sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Chove não molha


São Paulo é chamado de "Terra da garoa" pelo seu clima inconstante, não importando a época do ano. Por isso, não foi surpresa ver o treino de sexta com uma ameaça permanente de chuva, sendo que ela apareceu várias vezes em forma de garoa, tanto na 1º, como na 2º sessão de treinos livres. Com as equipes mais preocupadas com o clima, os pilotos aproveitaram e passaram a maior parte do tempo na pista, ao contrário do que normalmente ocorre nas demais sextas-feiras do ano, quando os times apenas se concentram 'no programa' do final de semana e 'escolher os pneus para o final de semana'.

Faz tempo que a sexta-feira não traz paramêtro algum para o resto do final de semana, mas como os carros ficaram muito tempo na pista, deu para ver que Red Bull e McLaren poderão ser os protagonistas da corrida brasileira, mas com a Brawn bem próxima, mesmo com os sérios problemas em aquecer os pneus. Mesmo com o Kers auxiliando na Subida da reta dos boxes, a McLaren não dominou como o esperado e seus pilotos, Hamilton em particular, não lideraram em nenhum momento. Mesmo com o problema com os motores, a Red Bull andou bastante e Webber chegou a ficar com o melhor tempo do 1º treino, enquanto Buemi, com seu Red Bull genérico com nome de Toro Rosso, liderou a maior parte do tempo na 2º sessão, superado apenas no final por Fernando Alonso, com pneus moles e novos, tanque vazio e carro preparado para andar apenas algumas voltas. O espanhol andou sempre nas últimas posições e seu melhor tempo do dia foi por causa de uma estratégia da Renault em aparecer nos jornais, enquanto Grosjean saiu da pista várias vezes (menos que Alonso...) e por muito pouco não ficou com a lanterna.

Diga-se de passagem, a pista curta de Interlagos trouxe um equilíbrio enorme ao pelotão, com sete décimos separando o primeiro do 19º, enquanto o trapalhão do dia, Giancarlo Fisichella, segurou a lanterna com menos de 1s de desvantagem para Alonso. Na verdade, a Ferrari não andou nas primeiras posições em nenhum momento e corre o risco de passar o vexame de Cingapura, principalmente se Fisichella continuar deixando o motor morrer na saída dos boxes enquanto treinava largadas...

Ainda no assunto Alonso e Ferrari, me impressiona o quanto Felipe Massa é bom para nossos jornalistas brasileiros. Para TODOS que eu vi na Globo e na Sportv, Massa está em clara vantagem sobre Alonso. Pergunto, quem é o bicampeão? Quem foi contratado a peso de ouro? O pessoal se esquece que Alonso deverá vir para a Ferrari com muitas ressalvas em seu contrato, inclusive com cláusulas com relação ao seu companheiro de equipe. Além de ser o melhor piloto do pelotão, na minha opinião. Outro detalhe é que ninguém sabe ao certo como virá Massa em 2010 e mesmo ele se sentindo bem agora, é difícil precisar se a constante evolução dele como piloto continuará após esse baque. Ou seja, as coisas estão mais pró-Alonso do que a pachecada pensa.

Com relação ao título de 2009 (afinal, ainda estavam em 2009...), Button segue fazendo algo que lhe caracterizou quando a Brawn perdeu terreno para as rivais: marcar Barrichello de perto. O inglês está sempre próximo a Barrichello e deverá ser assim até a tarde de domingo. O que pode atrapalhar, lógico, é se a esperada chuva vier. Aí, as coisas se embaralham e pode dar tudo... até Vettel chegando próximo de Button em Abu Dhabi!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Agora não temos mais a garoa, ou é sol de rachar mamona ou chuva de afogar peixe.

E acho que a fatura será decidida aqui. Em abumdabe vai ser só desfile mesmo.