domingo, 6 de fevereiro de 2011

Força Kubica


Sempre quando acontece algo desse tipo, espero o último momento para escrever, afinal, as notícias iniciais são sempre desencontradas e a maioria das vezes pessimistas e alarmantes. Enquanto almoçava na minha tia, soube que um piloto de F1 estava prestes a perder uma mão por causa de um acidente. Aproveitando a tecnologia, saquei meu celular e procurei por notícias. Realmente havia um piloto seriamente acidentado e ele é Robert Kubica. Mas sua mão estava a salvo, graças a Deus!

Porém, ao final de uma longa e complicada operação em seu membro afetado, a F1 foi abalada pela notícia de que dificilmente Robert Kubica, um dos melhores pilotos de 2010, estará participando desta temporada e sua carreira ainda corre sério risco. Desde a morte de Stefan Bellof numa corrida de protótipos em 1985, é raro ver pilotos de F1 participando de outras categorias por motivos de segurança, pois eles estariam arriscando sua integridade física em outros tipos de corridas. Amante dos rallys, Robert Kubica tinha uma cláusula em seu contrato com a Renault o liberando para participar de alguns eventos, como o de hoje na Itália. A bordo de um Skoda Fabia, Kubica se acidentou e ainda ficou preso nas ferragens por mais de uma hora, ironicamente, no muro de uma igreja.

Devem ter sido momentos angustiantes para Kubica, onde a forte dor em suas múltiplas fraturas nos membros do lado direito devem ter feito o polonês também pensar, inconscientemente, em como sua carreira estava ameaçada. E infelizmente está! A previsão inicial é de um tratamento de um ano. Isso, se sua mão voltar a 'funcionar' como antes. Desde a morte de Ayrton Senna a F1 não recebia uma notícia tão devastadora sobre a condição de um piloto de ponta (e o possível substituto de Kubica deverá ser Bruno Senna), mas no momento só podemos orar para que Robert Kubica tenha uma recuperação plena e tenha uma vida, dentro ou fora das pistas, o mais normal possível.

Nenhum comentário: