domingo, 24 de agosto de 2014

Zicados

A Penske não vence na Indy desde 2006 e isso para um chefe de equipe competitivo como Roger Penske deve ser muito incômodo. Nos últimos anos os pilotos da Penske brigaram pelo título, mas sempre algo acontecia nas corridas finais com eles e eis que o vice-campeonato aparecia como resultado final para a Penske e o jejum continuava. Em 2014, dificilmente o título sairá do seio da equipe Penske, mas em Sonoma, seus pilotos que brigam diretamente pelo título, Will Power e Helio Castroneves, fizeram o máximo para estragar suas corridas no apertado (e sacudido por um terremoto...) circuito da Califórnia.

Power tinha tudo para sair de Sonoma com uma mão e três dedos no título. Largando na pole, Power viu pelo retrovisor Castroneves se envolver num incidente na famosa curva 2 da pista californiana e ter a corrida estragada a partir daí. Nem toda a babação pachequista da dupla do Bandsports fez com que Castroneves saísse das últimas posições, fazendo outra corrida péssima num momento decisivo. Contudo, para sorte (ou menos azar...) de Helio, na metade da corrida foi a vez de Power estragar sua prova quando rodou sozinho logo após uma relargada. Piloto mais rápido do dia, Power chegou a ficar atrás de Castroneves, mas conseguiu recuperar um pouco do seu prejuízo, mas corre sério risco de ser punido após cruzar a bandeirada em nono, mas ultrapassando Justin Wilson quando metros antes havia uma bandeira amarela. Do jeito que está a zica dos pilotos da Penske, não duvido nada Power ser punido...

Numa corrida onde a estratégia de combustível foi essencial e deixou vários carros parados antes e depois da bandeirada, Scott Dixon e a Chip Ganassi mostraram sua magia e venceram uma corrida onde era Power o maior merecedor da vitória. Ryan Hunter-Reay fez uma estratégia parecida, mas acabou atrás do neozelandês, mas o bom resultado do americano da Andretti deve ser tarde demais para o campeonato. Dos que lutam pelo título, mesmo que de longe, o melhor foi Simon Pagenaud, que cruzou em terceiro graças a pane seca de Mike Conway na última volta, sendo que o próprio francês parou sem etanol poucos metros depois, o mesmo destino teve Justin Wilson, Charlie Kimball e Will Power.

Agora o campeonato vai para a Fontana, um superoval onde a experiência pode ser um fator à favor de Castroneves, mas é bom lembrar que o vencedor desta prova no ano passado foi justamente Power. Com a pontuação dobrada, será interessante ver como se comportarão os pilotos da Penske e será um aperitivo do que veremos em Abu Dhabi no final do ano e diga-se de passagem, não estou vendo nenhum fã da Indy rasgando as vestes como muita gente que gosta da F1 fez com a polêmica regra da pontuação dobrada na última prova. Será uma corrida imprevisível e o título segue em aberto, ainda mais com dois pilotos tão zicados em disputa pelo título como Power e Castroneves. 

Nenhum comentário: