segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Precocidade

Vendo esse anúncio da contratação de Max Verstappen pela Toro Rosso, fico me lembrando do que fazia quando tinha 16 para 17 anos. Minha vidinha tranquila de escola, casa e eventuais festas. As conversas com os amigos, o vestibular se aproximando e as primeiras gatas aparecendo, sem contar uns pegas que tinha por aí e que não vale a pena contar os detalhes mais sórdidos nesse espaço. Fico imaginando o que está passando na cabeça do menino Max Verstappen uma hora dessa. Com 16 anos, sabendo que estará na F1 no próximo ano.

A precocidade que os pilotos estão chegando em campeonatos mundiais chega a assustar. Antes restrito ao mundo da motovelocidade (Marc Márquez caminha para o seu quatro título mundial, contando todas as categorias, com apenas 21 anos de idade), a F1 vem entrando nessa onda, mas pela primeira vez colocando um adolescente no seu cockpit como piloto principal. Kimi Raikkonen subiu para a F1 com apenas 23 corridas de F-Renault, mas o finlandês tinha na época 21 anos de idade. Max Verstappen terá 17 anos quando for alinhar seu Toro Rosso em Melbourne, tendo até um pouco mais de experiência que Kimi treze anos atrás. Naquele tempo, isso fez com que muitos jovens pilotos quisessem seguir o exemplo de Raikkonen e queimar etapas rumo à F1, mas acabando por queimar sua própria carreira. Mesmo fazendo um ótimo trabalho em sua primeira temporada completa nos monopostos, Verstappen corre esse risco, ainda mais correndo pela Toro Rosso, filial da Red Bull e comandado pelo impaciente Helmut Marko, muito conhecido por ter lançado Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo rumo ao estrelato da F1, mas também por ter acabado com as carreiras de vários jovens pilotos, sendo que a última vítima está sendo justamente quem Max irá substituir na Toro Rosso em 2015, Jean-Eric Vergne.

Max é filho de Jos 'The Boss' Verstappen, um piloto extremamente promissor no início dos anos 90, mas que por ter sido lançado cedo demais, teve sua carreira arruinada. Ironia... Contudo, Jos fez duas temporadas completas no automobilismo e chegou à F1 com 22 anos de idade, sendo que há vinte anos atrás, se podia testar à vontade, ao contrário de agora. Quando Jacques Villeneuve foi anunciado pela Williams mais ou menos nessa época em 1995, o canadense testou loucamente com o seu futuro carro e quando fez sua estreia na F1, Villeneuve logo estava brigando por vitórias por ter o melhor carro do pelotão da época. Max não terá esse luxo, tendo que se virar nos simuladores e no seu carro de F3, cujo campeonato nem lidera, mas vem fazendo um baita sucesso no forte certame europeu.

Além de Vergne, fico imaginando como não devem estar 'felizes' Carlos Sainz Jr e Antonio Felix da Costa, outros pilotos do programa da Red Bull, que se viram ultrapassado de forma espetacular e surpreendente por Max Verstappen, que uma semana atrás nem era membro da Red Bull. Irá dar certo? Na minha opinião, seria mais prudente a Red Bull dar mais cancha ao holandês, deixa-lo mais preparado para assumir a titularidade da Toro Rosso, normalmente uma cadeira elétrica e que um sem número de pilotos jovens, como Max, já se queimaram por lá. Porém, se der certo, podemos estar vendo surgir um novo talento.

Nenhum comentário: