domingo, 17 de novembro de 2013

Oitava

O que dá para dizer deste chato Grande Prêmio dos Estados Unidos? Pois Sebastian Vettel não tem do que reclamar. Hoje ele bateu outro recorde, conseguindo oito vitórias consecutivas e se isolando como o piloto que mais venceu consecutivamente na história da F1. Ah, mas Ascari venceu nove consecutivas, já que nas 500 Milhas de Indianápolis, que fazia parte do calendário da F1 nos primórdios da categoria, o italiano não correu e Alberto venceu todas no qual ele fez parte. Bom, se for o caso, Vettel deverá igualar também este 'recorde' no próximo final de semana, pois o piloto da Red Bull está simplesmente imparável neste segundo semestre de 2013.

A corrida em Austin foi a pior do ano, onde quase nada aconteceu. Vettel largou bem e disparou, não se importando com o safety-car logo na primeira volta. O alemão não foi importunado em nenhum momento. Foi outro sunday drive! Mais atrás, Romain Grosjean mostrava ser o grande nome desta parte final do campeonato, afora Vettel. O francês largou bem e deixou Webber para trás. Sem a mínima condição de ameaçar Vettel, Grosjean passou a ser pressionado pelo australiano nas últimas voltas. Vettel mostrava lá na frente a qualidade superior do carro da Red Bull, mas Webber não soube capitalizar isso com uma pilotagem magnífica de Grosjean, que chegou a fazer a volta mais rápida da prova no momento em que era mais pressionado. Com a saída de Raikkonen da Lotus, seja pela operação, seja pelo calote que levou da equipe, Romain Grosjean vem mostrando uma evolução exponencial e mostra a Eric Boullier e os demais chefes da Lotus que tem condições de exercer o papel de líder da equipe para 2014, ano de transição e bem difícil para a Lotus, pois o tal acordo com os árabes não sai, causando indefinição entre os engenheiros, com vários tendo indo embora, e até mesmo quem correrá com Grosjean, pois o errático Maldonado ainda tem a grana da PDVA para acenar a Lotus, mesmo mostrando uma péssima pilotagem pela Williams. Hoje, foi um exemplo cabal!

Enquanto isso, Mark Webber deverá se conformar que somente um problema com Vettel o deixará vencer em sua corrida de despedida, algo que aconteceu dois anos atrás, quando o australiano chegou a Interlagos sem vitórias e Vettel teve um providencial problema de câmbio que permitiu Mark vencer pela primeira em 2011, outro ano em que a Red Bull fez gato e sapato com a concorrência. E o que é mais incrível é que em doze anos na F1, Webber não aprendeu a largar bem... A Mercedes teve outra corrida discreta, onde nem foi a melhor do resto, o objetivo do time hoje em dia. Hamilton largou bem, mas não resistiu a Webber e foi ultrapassado por fora. Com problemas de desgaste nos pneus, o inglês passou a corrida reclamando do carro e tendo que segurar Hulkenberg primeiro e Alonso, no final. Com a corrida comprometida pela má classificação, ao menos Rosberg pontuou para minimizar um final de semana mais ou menos da equipe e ruim para Nico, explicitando mais uma vez sua inconsistência. O destino de Hulkenberg ainda é incerto, mas o alemão merece um lugar numa equipe grande. Nico faz a diferença e seu sexto lugar mostra bem o quão bem o alemão está guiando, dando um calor danado em Alonso nas voltas finais, enquanto Esteban Gutierrez se envolveu num entrevero com Jean-Eric Vergne na última volta que deverá ser fatalmente investigado pelos comissários.

Se Alonso fez a diferença novamente andando mais do que sua péssima Ferrari, Felipe Massa fez uma corrida para esquecer. Se o brasileiro previa uma corrida trágica no sábado, ela se materializou na forma de ter sido um dos poucos pilotos a fazer duas paradas. Os ufanistas de plantão reclamam da demissão de Massa, dizendo que a Ferrari fez besteira em dispensa-lo, quando na verdade, Felipe deveria ter dado Graças a Deus ter ficado tanto tempo na equipe fazendo corridas ridículas, mesmo que a de hoje ter sido bem pior do que as péssimas prestações dadas pelo brasileiro de 2011 para cá. Demitido da McLaren, Sergio Pérez conseguiu um bom sétimo lugar praticamente em casa. Ainda acho o mexicano muito rápido, mas sua imaturidade fora das pistas fez com que fosse dispensado por duas equipes grandes (Ferrari e McLaren) em dois anos. Se Sergio se tocar e fazer uma reciclagem, principalmente na sua abordagem com engenheiros e mecânicos, ele poderá ainda fazer muito barulho na F1, principalmente com o aporte financeiro que tem por trás. Valtteri Bottas marcou seus primeiros pontos na F1 com a Williams e ao lado de Vettel e Grosjean, foi um dos principais nomes deste fim de semana em Austin. O finlandês tem mais pontos do que o experiente Maldonado e vem demonstrando que se Massa não se mexer, poderá ter sua carreira enterrada por Bottas.

Com o futebol da tarde dominando na Globo, a corrida passou pelo SporTV e em vários momentos senti falta dos globais, mas o ufanismo era praticamente igual. Os pontos de Bottas significava, para os comentaristas, que a Williams estava crescendo e melhoraria em 2014. Bom, vide o péssimo desempenho dos meninos de Frank em 2013, isso não seria um feito muito grande em 2014, mas somente o fato de Massa ir para lá fez com que a Williams se tornasse, para as Organizações Globo, a equipe mais promissora da F1 em 2014, inclusive com Pat Symons, um dos que aprontaram o Crashgate em 2008 com Nelsinho Piquet, um engenheiro capaz de levantar equipe. Devagar com o andor. A Williams passa por uma crise técnica-financeira de muitos anos e essa mudança radical poderá significar o aumento desta crise, já que essas mudanças de regulamento beneficiam os times com mais dinheiro, o que não é o caso da Williams. E Massa também está em crise técnica há anos... A Force India protagonizou o único abandono do dia com Adrian Sutil, quando o alemão foi atropelado por Maldonado, em péssima jornada nesse fim de semana, sendo que ele mesmo está se sabotando, não a Williams, como o venezuelano sugeriu. Estava curioso nas imagens pós-corrida se Gutierrez fosse partir para cima de Vergne, mas até o momento isso não aconteceu, mas o francês deverá ser punido, enquanto Davide Valsecchi deve estar rindo a toa com a péssima corrida de Kovalainen, bem longe dos pontos que a Lotus pretendia marcar com um piloto experiente.

E a F1 vai terminando o ano com os pilotos em ritmo de jingle bell. Até mesmo Vettel deverá entrar nessa toada, pois o recorde histórico que ele tinha para bater, ele já o fez. Porém, se vencer em Interlagos, Sebastian chegará a 39 vitórias, encostando em Senna no ranking histórico da F1. Não me surpreenderia se o alemão passasse a ser chamado de Dick Vigarista ou que só está vencendo por não ter concorrência ou até mesmo por seu carro ser bem superior aos demais. Quando Schumacher passava algum número de Senna, a desculpa era essa...

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