domingo, 3 de agosto de 2014

O rei de Ohio

Scott Dixon pode não ser um poço de carisma, mas não restam dúvidas sobre a qualidade do neozelandês ao volante de um carro da F-Indy. Multi-campeão, Dixon mostrou hoje em Mid-Ohio porque é um dos grandes da categoria. Largando na última posição em um circuito notoriamente difícil de se ultrapassar, Dixon sabia que as corridas em Mid-Ohio normalmente se decidem pela estratégia e por isso o piloto da Ganassi tentou algumas estratégias, fazendo paradas fora da janela para tentar dar o pulo do gato.

Até então, a corrida vinha sendo dominada pelo francês Sebastian Bourdais, que fora o pole, seguido de perto do Josef Newgarden e Ryan Hunter-Reay. Porém, os dois americanos tiveram problemas nos boxes e quando Hunter-Reay tentou tirar a diferença da sua punição por ter excedido o limite de velocidade nos pits, o americano da Andretti acabou rodando e trouxe a segunda e última bandeira amarela. Dixon tinha acabado de fazer um pit-stop, sendo o único a ficar na pista quando os demais pilotos visitaram os boxes. Dixon teria uma árdua tarefa pela frente ao ter que economizar combustível para fazer sua estratégia dar certo e esticar sua parada ao máximo, ainda tendo que imprimir um ritmo forte que o deixasse na ponta da corrida. E foi exatamente isso que Dixon fez. O neozelandês andou mais de trinta voltas com os pneus macios e economizou combustível o suficiente para que Dixon tivesse que fazer apenas uma parada até o fim, se igualando à estratégia dos demais e ficando em vantagem. Quando Newgarden, que o acompanhava, se atrapalhou nos pits juntamente com sua equipe, Dixon teve caminho livre para vencer pela quinta vez em Mid-Ohio.

O segundo colocado Bourdais parecia não estar muito chateado por perder a vitória e estava mais admirado como Dixon conseguiu andar tão rápido e sem gastar em demasia o combustível que o fez sair da última posição, após Scott ter rodado na pista molhada na classificação de ontem, para uma vitória consagradora. Na briga pelo campeonato, os dois pilotos da Penske não brilharam, com Helio Castroneves tendo problemas ainda na volta de apresentação e largando com quatro voltas de atraso, enquanto Will Power acabou atrapalhado pelo acidente na primeira curva após a largada que envolveu Tony Kanaan, Marco Andretti e Takuma Sato. Sabendo que Helio estava praticamente fora da disputa, Power fez uma corrida mais conservadora do que o normal e terminou a corrida em sexto, mas garantindo-se na liderança do campeonato novamente, com quatro míseros pontos de vantagem. Hunter-Reay ainda garantiu um décimo lugar após outro corrida problemática e agora está empatado em terceiro lugar no campeonato com Simon Pagenaud, outro que fez uma prova discreta em Mid-Ohio.

Não foi das corridas mais emocionantes, mas Scott Dixon mostrou que é um dos grandes da história da Indy, mesmo praticamente fora da disputa final do campeonato deste ano, que agora terá apenas três corridas (sendo que a última prova em Fontana valendo por duas) até o final do mês com Power e Castroneves na luta pelo primeiro campeonato de ambos.

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