sábado, 21 de junho de 2014

Saindo do óbvio

Ao fim dos treinos livres de sexta-feira, poucos poderiam imaginar um resultado diferente de uma dobradinha da Mercedes na classificação de hoje no Red Bul Ring, antigo A1 Ring, antigo Össterreichring. Hamilton e Rosberg ficaram separados por alguns décimos, enquanto do terceiro para trás, a diferença chegava a quase 1s. Isso num circuito de apenas 70s! Porém, a beleza do esporte é que o imponderável pode mudar o óbvio e os grandes favoritos foram subjugados pelos seus maiores cliente num treino normal, sem nenhuma chuva ou bandeira vermelha. Quando José Carlos Pace utilizava o Brabham branco patrocinado pela Martini, 'Moco' deu verdadeiros show em Zeltweg. Talvez inspirado pelo compatriota, Massa fez uma volta perfeita em sua última tentativa e tirou o que seria a primeira pole do seu companheiro de equipe Bottas, consolidando uma primeira fila da Williams e a primeira pole de Felipe desde 2008.

Apesar das novas instalações financiadas pela Red Bull, o circuito de Zeltweg ainda é o mesmo que retornou reformado em 1997 e saiu do calendário da F1 em 2003 devido a problemas de patrocínio tabagista. Um circuito curto, simples e rápido. Não tão rápido quanto o antigo Zeltweg, onde Nelson Piquet conseguiu uma pole com a média de 256 km/h de velocidade média em 1986. Porém, esse cenário era ideal para os motores Mercedes e a equipe sede. Hamilton e Rosberg vinham dominando como sempre, mas, ironia das ironias, Hamilton rodou em sua última tentativa e como Nico Rosberg estava logo atrás, foi atrapalhado pelas bandeiras amarelas, estragando a classificação da Mercedes. Enquanto Nico ainda largará em terceiro, Hamilton sairá em nono, pois em sua primeira tentativa saiu dos limites da pista e teve sua volta anulada, enquanto rodou na segunda. Pelas imagens, devido a problemas em seus freios traseiros, os mesmos que o fizeram abandonar o GP do Canadá na quinzena passada. Para o campeonato, mesmo com a frustração da segunda fila, Nico Rosberg já largará em vantagem. E com a cabecinha de Hamilton...

Mesmo ajudada pela rodada de Hamilton, a Williams tinha Bottas como pole provisório, com o finlandês pouco tempo à frente de Rosberg. Ou seja, a Williams estava na briga pela pole. Felipe Massa havia errado em sua primeira tentativa, mas tirou no braço em sua tentativa final e ficou com a pole. Após fazer uma corrida como em seus bons tempos no Canadá, Massa fez uma classificação como nos seus bons tempos hoje, indicando que o velho e aguerrido Felipe Massa, que não tinha o brilho das estrelas, mas a garra toda sua, poderá estar de volta.

Com a Williams conseguindo sua primeira fila completa em muitos anos, a corrida pode ser um pouco diferente amanhã, apesar da tendência que o favoritismo seja todo de Nico Rosberg, pois Lewis Hamilton largará bem no meio do pelotão e não devemos esquecer que a primeira curva em Zeltweg era conhecida pelos famosos enroscos e mesmo reformada, ela está intacta. Hoje a F1 saiu do óbvio e parecia feliz com a pole de Massa. Amanhã sairá também?  

Nenhum comentário: