sexta-feira, 6 de junho de 2014

Abandono

No nosso sentimento vira-lata, onde apenas as coisas que acontecem no Brasil não prestam, muita gente reclama do cruel destino do circuito de Jacarepaguá e clamam: Só aqui um circuito tradicional como esse é abandonado a própria sorte! 

Porém, nos Estados Unidos, uma das pistas mais tradicionais de sua longa história automobilística completa dez anos de completo abandono. O Nazareth Speedway já é histórico por si só pelo fato dessa pista ter sido base dos irmão Mario e Aldo Andretti terem iniciado nas corridas quando migraram da Itália para os Estados Unidos. Porém, a pista de uma milha fez parte por muitos anos da Indy, sempre com arquibancadas lotadas. Nazareth era de propriedade de Roger Penske desde 1986 e o 'Capitão' viu na sua pista a vitória de número 200 de sua equipe com Gil de Ferran em 2000. Homens de negócio que é, Penske não usou de muitos sentimentalismos ao vender a pista poucos anos depois e sem muitos atrativos, Nazareth foi fechado em 2004.

Desde então, o tradicional circuito oval teve suas arquibancadas desmontadas e o mato tomou de conta, inclusive do asfalto e ao redor dos muros que viram tanto emoção. Claro que os motivos dos tristes fins de Nazareth e Jacarepaguá são bem distintos, mas é uma pena que duas pistas que viram tantas corridas emocionantes estejam agora mortas.

Nenhum comentário: