sábado, 3 de outubro de 2009

Confusão


O treino classificatório para a volta de Suzuka a F1 foi um dos mais confusos da história do treino dividido em três partes. Foram três bandeiras vermelhas, cinco acidentes e um piloto mandado ao hospital. Depois da Classificação, punições em profusão mudou a cara do grid, a ponto de Jaime Alguersuari, após ter provocado a primeira bandeira vermelha pelo seu acidente no início do Q2, largar amanhã em décimo sua melhor posição na sua curtíssima carreira.

Vettel irá largar na pole amanhã, algo nada surpreendente pela forma como dominou os treinos classificatórios, algo que o ótimo tempo da Toro Rosso, subsidiária da Red Bull, no único treino de verdade em Suzuka, na manhã japonesa, poderia fazer supor. O alemão tentará manter suas acadêmicas chances de conquistar o título, ainda mais com a punição dos pilotos da Brawn. Estava na cara que Button e Barrichello seriam punidos por não terem diminuído na bandeira amarela provocada por Buemi (outro punido) no final do Q2. Isso poderá servir de alerta a Brawn, que só libera seus carros nos últimos momentos da Classificação. Saindo em nono, Barrichello chegará em Interlagos ainda com chances de tirar o título, mas terá uma grande possibilidade de ver Button ser campeão na sua casa.

Após o susto provocado por Glock, que não deverá correr amanhã, a Toyota viu o praticamente demitido Trulli conseguir uma primeira fila no Japão, algo que poderá fazer com que a montadora nipônica permaneça mais algum tempo na F1. Hamilton permanece em sua ótima fase ao colocar sua McLaren na 3º posição, mas Kovalainen deverá ter selado sua saída da equipe britânica ao protagonizar a última bandeira vermelha do sábado e ainda ser punido. Nas suas últimas corridas pela Ferrari, Raikkonen faz o que pode para manter a equipe de Maranello nas primeiras posições, mas o carro definitivamente não ajuda. Quem o diga Fisichella! Por sinal, não comentei nada sobre a notícia da semana, a chegada de Alonso na Ferrari, justamente por ter sido algo tão conhecido, que nem me animei a escrever. Até os segredos na F1 estão ficando sem graça!

Sutil voltou a andar bem com seu Force India que só anda com pouca pressão aerodinâmica, enquanto Alonso está pedindo aos céus que 2009 passe mais rápido e que ele se livre logo da cadeira elétrica da Renault, que também está enterrando a jovem carreira de Romain Grosjean. A BMW parece estar melhorando enquanto sua despedida se aproxima, mas colocou apenas Heidfeld nas primeiras posições, com Kubica sendo atrapalhado por Buemi.

Com tanto equilíbrio na F1 atual, é até difícil falar alguma coisa sobre a corrida de amanhã. Os três primeiros colocados largarão com pesos parecidos, que pode garantir uma boa briga entre Vettel e Hamilton, já que definitivamente não acredito em Trulli. Sutil, outro punido, parará cedo e poderá até perder pontos. Com tantas punições, pilotos que largarão pesados estarão amanhã em posições privilegiadas e poderão ser um fator amanhã, como são os casos de Rosberg e Kubica. Amanhã poderá acontecer de tudo, e Barrichello terá que se virar para se manter com chance de conquistar seu sonho.

Nenhum comentário: