Esse final de temporada do esporte a motor mundial é um dos mais animados que se tem notícia. Para não ficar atrás da F1 e da MotoGP em termos de exposição na mídia, a Indy teve o choque da repentina aposentadoria de Dario Franchitti nesta quinta-feira.
Com 40 anos de idade, Franchitti sofreu um acidente horrível na penúltima etapa do ano em Houston, mas aparentemente se recuperava bem dos seus vários ferimentos. Quando a Chip Ganassi anunciou Tony Kanaan na equipe para 2014, o nome do escocês constava ao lado do brasileiro, do eterno companheiro de equipe Scott Dixon e da promessa Charlie Kimball. Aparentemente, porém, os ferimentos de Dario foram mais sérios do que o esperado e o escocês foi aconselhado pelos médicos a se aposentar da Indy após uma carreira recheada de títulos.
Tudo começou no já longínquo ano de 1997, quando Franchitti trocou o automobilismo europeu, onde corria pela DTM, pelos Estados Unidos, na ainda forte CART. Primeiramente numa equipe média, Dario se destacou e no ano seguinte já estava na equipe Green, ao lado do polêmico Paul Tracy. Franchitti e Tracy tiveram um relacionamento de tapas e beijos, com Dario acabando por se sobressair e só perdendo o título de 1999 para Juan Pablo Montoya por ter menos vitórias do que o colombiano. Franchitti chegou a fazer um teste (ruim) com a Jaguar, mas continuou na CART por alguns anos até sua equipe se juntar a Michael Andretti e se mudar para a IRL, já com o status de Indy. Mesmo correndo apenas em ovais, Franchitti conseguiu boas temporadas e aos poucos retornava aos bons tempos em que lutou de igual para igual com Montoya. Sua evolução era nítida. Finalmente em 2007 ele conquistou seu primeiro título, além de sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, mas Dario acaba optando ir para a Nascar em 2008, onde acaba fazendo uma má temporada. Porém, Franchitti inicia uma ótima relação com Chip Ganassi e mesmo tendo um ano ruim na Nascar, o escocês voltou à Indy em 2009 através da Ganassi e logo de cara Dario conquista o bicampeonato, além de sua segunda vitória em Indianápolis. Franchitti voltaria a vencer o campeonato nos dois anos seguintes, além de uma terceira vitória nas 500 Milhas em 2012.
Com o passar dos anos, Franchitti melhorava a olhos vistos e nem mesmo a idade era capaz de faze-lo parar de conquistar vitórias. Foram 21 no total. Sua regularidade, onde seu desempenho em ovais e mistos praticamente não mudava, o fez derrotar Will Power duas vezes, mas em 2011 Franchitti sofreu o enorme baque de ver seu amigo Dan Wheldon morrer no mesmo dia do seu tetracampeonato. Em 1999, Dario já havia perdido Greg Morre, que o apresentou a sua esposa, a atriz Ashley Judd. A vitória em Indianápolis em 2012 foi praticamente seu último grande momento na Indy. Franchitti era superado constantemente por Dixon e até mesmo Kimball dentro da Ganassi.
Mesmo assim, fui uma enorme surpresa o anúncio da aposentadoria de Dario Franchitti. Com seu cartel (quatro títulos e três vitórias em Indianápolis), o escocês entrou para a história como um dos grandes da rica história da Indy. Seu carisma também não será esquecido. Dario Franchitti fará muita falta.
2 comentários:
Greg Morre?
Greg Moore vc quis dizer,né?
agora quanto ao Franchitti,uma pena mesmo…
pelo visto as lesões em Houston foram mais sérias que o imaginado.
mas de qualquer maneira,reforça a várzea que a Indy se tornou(cortesia do sr. Tony George),se tivessem sido tomadas todas as precauções e os cuidados na organização e na escolha das pistas aonde correr,Franchitti não teria sofrido o acidente de Houston e não teria que ser forçado a parar.
A Indy não se leva a sério mesmo...
Não paro com essa mania de escrever Greg 'Morre' no lugar de Greg Moore... rsrsrs
Mas é isso mesmo Vinicius. Falei o mesmo no acidente do Franchitti. A Indy está dando tiros no próprio pé ao correr em circuitos inacreditavelmente ruins!
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