domingo, 1 de abril de 2012

A volta do todo poderoso

É difícil encontrar adversário do nível de Will Power na Formula Indy nos dias de hoje, no quesito circuitos misto. Apesar da vitória de Castroneves semana passada, o australiano da Penske tinha sido o mais rápido nos treinos e acabou perdendo a prova na Flórida por causa de uma estratégia errada. No Alabama, Power viu seu final de semana virar de cabeça para baixo, com um erro nos treinos, mas garantindo a vitória por causa da estratégia.

A pista de Barber é o típico circuito no qual os pilotos gostam, mas que não proporcionam corridas emocionantes. Com suas subidas e descidas, esses de alta, entrecortadas por retas curtas, Barber parece ser a típica pista boa de se correr, mas terrível de se ultrapassar e foi o que vimos hoje à tarde, com a vitória de Power se caracterizando por uma estratégia acertada e não grande ultrapassagens, vindo de trás. Largando em nono, Power foi um dos mais rápidos durante a corrida e se aproveitou quando estava na frente para não perder mais a ponta. Power é uma baita piloto em circuitos mistos, mas ainda precisa dosar seu má sorte, como aconteceu na corrida em St. Petersburg e nos treinos de ontem, quando era o mais rápido, mas teve sua volta anulada por causa de uma bandeira vermelha.

Outro que provou ser de uma categoria diferente é Sebastien Bourdais. O francês corre com o fraquíssimo motor Lotus e mesmo assim chegou entre os dez numa exibição primorosa, mostrando que para Bourdais, só lhe basta um melhor equipamento para brigar mais na frente. Rubens Barrichello teve uma estratégia parecido com a de Power e por isso subiu de uma corrida praticamente anônima para um bom oitavo lugar, enquanto Tony Kanaan sofre com azares mecânicos e abandonou quando estava entre o top-10.

Hélio Castroneves conseguiu manter a ponta no campeonato com um suado terceiro lugar, mas o melhor piloto da Penske já mostrou ás caras. Num campeonato com mais circuitos mistos, a chance de Power pede ter finalmente chegado.

Nenhum comentário: