domingo, 3 de novembro de 2013

Fora de foco

Quando Mark Webber marcou a pole neste sábado e com a Red Bull demonstrando explicitamente que quer uma vitória do australiano, era até esperado que Mark finalmente conquistasse seu primeiro triunfo em 2013 e completasse sua última temporada na F1 com pelo menos uma vitória. O que viu, contudo, foi outra vitória acachapante de Sebastian Vettel de ponta a ponta e se não fosse Fernando Alonso, que marcou a melhor volta da corrida, com direito a barba, cabelo e bigode.

Mostrando que para se confirmar uma regra tem que haver uma exceção, a excepcional corrida de Abu Dhabi foi a exceção de uma regra de corridas opacas e sem graça como a de hoje. Quando Webber largou mal mais uma vez, Vettel partiu em desabalada carreira rumo ao sétimo triunfo consecutivo, igualando ao recorde de Ascari e Schumacher e pronto para quebra-lo daqui a quinze dias em Austin. Foi uma diferença abissal entre Vettel e o resto. Por volta da volta 30, a diferença entre ele e Webber, que já havia ultrapassado Rosberg em uma bonita manobra, era superior a 30s, enquanto o engenheiro do alemão pedia que Seb diminuísse o ritmo, pois os adversários dele estavam nocauteados. Webber ainda caiu para terceiro na largada, mas se aproveitou de uma indecisão de Rosberg quando este tentava ultrapassar um piloto mais lento e pôde completar a dobradinha dos carros de Horner, Marko, Newey e Cia limitada. Neste segundo semestre de 2013, não houve outro vencedor que não fosse Vettel. O domínio da Red Bull lembra muito McLaren/88 e Ferrari em 2002 e 2004, sendo que se na primeira ainda houve emoção, Vettel lembra muito Schumacher na forma como vem dominando o atual pelotão. Se olharmos bem, Vettel superou Webber com mais de 30s de diferença, mas o australiano não abriu tanto assim para Rosberg e Grosjean, que chegaram logo atrás de Mark, mesmo que não houvesse uma briga propriamente dita pela segunda posição. Isso demonstra claramente que a Red Bull está sobrando sobre as demais equipes, Vettel está sobrando sobre os demais pilotos.

Nico Rosberg deve estar agora dizendo estar feliz em ser o melhor do resto. E foi mesmo. O alemão foi outro que superou com sobras seu companheiro de equipe e com isso, conseguiu seu segundo pódio consecutivo, algo importante em dias que a Red Bull monopoliza duas posições no pódio. Rosberg largou bem e ajudou um pouco Vettel na medida em que não teve a mínima condição de acompanhar o ritmo do compatriota e atrapalhar Webber, mesmo que o australiano não tivesse a mínima condição de andar no mesmo nível de Vettel quando esteve com pista livre. Hamilton teve uma corrida medíocre frente a Rosberg. O inglês se perdeu uma posição para Grosjean na largada e quando começou a rodada de paradas, Hamilton ficou perdido no meio dos pilotos com estratégia diferente, não tendo capacidade de se livrar logo desses pilotos e terminando a prova apenas em sétimo, atrás de Paul di Resta, meio que resumindo o que foi sua prova. Grosjean fez uma prova correta e após largar bem e deixar Hamilton para trás, ficou a prova inteira em quarto, sem ameaçar ou ser ameaçado, ficando claro que é hoje o primeiro piloto da equipe, pois Raikkonen está louco que acabe logo 2013 para se livrar da Lotus e a forma como deixou o autódromo logo após seu abandono logo na primeira volta, por sinal, Kimi foi o único abandono, demonstra bem o grau de ‘comprometimento’ do finlandês com sua equipe.

Felipe Massa fez uma boa corrida hoje, mas respondeu aos questionamentos de Galvão, caso Luca di Montezemolo estiver vendo a corrida e estivesse arrependido de ter demitido o brasileiro. Massa fez uma ótima prova nos dois primeiros terços de corrida, onde segurou sem muitos apuros Alonso, mas seu ritmo caiu tanto que Felipe ficou três posições atrás do espanhol (e Massa largou três posições à frente...), com 15s de desvantagem. Massa não tem consistência a prova inteira e numa F1 dominada pelos pneus, não sabe se adaptar muito bem às mudanças de condição durante a prova e também de compostos. Alonso deu uma aula grátis quando estendeu o quanto pôde sua segunda parada para colocar pneus macios no seu último stint para ser o mais rápido da prova no finalzinho e ganhar duas posições que o colocaram num improvável quinto lugar. Paul di Resta finalmente fez uma prova decente e numa estratégia de uma parada, conseguiu um ótimo sexto lugar e juntamente com o décimo de Adrian Sutil, a Force India marcou pontos importantes que o consolida em sexto lugar no Mundial de Construtores, enquanto a McLaren, em quinto, fez uma corrida esquecível com Pérez ainda marcando pontos com um nono e Button fez uma prova desastrosa, sendo tocado novamente na primeira volta.

Com a saída iminente de Maldonado da Williams com Massa vindo em seu lugar, o time de Grove se tornou a aposta da Globo de fazer um 2014 diferente, num chavão bem global. Na verdade se a Globo apostar que a Williams irá se tornar o time grande de outrora, poderá queimar definitivamente Massa, pois as perspectivas da Williams não são nada boas em um 2013 horripilante. A Sauber vinha bem com Hulkenberg, nos pontos, mas um pit-stop ruim fez com que o alemão fosse para a pista de forma perigosa e ele acabou punido, ficando fora da zona de pontuação. Vergne ficou próximo de marcar pontos, mas foi perdendo rendimento até ter que finalmente parar e ficar no mesmo pelotão de Ricciardo, um piloto praticamente desaparecido a corrida toda. Na briga das pequenas para ficar em décimo no Mundial de Construtores, a Marussia tem que rezar muito que nas próximas duas corridas não chova ou não haja um acidente que tire vários carros da disputa, pois com tão poucos abandonos e a Caterham muito melhor do que a equipe russa, mas longe das demais, somente assim a Marussia, pior time da F1, perca a mamata da décima posição no campeonato.


E assim caminha Vettel em sua tentativa de bater recordes, hoje o único atrativo para este resto de 2013. A corrida tem sempre disputas, mas Vettel está tão na frente dos demais, que muitas vezes a TV esquece-se do líder. Mesmo fora de foco, Vettel está delirando com suas vitórias e zerinhos desafiadores.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Eu não aposto uma casca de amendoim no Webber.
Não sabe largar, não tá motivado e é um tontão.