sábado, 7 de junho de 2014

F-Mercedes

Num circuito de longos momentos de aceleração máxima e nenhuma curva longa e rápida, o favoritismo da Mercedes aumenta exponencialmente. Durante todo o final de semana, a dupla prateada colocou sempre meio segundo sobre os mais próximos rivais em Montreal, que no caso variou entre Ferrari e Williams. A briga pela pole ficaria novamente restrita à Lewis Hamilton e Nico Rosberg, com o inglês levando vantagem na maior parte do tempo, mas no Q3, Nico tirou uma boa volta da cartola para tirar o doce da boca de Lewis, que cometeu um pequeníssimo erro na sua última volta, e ficar com a segunda pole seguida. E falando em tirar uma volta da cartola, méritos à Sebastian Vettel, que levou seu Red Bull com o raquítico motor Renault ao terceiro lugar.

Sem a presença da chuva, que poderia atrapalhar o passeio mercediano, Hamilton vinha esfomeado para dar o troco em Rosberg depois da polêmica em Monte Carlo. Apesar do inglês ter dito que o amor havia voltado, Lewis estava seco em cravar Nico e marcar presença na equipe. Não faltou oportunidades em que Hamilton botava meio segundo ou mais sobre Rosberg em todos os treinos. Contudo, no Q3, Rosberg se aproximou do ritmo de Hamilton com os pneus supermacios e não apenas se aproximou, como depois superou seu companheiro de equipe e ficou com a segunda pole seguida, com Hamilton tendo que se conformar com a segunda posição, mas o inglês não parecia estar com a cara de rapariga ruim que mostrou após a classificação em Mônaco. Hamilton sabe que Montreal propicia ultrapassagens e seu desempenho com os pneus macios, o prime no Canadá, aparenta ser melhor do que o de Rosberg.

Fora a F-Mercedes, Vettel surpreendeu ao colocar seu Red Bull em terceiro, já que o motor Renault chegava a ser 19 km/h mais lento do que o motor Mercedes no final da longa reta oposta. Foi um baita coelho tirado da cartola do alemão, que superou Ricciardo por milésimos, acabando com essa incômoda e inédita série de derrotas para o companheiro de equipe, mas será difícil para Vettel segurar as Williams, que pareciam ser a segunda força do plantel (ou a primeira, já que a Mercedes parece estar em outra categoria...), mas foi surpreendida pela força de Vettel. Mais uma vez, é impressionante como Felipe Massa se assemelha a Rubens Barrichello no quesito 'vacilar na hora H'. Sempre mais rápido em comparação a Bottas, Massa liderou a Williams o tempo todo, mas foi ultrapassado pelo companheiro de equipe no momento mais decisivo do final de semana até aqui. A quinta posição deve ter deixado Massa bem insatisfeito, mas não mais do que Alonso, que vê sua Ferrari tomar 1s das dominantes Mercedes.

O final de semana canadense caminha para outro domínio da Mercedes, com a tendência de que em Montreal seja ainda mais exacerbado pelas características do circuito Gilles Villeneuve. Além de conhecer quem será o vencedor do 'melhor do resto', o barato será saber se amizade dentro da F-Mercedes voltou ou não.

Nenhum comentário: