quinta-feira, 5 de abril de 2012

História: 30 anos do Grande Prêmio dos Estados Unidos-Oeste de 1982


Um pouco antes do Grande Prêmio dos Estados Unidos-Oeste, em Long Beach, Carlos Reutemann chocou o mundo da F1 dizendo que estava se aposentando após sua corrida maluca em Jacarepaguá, quando bateu em Niki Lauda e René Arnoux em duas disputas por posição distintas, como se estivesse querendo demonstrar uma garra que não mostrou nos momentos decisivos de 1981, onde perdeu o título para Nelson Piquet. Muitas teorias foram levantadas dos verdadeiros motivos da saída de Reutemann. Até mesmo um protesto em favor da Argentina durante a Guerra das Malvinas foi levantado, mas conta-se que Reutemann fez aquilo apenas para prejudicar a Williams, numa espécie de vingança. Quando perdeu o título para Piquet no final de 1981, o argentino surpreendeu ao sinalizar que ficaria mais um ano na Williams, mesmo o time tendo se voltado contra ele durante a temporada. Reutemann fez todos os testes e até conseguiu um pódio em Kyalami, mas fez isso apenas para Frank Williams não conseguir um piloto de ponta para a temporada 1982 e deixar o time órfão naquele momento. O que Reutemann não sabia era que ele mudaria a história daquela temporada por causa de sua decisão, pois a Williams resolveu apostar em Keke Rosberg, um piloto considerado apenas esforçado e longe de ser uma estrela no paddock. Algo que mudaria dramaticamente oito meses depois...

Desesperada por um piloto e estando nos Estados Unidos, a Williams trouxe Mario Andretti de volta de sua aposentadoria sem o experiente piloto sequer testar o carro. Porém, as surpresas não parariam por aí. Ainda revoltada pelos acontecimentos em Jacarepaguá, a Ferrari chegou em Long Beach com uma asa traseira completamente diferente do normal. O time italiano alegou que apenas interpretou o regulamento ao seu modo, dizendo que as regras só falavam no tamanho das asas, não sua quantidade. Os próprios pilotos ferraristas diziam que aquilo não ajudava em nada no desempenho, mas estava na cara que os carros vermelhos seriam desclassificados. Como realmente seriam no final da prova. No entanto, a maior surpresa ficou para Andrea de Cesaris, que conseguiu sua primeira pole na carreira e a primeira da Alfa Romeo em sua volta a F1. Ao seu lado, estaria Niki Lauda, mostrando aos 33 anos que estava mais do que em forma. Nelson Piquet sofreu um forte acidente nos treinos e estreava um novo freio de carbono, mas sem o acerto ideal, largaria apenas em sexto.

Grid:
       1)      De Cesaris (Alfa Romeo) – 1:27.316
       2)      Lauda (McLaren) – 1:27.436
       3)      Arnoux (Renault) – 1:27.763
       4)      Prost (Renault) – 1:27.979
       5)      Giacomelli (Alfa Romeo) – 1:28.087
       6)      Piquet (Brabham) – 1:2.276
       7)      Villeneuve (Ferrari) – 1:28.476
       8)      Rosberg (Williams) – 1:28.576
       9)      Pironi (Ferrari) – 1:28.680
     10)   Jarier (Osella) – 1:28.708

O dia 4 de abril de 1982 estava quente e ensolarado, como normalmente acontecia em Long Beach em todas as edições que sediou o Grande Prêmio dos Estados Unidos-Oeste. Todos conheciam a velocidade e talento de Andrea de Cesaris, assim como sua fama em se meter em encrencas dentro da pista. Porém, ninguém sabia como o italiano de apenas 22 anos se comportaria na ponta de uma corrida e na sua primeira prova, De Cesaris passou com louvor, largando bem e mantendo a ponta sem maiores problemas na apertada primeira curva. Ao contrário do que se imaginaria, foi o experiente Lauda que não largou tão bem e acabou ultrapassado por Arnoux na entrada para a primeira curva. Giacomelli e Villeneuve, com sua asa traseira dupla, também deixaram Prost para trás e a primeira volta transcorreu de forma tranqüila.

Com um bom acerto para o apertado circuito de Long Beach, De Cesaris se distanciava de Arnoux, que corria absolutamente no limite com seu Renault turbo, claramente segurando Lauda e Giacomelli. Mais atrás, Villeneuve fazia o mesmo com Prost, Rosberg e Piquet. Definitivamente, Long Beach não era o habitat natural dos motores turbo. Na sexta volta, com Arnoux se segurando como podia, Bruno Giacomelli perde a paciência e saindo mais forte do que Lauda deixa a McLaren para trás na saída de curva e imediatamente cola na Renault de Arnoux. Mesmo não tendo a mesma fama do seu companheiro de equipe, Giacomelli também era conhecido por não ser um dos pilotos mais cerebrais e logo após deixar Lauda para trás, erra a freada e acerta a traseira da Renault de Arnoux, fazendo com que o francês bata no muro e ambos abandonassem, abrindo espaço para Lauda.

Num ritmo fortíssimo, Lauda se aproximou rapidamente de De Cesaris e o italiano teria outra prova do seu talento, tendo que segurar um bicampeão mundial atrás de si. Com carros idênticos (ambos patrocinados pela Marlboro), Lauda e De Cesaris andavam bastante próximos, mas o italiano da Alfa Romeo se comportava exemplarmente, não dando espaços para Lauda atacar. Contudo, o austríaco estava mais rápido e não demoraria para a velha raposa dar o bote no momento correto. No final da 13º volta, De Cesaris encontra o retardatário Raul Boesel na chicane que antecede a reta dos boxes. Era uma seção apertada do circuito, mas não querendo perder tempo, o piloto da Alfa tentou a ultrapassagem de qualquer maneira, fazendo com que Lauda se aproximasse. Sem espaço, De Cesaris só efetuou a ultrapassagem quando entraram na reta, não se esquecendo de levantar o braço e reclamar de Boesel, enquanto saindo mais rápido, Lauda colocou de lado e ultrapassou o italiano. Indo embora. Sem chances de acompanhar Lauda, Andrea de Cesaris ficou em segundo, mas andando muito forte. Forte demais. Na 33º volta, o italiano acabaria rodando e batendo no muro, num acidente nunca mostrado, mas esse chassi destruído não renderia críticas a De Cesaris, bastante elogiado pelo seu desempenho naquele dia de abril de 1982.

Com a briga pela primeira posição definida, uma espetacular briga começava mais atrás. John Watson usou sua experiência para ultrapassar Piquet e Rosberg até finalmente deixar Villeneve para trás. Como era de sua natureza, Gilles Villeneuve andava num ritmo nitidamente superior ao do seu carro e ainda segurava Rosberg, repetindo a bela briga ocorrida em Jacarepaguá. Sabendo da agressividade dos dois pilotos, iniciou-se uma espetacular batalha entre Villeneuve e Rosberg, que entrou para a história da F1 e é facilmente encontrada no youtube. Rosberg se sobressaiu finalmente na volta 25, após muitas trocas de posição e quando Villeneuve perdeu a freada no final da reta dos boxes, perdendo tempo com relação ao finlandês da Williams. Uma volta depois, os novos freios de Piquet falharam e o brasileiro, que apesar de ter conquistado sua primeira vitória na F1 em Long Beach não gostava do circuito, bateu no muro e abandonou. Com Watson tendo problemas, Rosberg assumiu a segunda posição e se viu com 45s de desvantagem para Lauda. Vinte voltas depois, o piloto da Williams havia descontado 23s, dando a sensação que poderia ameaçar Lauda, mas o austríaco da McLaren mostrou toda a sua categoria ao controlar a vantagem para Rosberg e conseguir sua primeira vitória após sua volta a F1. Muitos acusaram Lauda ter voltado a F1 apenas para ganhar dinheiro, mas o piloto da McLaren mostrou que voltou para vencer, como nos velhos tempos.

Chegada:
      1)      Lauda
      2)      Rosberg
      3)      Patrese
      4)      Alboreto
      5)      De Angelis
      6)      Watson

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