode ser uma moto bastante desequilibrada no seco, mas sempre chamou atenção pela maleabilidade no molhado. E assim o italiano foi se mantendo na briga pela ponta, que tinha pelotão compacto de oito motos, fechado pela Honda de Álvaro Bautista. Aquele não parecia ser o dia de Marc Márquez, longe do pelotão da frente e saindo da pista, inclusive. Bem ao contrário do seu compatriota e companheiro de equipe. Alguns anos atrás Daniel Pedrosa sofria horrores em pista molhada, mas a base de muito treinamento o espanhol foi melhorando e hoje é um dos melhores pilotos na chuva. Após assumir o segundo posto, Pedrosa atacou Doviziozo e trocou de posição com o italiano duas vezes. Duas vezes por erros de Pedrosa, que rapidamente se recuperava e retomava a posição, mostrando um nível de amadurecimento muito grande de Daniel, visto que antigamente isto era o bastante para o espanhol esmorecer. Após a última ultrapassagem sobre Doviziozo, Pedrosa desapareceu como é de seu estilo e venceu de forma enfática, pela segunda vez consecutiva, assumindo a ponta do campeonato, algo que era esperado dele desde o início do ano e só veio agora na quarta corrida do calendário.

O desenrolar da corrida viu a pista ir secando lentamente e isso acabou mudando um pouco o pelotão da frente. Os pilotos da Ducati, incluindo aí o americano Nicky Hayden, iam perdendo rendimento, juntamente com Jorge Lorenzo. O espanhol da Yamaha oficial esteve irreconhecível no dia de hoje, sendo ultrapassado com facilidade com quem chegasse e seu sétimo lugar só não foi pior pelas quedas de Stefan Bradl e Valentino Rossi, que desperdiçou a chance de superar pela primeira vez em 2013 seu companheiro de equipe. Numa pista que favoreceria a Yamaha, Lorenzo se viu relegado ao terceiro lugar no campeonato, com alguma distância para os pilotos da Honda. Com a pista cada vez mais seca, Márquez passou a fazer volta mais rápida em cima de volta mais rápida, iniciando uma incrível recuperação que o fez ultrapassar as duas Ducatis nas voltas finais e chegar bastante próximo de Cruthlow, que conseguiu um heroico segundo lugar, pois o inglês sofreu duas quedas fortes nesse final de semana e estava com a tíbia direita quebrada. Esses pilotos parecem de borracha e imunes a dores!

Com essa vitória, Pedrosa se estabelece cada vez mais como primeiro piloto da Honda e Dani TEM que aproveitar essa chance. Marc Márquez, apenas em sua primeira temporada, vem fazendo história e mostra ser um piloto diferenciado, daqueles que raramente aparecem no mundo dos esportes. Como disse Valentino Rossi essa semana. Quando Márquez se acostumar definitivamente com sua motor, será muito difícil segurá-lo! 

Nenhum comentário: