sábado, 17 de outubro de 2009

São as águas de outubro...


Nessa temporada maluca de 2009, outro recorde deve ter sido batido. Foram praticamente três horas de treinos neste sábado na chuvosa pista de Interlagos, onde a etapa foi transferida de março para outubro justamente por causa... da chuva!

Foi uma demorada espera para que a pista voltasse a ter o mínimo de condições de uso e os pilotos pudessem correr ao invés de nadar no asfalto paulistano. Diga-se de passagem, se não fosse paciência dos comissários, dificilmente haveria treino, vide as condições do Q1, onde favoritos como Vettel e Hamilton ficaram de fora graças as condições extremamente traiçoeiras da pista inundada de Interlagos. Depois de quase duas horas, a pista estava tão melhor que os pilotos puderam até usar os pneus intermediários e Barrichello, usando seu conhecimento da pista e sua habilidade em condições adversas, para conseguir a sua primeira pole em 2009.

A cara de Rubens Barrichello após sair do carro denunciou um carro muito leve para amanhã, mas o destino era claro: colocar pressão em Button. O inglês teve outra atuação inexplicável e foi o último dos pilotos a participar do Q2 e largando da longuíqua 14º posição, Button deve estar com medo de usar uma calculadora, pois com Rubinho em primeiro e ganhando dez pontos, com o brasileiro só 14 atrás... O único atenuante de Button foi que o próprio Barrichello quase ficou de fora do Q3, com a Brawn errando o timing da pista e seus carros sofrendo na pista não tão molhada. Numa prova que pode ser tão imprevisível como o treino de hoje, Barrichello terá a vantagem de largar longe dos problemas e se chover, algo muito provável, terá pista livre à frente e poderá controlar sua estratégia. Tomara que o sistema anti-stall do Rubinho não funcione na hora errada!
A Red Bull teve o resultado ao contrário do esperado, com Webber lutando pela pole, enquanto Vettell largará nas últimas posições. A forma como o alemão saiu do carro, jogando o volante longe e soltando palavrões nas entrevistas, mostra que Vettel perdeu uma ótima chance de vencer amanhã, vide o desempenho de Webber, e manter suas mínimas chances de se tornar campeão. Agora, do jeito que está, Vettel esperará por 2010... Outro favorito a vitória que naufragou no Q1 foi Hamilton, que pareceu não ter conseguido o timing correto e acabou de fora após uma rodada, juntamente com Kovalainen, que parecia mais interessado em mostrar a namorada, que abraçava o pai de Hamilton. Com Vettel e Hamilton largando em posições intermediárias, a perspectiva de uma bela corrida de recuperação de ambos será um dos atrativos para amanhã!

Nem o forte acidente de Liuzzi, que provocou a longa bandeira vermelha que interrompeu o treino por mais de uma hora pode tirar o sorriso do pessoal da Force India. Mostrando mais uma vez a forte evolução da equipe, Sutil coonseguiu um ótima 3º lugar para a corrida de amanhã e como o alemão é reconhecido como um ótimo piloto da chuva, um bom resultado de Adrian é mais do que possível na corrida. Trulli foi discreto o tempo todo e ninguém lembrava o nome do italiano, mas quando a coisa aperto, o velho Jarno conseguiu colocar seu Toyota no Q3 e sairá em quarto amanhã, mas o grande destaque da Toyota foi o bom desempenho de Kamui Kobayashi, que cometeu poucos erros de principiante e andou forte o tempo todo, só perdendo o seu lugar no Q3 por causa de uma escapada na Curva do Sol. Se continuar em 2010 e a Toyota precisar de um japonês, Kobayashi poderá ser um bom nome.

Fisichella foi a primeira vítima da chuva forte que castigou Interlagos no início desta tarde e por isso largará em último, mas as péssimas condições da pista pode atenuar um pouco mais atuação ruim do italiano, que venceu sua primeira corrida em 2003 em condições tão adversas como a de hoje. Completando 30 anos hoje, Raikkonen fez mais um belo trabalho e pôs seu carro entre os primeiros em todos os treinos e largará em 5º. Como alguns carros à sua frente sairão mais leves do que o normal, é bom ficar de olho no finlandês. Assim como em Nico Rosberg, que sempre mostrou força em todos os treinos, principalmente na chuva, e foi estranhamente discreto no Q3. A possibilidade do alemão largar pesado amanhã é grande e isso poderá fazer de Rosberg um fator amanhã. Nakajima passou para o Q3, algo não muito comum, e pode marcar, finalmente, seus primeiros pontos no ano.

Levando-se em conta que a Toro Rosso é um Red Bull genérico, não foi surpresa a boa posição de Buemi, com o suíço chegando a liderar no Q3. Buemi está em franca ascensão e pode marcar bons pontos amanhã. Isso, se sua predileção a acidentes diminuir um pouco. Alguesuari ficou na beira de ir para o Q3, mas o jovem espanhol até que faz trabalho decente na F1 até agora, principalmente se levarmos em conta sua experiência próxima ao zero em termos de F1. Nem mesmo seu talento na chuva fez com que Alonso marcarasse um pouco a ruindade desse carro da Renault e o espanhol largará apenas em décimo, mesmo em situações em que o talento, e Alonso tem de sobra, poderia lhe favorecer. Grosjean saiu da pista várias vezes e todos só lembram disso, mas o francês andou muitas vezes na frente de Alonso durante os treinos, mostrando que mesmo com todos esses péssimos resultados, há algum talento ali.

Por sinal, Grosjean foi vítima preferencial de Galvão Bueno hoje, com suas rodadas e saídas de pista. Porém, mesmo mais fora do que dentro da pista, a atuação de Grosjean foi melhor que a do narrador global. Não me lembro de uma cobertura tão ruim do Galvão neste sábado, com um ufanismo fora do comum, dando até mesmo a impressão que ele iria infartar a qualquer momento. Sinceramente, o patriotismo não é meu forte, mas claro que o Rubinho ganhando seria legal pela virada, não neste ano, mas com relação ao ano passado, mas torcer da forma como o Galvão fez, pedindo chuva a todo momento, segundos depois de critica Dunga por ter incitado a torcida a vaiar o juiz, foi ridículo e fiquei louco para saber se por aqui tem alguma rádio que pudesse transmitir essa corrida.
E falando na corrida, um prognóstico chega a ser uma loteria, algo que os pilotos também falando bastante. Se chover, e tudo aponta para isso, será difícil dizer algo para julgar o que acontecerá, principalmente se chover como hoje. Erros e saídas de pista poderão acontecer aos montes. Barrichello tem uma vantagem incrível amanhã, com todos os seus adversários na ponta de baixo do grid, mas tudo leva a crer numa corrida complicada amanhã. Button, que poderá largar debaixo de chuva na estreita reta de Interlagos, só poderá torcer que algo de errado aconteça com Rubens amanhã. Mas não tanto como Galvão fez hoje!

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

Olá amigo, Confira De Gennaro Motors com Chip Foose.

http://www.degennaromotors.blogspot.com/

Forte abraço,

Fernando Gennaro