quinta-feira, 27 de junho de 2013

Goodbye

Hoje pela manhã Mark Webber anunciou algo que todos mais ou menos sabiam: sua saída não apenas da Red Bull, mas também da F1 no final desta temporada. O australiano estava desgastado com os problemas que teve ao longo de todos esses anos com Vettel dentro e fora da pista, juntando com um contrato extremamente vantajoso com a Porsche, Webber se despediu da F1 após doze anos em que conquistou mais desafetos do que fãs.

Extremamente político, Mark Webber virou vilão para boa parte dos brasileiros quando destruiu (dentro e fora das pistas) Antônio Pizzônia, o queridinho da imprensa nacional no início do século 21, no curto tempo em que passaram juntos na Jaguar. Porém, Mark é muito rápido e juntamente com suas manobras nos bastidores, deixou muito companheiro de equipe na bronca com ele. Isso até encontrar Sebastian Vettel de proa. O alemão não apenas se mostrou mais rápido do que Webber, mas também imune aos truques do australiano nos boxes, sempre colocando Webber no bolso na pista, onde as coisas são realmente decididas. Cada vez mais dono da Red Bull, Vettel conseguiu fazer o que Webber fez no resto de sua carreira, que era fazer com que a equipe orbitasse em torno dele. Mark tentou de tudo para retomar a equipe para si, inclusive usando a amizade que tem com o chefe da equipe Christian Horner, mas Webber foi derrotado por Vettel e já contando com 36 anos, irá fazer Endurance com a Porsche.

Com a saída de Webber, o status quo da F1 muda novamente após a saída de Hamilton da McLaren para a Mercedes. Quem usará o carro de número 2 (ou 4, caso Vettel não seja tetra esse ano) da Red Bull em 2014? Candidatos não faltam. Muito se fala em Kimi Raikkonen, que está andando o fino desde seu retorno ano passado, além de ser muito amigo de Vettel. Mas aí é que mora o perigo. Qual seria o atrativo de ser segundo piloto de Vettel, um tipo de piloto faminto por recordes e ainda muito jovem? A escola de jovens pilotos da Red Bull tem a dupla da Toro Rosso também como candidata natural com Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo, mas ambos não mostraram até agora um algo mais que o próprio Vettel mostrou na STR em 2008. Porém, trazer um piloto de fora das canteiras da Red Bull pode desmoralizar o próprio programa tão bem cuidado por Helmut Marko, mas que até agora tem apenas Vettel como único bom fruto.

O que é fato agora é que Mark Webber deixará a equipe Red Bull no final deste ano de uma forma esquisita, meio que brigado com o time que lhe deu seus melhores resultados. O episódio em Sepang não foi esquecido e a possibilidade de algum tipo de revide do australiano não seria surpresa. Porém, agora Webber voltará a Le Mans, lugar onde ficou mais conhecido pelo duplo mortal que deu quando ainda corria pela Mercedes em 1999.

Um comentário:

Vinicius disse...

Raikkonen tem 33 anos,já não é tão jovem assim e duvido que vá pra Red Bull,mesmo sendo amigo de Vettel(é aquele ditado:amigos,amigos,Negócios a parte).

Pra mim a escolha da Red Bull vai recair sobre um dos dois da Toro Rosso ou por alguém de fora da F1 que ainda esteja em atividade em alguma categoria(WEC por exemplo)

Mas o fator decisivo será este: que o escolhido aceite sem chiar a condição de segundo piloto da Red Bull,já bastam os 5 anos que Webber infernizou a vida de Vettel e da Red Bull fora das pistas.

Quanto a Webber,bem já vai tarde!!