sexta-feira, 24 de outubro de 2008

História: 15 anos do Grande Prêmio do Japão de 1993


Com o campeonato já decidido a favor de Alain Prost, o mês entre as corridas em Portugal e no Japão foi recheado de anúncios para 1994. Com a saída do francês da Williams, Ayrton Senna finalmente teria caminho livre para ir para o seu sonho de consumo na época: o carro de outro planeta da Williams. Com o ainda inexperiente Damon Hill ao seu lado, poucos duvidavam do quarto título de Senna no ano seguinte. Enquanto a Ligier inaugurava uma bela pintura e alguns pilotos sem expressão estreavam na corrida japonesa (Jean-Marc Gounon e Toshio Suzuki), um irlandês com cara de doidão faria sua primeira corrida na F1. Eddie Irvine corria no Japão fazia alguns anos e conseguiu patrocínio para comprar o segundo cockpit da equipe Jordan para a corrida japones ao lado de Rubens Barrichello, que completava sua primeira temporada na F1.

A Williams dominava novamente, mas Prost não teria Damon Hill ao seu lado na primeira fila com o inglês rodando durante os treinos. Como resultado, o piloto da Williams teria Ayrton Senna ao seu lado. Um adversário perigoso, pois além de ser um piloto genial, o brasileiro andava muito bem em Suzuka. Mostrando o bom momento da McLaren e mostrando que uma futura estrela estava nascendo, Mika Hakkinen conseguia o terceiro posto no grid em sua segunda corrida na McLaren. Demonstrando seu enorme conhecimento da pista de Suzuka, o novato Eddie Irvine surpreende ao colocar seu Jordan na oitava posição, bem à frente de Rubens Barrichello, que tinha sido um piloto muito veloz em seu ano de estréia.

Grid:
1) Prost (Williams) - 1:37.154
2) Senna (McLaren) - 1:37.284
3) Hakkinen (McLaren) - 1:37.326
4) Schumacher (Benetton) - 1:37.530
5) Berger (Ferrari) - 1:37.622
6) Hill (Williams) - 1:38.352
7) Warwick (Footwork) - 1:38.780
8) Irvine (Jordan) - 1:38.966
9) Suzuki (Footwork) - 1:39.278
10) Patrese (Benetton) - 1:39.291

O dia 24 de outubro de 1993 começou com sol em Suzuka, mas havia uma forte ameaça de chuva e as nuvens pesadas contribuíam para isso. Prost e Senna tinham protagonizado incidentes nas oportunidades em que se encontraram em Suzuka e com os dois dividindo a primeira fila, tudo podia acontecer com os dois rivais, mesmo com ambos num clima bem menos tenso do que nos anos anteriores. Como se estivessem num mundo à parte, os dois gênios da F1 pareciam partir antes dos outros e já colocavam uma boa diferença para os rivais na largada, mas Senna parte ainda melhor e antes da primeira curva coloca sua McLaren por dentro e assume a liderança. Hakkinen mantém a terceira posição, mas Berger larga ainda melhor e deixa Schumacher para trás, enquanto o novato Irvine fazia uma largada assombrosa e pula para quinto! Porém, o irlandês foi superado por Schumacher e Hill nas voltas seguintes, mas sua marca já estava garantida para esta sua primeira corrida na F1. Mas ainda faltava mais...

Senna conseguia abrir uma diferença considerável, levando-se em conta sua desvantagem de equipamento para a Williams de Prost, que permanecia em segundo. Mais atrás, Berger estava mais lento que os demais e segurava Schumacher, que após ultrapassar Irvine, passou a atacar a Ferrari de forma feroz. O alemão sempre tentava ultrapassar na chicane antes da reta dos boxes, mas Berger se defendia muito bem. Com essa batalha, Damon Hill se aproximou e após mais uma tentativa frustrada de ultrapassagem de Schumacher na chicane, o inglês aproveitou a potência do motor Renault e ultrapassou a Benetton de Schummy na reta dos boxes na nona volta. Imediatamente, Hill passou a atacar Berger, com Schumacher logo atrás. No mesmo ponto em que Schumacher tentou várias vezes a ultrapassagem sobre Berger, Hill colocou por fora em cima da Ferrari, com os três se aproximando, colados, para a freada da chicane. A imagem era impressionante, mas algo podia dar errado. Hill tem que frear mais forte por estar por fora da curva e isso faz Schumacher acertar a traseira da Williams e quebrar sua suspensão. Era fim de corrida para o alemão.

Como estava previsto, o tempo estava se fechando em Suzuka e os primeiros pingos começavam a cair, mas a pista ainda permanecia seca. Senna faz sua primeira parada muito cedo na volta 13 e retorna à pista logo atrás de Prost, após uma parada de apenas 5.13s. Hakkinen fazia a volta mais rápida da prova, enquanto a chuva apertava e Senna, usando o seu usual talento debaixo d'água, ultrapassa Prost na volta 20. A pista fica encharcada e os pilotos correm para os boxes para colocar pneus para piso molhado. Senna permanecia à frente de Prost, Hakkinen e Hill. Então, a chuva foi embora e o sol volta com tudo para secar a pista. Era o pesadelo para qualquer piloto. Porém, Senna permanecia impávido na liderança, enquanto Hill se atrapalhava nas condições variáveis e estava a ponto de levar uma volta de Senna, enquanto brigava com Irvine. Após deixar Irvine para trás, Senna demora um pouco para passar Hill e o irlandês simplesmente devolve a ultrapassagem! Isso teria decorrências após a corrida...

Senna se vê envolto numa briga feroz entre Hill e Irvine, mas o brasileiro tinha 24s de vantagem para Prost, que tinha uma confortável vantagem sobre Hakkinen, que fazia uma corrida sólida pela McLaren. Mais atrás, Riccardo Patrese sofria um forte acidente em uma das suas últimas corridas na F1. Enquanto isso, nas voltas finais, Irvine voltava a protagonizar outro momento polêmico em seu primeiro Grande Prêmio. Derek Warwick, outro piloto que fazia suas últimas corridas na F1, estava em sexto lugar e estava a ponto de marcar pontos novamente, com o sexto lugar. Porém, o veterano inglês era fortemente pressionado pela intrépido Irvine. Faltando apenas quatro voltas, Irvine erra a freada da chicane e enche a traseira de Warwick, tirando o inglês da corrida! Eddie roda, mas traz seu Jordan de volta e após aprontar todas, conquista um ponto logo em sua estréia. Após Martin Brundle marcar a volta mais rápida numa pista praticamente seca e Pedro Lamy estatelar seu Lotus no guard-rail, Senna recebe a bandeirada para a sua vitória de número 40, com Prost e Hakkinen completando o pódio. Era o primeiro pódio de Mika! Era tudo festa para Senna, mas ainda faltava acertar algumas contas. Não com Prost, como era normal, mas com o novato Irvine. O brasileiro da McLaren ficou possesso com o irlandês e foi tomar satisfações com Eddie nos boxes da Jordan. Após chamar Irvine de idiota, Senna fica ainda mais irritado com a arrogância do novato e perde a paciência com o irlandês, acertando um murro na cara de Irvine! Anos mais tarde, Eddie Irvine, que se tornaria um dos pilotos mais carismáticos da F1 em sua época, disse que da sua estréia o que ele mais gosta de se lembrar foi o soco que levou de Senna...

Chegada:
1) Senna
2) Prost
3) Hakkinen
4) Hill
5) Barrichello
6) Irvine

3 comentários:

Speeder76 disse...

Ainda bem que tu te lembraste da ocasião. Fizeste bem.

A propósito, já experimentaste a mais recente funcionalidade do Blogger? E já agora, andas a par do mais recente escândalo do jornalismo automobilistico brasileiro?

Anônimo disse...

Irvine estava "infernal" naquela corrida de estreia na Fórmula 1.

Anônimo disse...

Alguém avisou o Senna que Irvine estava fazendo a corrida de estreia na Fórmula 1?