domingo, 17 de agosto de 2014

Acabou

Uma hora teria que terminar essa avalanche de vitória de Marc Márquez na MotoGP. Um dia, a moto Honda do espanhol não estaria tão equilibrada e como o próprio espanhol já havia admitido, ele não estaria tão inspirado. E hoje, em Brno, esse dia chegou com alguns requintes de crueldade e de momentos históricos. Márquez não apenas perdeu pela primeira vez em 2014, como nem subiu ao pódio, fazendo com que Marc fosse para a garagem pela primeira vez desde que estreou na MotoGP, pois até hoje, o espanhol da Honda foi ao pódio em todas as corridas em que recebeu a bandeirada. Contudo, a Honda em teoria não teve nada a reclamar, pois o time nipônico manteve o 100% de aproveitamento na temporada com a vitória de Dani Pedrosa, mas nem o piloto e muito menos Suhei Nakamoto, o chefão da Honda, pareciam muito felizes. 

A prova em Brno caminhava para ser bem parecida com as demais, com o pole Márquez largando mal, mas com o espanhol conseguindo a recuperação nas voltas seguintes, ultrapassando quem via pela frente. Porém, o tempo foi passando e a corrida teve seu script mudado. O pequeno domínio da Ducati durou poucas voltas quando o duo italiano Iannone e Doviziozo foi ultrapassado por Lorenzo. Logo atrás vinha as duas Hondas e Márquez. Quando Pedrosa assumiu a segunda posição e partiu para cima do seu compatriota e assumiu, pela primeira vez, a ponta de uma corrida esse ano, algo mostrava que a corrida de hoje seria diferente. Numa disputa perigosa, Márquez chegou a trombar com Iannone e assumiu a terceira posição, tendo Rossi logo atrás. Com os quatro 'grandes' da MotoGP nas quatro primeiras posições na metade da prova, era esperado o avanço de Márquez, mas o que se viu foi a aproximação de Rossi em cima do piloto da Honda, que ultrapassou o espanhol no terço final da prova e abriu uma grande diferença para Marc, que teve que se conformar com o quarto lugar.

Lá na frente, a diferença entre Pedrosa e Lorenzo nunca foi muito superior a 1s, com o piloto da Yamaha, que era o único a usar os pneus macios, contrariou a teoria e se aproximou de Pedrosa no final da corrida, mas não foi o suficiente para acabar com a supremacia da Honda esse ano e Dani, finalmente, calar momentaneamente seus críticos com uma bela vitória. Contudo, a cara do chefão da Honda Nakamoto mostrava bem o lugar de Pedrosa dentro da equipe. Mesmo renovando seu contrato recentemente com a Honda, Pedrosa é visto como um piloto menor dentro da equipe e a derrota de Márquez significou quase que uma derrota também da Honda, mesmo o atual segundo piloto vencendo. Pior situação está a Yamaha, que mesmo Márquez não tendo um bom dia, não conseguiu capitalizar e Lorenzo, que nitidamente deu tudo de si, ainda ficou não foi capaz de derrotar Pedrosa, com Rossi comemorando seu 245º GP na categoria principal no pódio.

Essa derrota de Márquez não significa muito no campeonato, pois a diferença do espanhol para o seu compatriota e companheiro de equipe ainda é grande. Porém, acabou a invencibilidade de Márquez e isso pode dar um gás para os seus rivais para as demais etapas do campeonato, mesmo sabendo que Marc dificilmente perderá o título deste ano. 

Nenhum comentário: