domingo, 15 de junho de 2014

Contagiados pela Copa

Em três dias de Copa do Mundo no Brasil, todos estão admirados pela qualidade técnica dos jogos, fazendo da 20º edição da Copa do Mundo como uma das melhores dos últimos tempos até o esse momento. Se com uma Copa meia-boca realizar um grande evento já é complicado, imagine então com o alto nível dessa edição. Talvez sabendo que os olhos do mundo estão no Brasil e não na Catalunha, os pilotos da MotoGP resolveram nos brindar com uma das melhores corridas dos últimos tempos, com uma briga tríplice histórica entre Márquez, Rossi e Pedrosa, com participações eventuais e especiais de Jorge Lorenzo.

Durante todas as voltas do Grande Prêmio da Catalunha a disputa pela primeira posição foi apertada e renhida, sendo decidida basicamente na penúltima curva à favor de Marc Márquez. O espanhol da Honda, até agora com uma temporada perfeita, com sete vitórias em sete corridas, está tendo bem mais trabalho do que nas primeiras etapas e Marc está mostrando sua faceta aguerrida, onde não se rende a uma boa briga e hoje foi dessa maneira nas 25 voltas em Barcelona. Largando em terceiro após uma queda na classificação de sábado, Márquez fez uma largada conservadora, mas bem cedo ficou claro que a corrida seria dominada pelos quatro pilotos das equipes de fábrica de Honda e Yamaha, com Lorenzo liderando no início. Porém, Valentino Rossi parece correr atualmente para tomar de Lorenzo a coroa de primeiro piloto da Yamaha e rapidamente assumiu a ponta e liderou a maior parte da prova. O mesmo ocorre na Honda. Quando era ultrapassado por Pedrosa, Márquez rapidamente dava o troco no companheiro de equipe, como que não querendo dar chances à Pedrosa, pole hoje, mas agressivo de forma anormal.

Nas voltas finais, com Lorenzo já distante e pensando na vida difícil que está tendo em 2014, Rossi não conseguiu segurar o ímpeto das duas Hondas e Márquez completou a penúltima volta com Pedrosa colado em sua rabeta. A troca de posições na última volta lembrou a épica disputa entre Rossi e Lorenzo em 2009. Lembrando esse episódio, Pedrosa não tentou a manobra de ultrapassagem na freada da curva dez, a mais forte antes da bandeirada, mas no complexo de curvas à direita da parte final do circuito de Montmeló, mas sua manobra quase que resultou num resultado trágico para a Honda quando Pedrosa encostou de leve em Márquez e quase derrubou os dois. Apesar do susto, Márquez se manteve impávido rumo à vitória, com Rossi capitalizando o erro de Pedrosa para ser segundo. Pedrosa, o Triste, ficou mais triste ainda com a terceira posição, a mesma que ocupa no campeonato, enquanto Márquez manteve o 100% de aproveitamento em 2014.

A corrida de hoje entrará na história como uma das grandes da história da MotoGP e marcou também a centésima vitória da Honda desde a introdução da categoria quatro tempos em 2002, assim como o 65º aniversário do Mundial de Motovelocidade, que vive uma fase esplendorosa, com grandes pilotos produzindo espetáculos como o de hoje. 

Nenhum comentário: