domingo, 10 de agosto de 2014

Veredicto complicado

Demorei um bom tempo para falar sobre essa tragédia que abalou o automobilismo americano, até mesmo por envolver uma estrela da Nascar. Queria pensar num veredicto sobre o ocorrido, mas não cheguei a nenhum. Desde sempre Tony Stewart foi um piloto bastante versátil, correndo em vários tipos de carros e corridas. No ano passado, Stewart, tricampeão da Nascar Sprint Cup e dono de sua própria equipe, se envolveu num acidente nos pequenos carros Sprint, gaiolas também conhecidos como 'Foras da Lei', e acabou quebrando a perna, perdendo o final do campeonato principal da Nascar.

De volta à esse tipo de corridas em pistas de terra, Stewart estava testando novos equipamentos de segurança na noite de sábado, no circuito de Canandaigua (eita nome esquisito...) Motorsports Park. Numa disputa de pista com o jovem Kevin Ward Jr, de 20 anos, Stewart bateu em Ward e o segundo acabou no muro. Indignado com a manobra de Stewart e com a corrida em bandeira amarela, Ward saiu do seu carro na tentativa de tirar satisfação com Tony. O resultado foi trágico. Não há filmagens oficiais para maiores detalhes, mas Tony Stewart atropelou e matou Ward Jr.

Imediatamente houve uma grande repercussão do trágico incidente. Tony Stewart tem uma folha corrida complicada, marcada por brigas com outros pilotos e até mesmo cenas parecidas com a de ontem, onde Tony partiu para cima de carros de adversários, procurando briga. Diga-se de passagem, atitudes como a de Ward são bastante comuns no automobilismo americano, derrubando um pouco o mito de que o clima no paddock das corridas americanas são tranquilas e cheio de amizade. Stewart disse que não viu Ward, porém há uma corrente nos Estados Unidos acusando Stewart de ter atropelado Ward de propósito, seguindo seu estilo esquentadinho nas pistas. Difícil dizer...

Esse fato pode acabar com a carreira de Tony Stewart, um piloto com mais de 40 anos, mesmo a Nascar permitindo que pilotos muito veteranos permaneçam na categoria principal, mas um baque como esse marca qualquer ser humano. Mas o pior foi o fato que a vida de um jovem piloto foi ceifada de uma forma tão estúpida como o de Kevin Ward Jr.


Nenhum comentário: