sábado, 10 de maio de 2008

Felipe, o Turco


Quando Nigel Mansell chegava ao Grande Prêmio da Inglaterra, independentemente se fosse em Silverstone ou em Brands Hatch, o inglês sempre se destacava e fazia apresentações inesquecíveis, levando a loucura a torcida inglesa. Nigel dizia que o seu público o fazia andar 1s mais rápido. Se não nascesse em São Paulo, Felipe Massa teria nascido em Istambul, pois chega a ser impressionante a maneira como o brasileiro se adapta bem ao belo autódromo de Kurtkoy e pelo terceiro ano seguido largará na pole na Turquia.

Mesmo com os problemas de temperatura de pneus, a Ferrari mostrou que tem mesmo o melhor carro d 2008 e Massa soube se aproveitar bem de uma teórica escolha errada de Raikkonen, que após marcar o melhor tempo da Q2, deve ter resolvido largar mais pesado. O tiro saiu pela culatra. Se estar atrás de Massa estava no script, o finlandês não esperava ter as duas McLarens à sua frente e isso deve ser definitivo para a corrida amanhã. Raikkonen, com muita sorte, deverá esperar a primeira rodada de paradas para se livrar das McLarens e, até lá, Felipe já deve estar com uma boa diferença na frente. Por isso, o brasileiro da Ferrari é a maior favorito para amanhã e fazer a primeira curva na frente, 70% da sua caminhada rumo ao topo do pódio já foi caminhada. Mesmo que Kimi largue bem e ultrapasse uma McLaren amanhã, o finlandês deverá ter outro carro cromado para lhe dar.

E este deverá ser o do surpreendente Heikki Kovalainen, que não apenas está superando Lewis Hamilton neste final de semana, como vem mostrando que é um piloto extremamente forte, pois após a pancada em Barcelona, podia ser esperado uma diminuída no ímpeto do finlandês, mas como aconteceu com Kubica ano passado, isso não ocorreu até agora e Hamilton está tendo um trabalho que não esperava com o companheiro de equipe. Falando em Kubica, a BMW não está repetindo as boas atuações das provas anteriores e foi deixada claramente para trás pela McLaren, com o polonês num distante quinto lugar. Quem está ficando cada vez mais distante é Nick Heidfeld, que perder cada vez mais espaço dentro da equipe bávara.

A Red-Bull mostrou uma boa evolução neste final de semana, mas Mark Webber manteve a posição que normalmente ocupa durante as provas, porém Coulthard ao menos foi para o Q3, mas, mais uma vez, ficou muito distante do seu companheiro de equipe. Jarno Trulli foi o mais rápido da equipe Toyota e assim como Webber, ficou numa posição coerente na Classificação turca, mas Timo Glock está passando da hora de mostrar algo de bom nesta sua volta à F1. Assim como Nelsinho Piquet, que foi bem mais lento que Alonso em todo o final de semana e após ter participado da Q3 na Espanha, ficou na Q1 hoje, enquanto o espanhol foi para a Q3 sem grandes traumas, mas poderá sofrer alguma punição por ter atrapalhado Alonso na última parte da Classificação.

A Honda continua seu sofrimento, mas pelo menos há a comemoração pela "quebra" do recorde de Rubens Barrichello, que hoje superou Jenson Button na Classificação. Algo não muito comum esse ano. A Williams pode ter começado o ano muito bem, mas está mais do que na cara que a falta de uma montadora por trás faz a equipe não evoluir durante a temporada e Nico Rosberg, antes um participante costumaz da Q3, mal consegue ir para a Q2, junto com Nakajima Jr. Após apanhar de Bourdais, finalmente Vettel superou o francês e conseguiu ir para a Q2, mas o carro velho da Toro Rosso não deu muito mais do que esperanças para o alemão, que espera que amanhã consiga completar a primeira volta sem bater. A Force India, agora claramente a equipe mais fraca da F1, ficará com a última fila, mas Adrian Sutil vem apanhando demais de Fisichella, que só largará em último amanhã por causa de uma punição.

Amanhã, a corrida tende a favor de Massa, mas o tempo esquisito da Turquia pode provocar algumas surpresas. A McLaren vem forte, mas dificilmente impedirá uma dobradinha ferrarista, ao menos que, novamente, haja surpresas. E é o que esperamos!

Antes de terminar este post, vou sair um pouco da F1 e comentar a forçada de barra da Globo em relação ao Campeonato Brasileiro, que se inicia hoje. Quando fazia a chamada para a primeira rodada, Galvão Bueno se referiu ao Campeonato Brasileiro como o "Melhor do mundo". Nas minhas contas, para um campeonato ser o melhor do mundo, os melhores jogadores do mundo deveriam estar entre seus clubes participantes. Ano passado os melhores futebolistas do mundo foram Kaká, Cristiano Ronaldo e outro que não me lembro o nome, mas deve ter sido Drogba, Ronaldinho Gaúcho, Lampard, Pirlo, Rooney, Ibrahimovic e etc. Como nenhuma destas estrelas estão atuando aqui no Brasil, é brincadeira a Globo querer nos convencer que o Brasileirão, que praticamente não há craques, tem um nível técnico baixo e gramados ruins, é o melhor do mundo.

Um comentário:

RodIshiCi Mobile disse...

Tomara que a corrida tenha um pouco de emoção que seja, ainda que equivalente ou inferior nesse quesito que a Espanha, acho que só em Mônaco agora.

Sobre a parte de futebol, o outro foi o Messi. Ou seja, um de cada dos 3 principais campeonatos do mundo: Itália, Espanha e Inglaterra.