quarta-feira, 7 de maio de 2008

Sayonara!


Aconteceu o que todos temiam, mas ao mesmo tempo previam. A Super Aguri anunciou ontem que irá fazer parte do rol das "ex-equipes de F1". Depois de ter sido criada pela Honda para abrigar o japonês Takuma Sato, após o piloto nipônico ter levado um pé na bunda dos compatriotas no final de 2005, a Super Aguri foi terminada praticamente pela Honda. Após um ano terrível em 2007, a Honda passou a ser acossada pela subsidiária e isso deve ter incomodado bastante Nicky Fry, que tinha que explicar para os seus chefes da Honda o motivo de um equipe com um décimo do orçamento andar na frente da equipe principal. Fry foi o grande arquiteto da derrocada da Super Aguri e hoje Aguri Suzuki esculhamba o seu antigo colega de Honda com todas as forças.

Com o fim da Super Aguri, a F1 passa a ter vinte carros novamente. Claro que é pouco, mas tenho uma opinião para se aumentar o número de pilotos no grid sem aumentar necessariamente o número de equipes, que para mim não está tão ruim assim. Basta que a FIA deixe que as equipe coloquem um terceiro carro nos Grandes Prêmios, e que o piloto tenha alguns limites (como ter, no máximo, três pódios na F1) e que este marque pontos no Mundial de Pilotos, mas não no Mundial de Construtores, mesmo que esse terceiro piloto termine provas à frente dos dois "titulares". Isso aconteceu muito no WRC no auge da categoria e foi um sucesso. No lugar de se criar uma equipe apenas para se andar atrás, isso daria chance a novos pilotos mostrarem seu talento aonde importa: nas pistas! Vocês concordam?

2 comentários:

Speeder76 disse...

Eu não importaria de ter um regulamento com essa regra, por exemplo. Eu fiz uma crónica onde abordo esse assunto. Se quiseres, vai lá vere dá a tua opinião.

Arthur Simões disse...

A idéia é boa JC mas eu sou MUITO fã de equipes pequenas e de zebras e isso poderia diminuir as chances de zebras nas corridas.
O que não pode acontecer é surgir mais uma equipe relâmpago de algum milionário.
JC, a FIA não estava tomando medidas para diminuir os custos das equipes?Será que isso facilitaria a entrada de equipes que acrescentassem a categoria?

Valeu!!