A F1 passava por uma fase negra quando aportou na Califórnia
para o segundo Grande Prêmio nas ruas de Long Beach. Além da terrível morte de
Tom Pryce, a F1 viu outro piloto promissor nos deixar de forma trágica, mas não
nas pistas. Enquanto James Hunt vencia a Corrida dos Campeões, naquele mesmo
domingo José Carlos Pace descansava em São Paulo e viajava para o interior
quando o seu avião, pilotado por Marivaldo Fernandes, bateu na Serra da
Cantareira e o Brasil ficava órfão de um dos seus grandes pilotos da história.
A Brabham colocou Hans-Joachim Stuck em seu lugar, mas o time de Bernie
Ecclestone só se recuperaria nos anos 80.
Voltando à Califórnia, a F1 vivia um campeonato emocionante,
com a Ferrari não dominando como em 1975-76, a Lotus numa crescente e a Wolf
querendo mostrar que sua vitória na Argentina não era apenas um incidente
isolado. No primeiro treino, Scheckter consegue um leve predomínio em seu Wolf,
com Lauda, Reuteman e Andretti o seguindo, enquanto Emerson Fittipaldi
surpreendia com um quinto lugar. No sábado, Lauda e Andretti pulam na frente,
deixando Scheckter na segunda fila, por que o sul-africano testou, sem sucesso,
pneus traseiros mais largos. Mostrando a força da Brabham, Watson pulou na
frente de Emerson, trazendo consigo Jacques Laffite. Stuck, substituto de Pace,
ficou apenas em 17º, mostrando o quanto a Brabham perdera com a morte do
brasileiro.
Grid:
1)
Lauda (Ferrari) – 1:21.630
2)
Andretti (Lotus) – 1:21.868
3)
Scheckter (Wolf) – 1:21.887
4)
Reutemann (Ferrari) – 1:22.260
5)
Laffite (Ligier) – 1:22.296
6)
Watson (Brabham) – 1:22.372
7)
Fittipaldi (Copersucar) – 1:22.382
8)
Hunt (McLaren) – 1:22.529
9)
Jarier (Penske) – 1:22.611
10)
Peterson (Tyrrell) – 1:22.655
O dia 3 de abril de 1977 estava quente e ensolarado na
Califórnia, condições mais do que normais para uma corrida de Formula 1. Com uma
curva de baixa velocidade logo após a largada, esperavam-se acidentes logo na
primeira volta. E foi exatamente o que aconteceu. Jody Scheckter consegue uma
largada de sonho, saindo da segunda fila rumo a primeira posição. Andretti não
larga tão bem, atrasando Reutemann e Hunt. Isso fez com que Vittorio Brambilla,
o italiano da March que largava em 11º, se animar com uma brecha e acaba
acertando a traseira da McLaren de Hunt, fazendo o inglês sair da pista. Carlos
Reutemann consegue dar a volta no carro de Hunt, mas quando retornava à pista,
acabou batendo na March de Alex Dias Ribeiro e o argentino teve que abandonar
naquele momento.
Essa confusão logo na primeira curva praticamente decidiu os
rumos da prova. Apesar de ter largado mal, Andretti permaneceu no primeiro
pelotão e durante a primeira volta, conseguiu ultrapassar Lauda, subindo para
segundo. Scheckter assumia a primeira posição, enquanto Andretti e Lauda vinham
logo a seguir. Os demais, atrasados pelo incidente de Hunt, foram meros
coadjuvantes. Foi uma exibição de gala desses três pilotos que, não sendo
nenhuma coincidência, conseguiram pelo menos um título mundial em suas
carreiras. Todos os três tinham algo a provar naquele dia. Lauda ainda
precisava confirmar que estava mesmo recuperado do seu acidente em Nürburgring
e retomar definitivamente o cargo de primeiro piloto da Ferrari. Scheckter, por
sua vez, queria sepultar o troglodita que um dia foi chamado pela imprensa
italiana e tratava muito bem seu surpreendente Wolf. Já Andretti, correndo em
casa, mostrava o crescimento da Lotus. Mais atrás, Alan Jones substituía bem
Tom Pryce na Shadow e era sexto colocado quando abandonou. Emerson Fittipaldi
tinha as esperanças renovadas com o seu novo carro e terminou a prova num bom
quinto lugar, logo atrás de Patrick Depailler, que levou seu Tyrrell de seis
rodas num bom quarto lugar, depois de problemas nos treinos e se aproveitar de
um problema que atrasou definitivamente Jacques Laffite nas voltas finais.
Lá na frente, Scheckter, Andretti e Lauda faziam uma corrida
de altíssimo nível, levantando os americanos das arquibancadas improvisadas de
Long Beach. Guiando no limite, eles bateram sucessivamente o recorde da pista,
andando muitos próximos uns dos outros. Porém, na 77º volta de 80, o líder
Scheckter dá uma atravessada numa freada. O piloto da Wolf olha no seu
retrovisor e vê seu pneu traseiro côncavo, completamente murcho. Scheckter
pensa em fazer uma parada de emergência, mas como o problema não tinha piorado
tanto, o sul-africano resolve permanecer na pista. Porém, tendo que ter muito
cuidado nas freadas, Scheckter não resiste a Andretti, que o ultrapassou
tranquilamente e logo depois foi a vez de Lauda fazer a mesma manobra. Mesmo
com pneu murcho, Scheckter não desgrudou do pelotão da frente e recebeu a
bandeirada de terceiro colocado menos de 5s depois de um felicíssimo Andretti.
Foi uma vitória de sorte para o ítalo-americano, mas sua vitória em Long Beach
foi bastante popular. Lauda alcançava Scheckter na liderança do campeonato e
partia impávido rumo ao bicampeonato.
Chegada:
1)
Andretti
2)
Lauda
3)
Scheckter
4)
Depailler
5)
Fittipaldi
6)
Watson
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