domingo, 22 de junho de 2014

Metódicos

Com um Q3 esquisito, a Mercedes se viu em um novo desafio para o domingo: não largar na primeira fila. Nico Rosberg sairia em terceiro e Lewis Hamilton estaria numa posição ainda pior, em nono. Toto Wolff já havia até mesmo dado entrevistas preocupado com a aproximação das rivais. Puro exagero. A Mercedes completou outra dobradinha em Spielberg com Nico Rosberg na frente e consolidando ainda mais sua liderança no campeonato, enquanto Lewis Hamilton fez uma bela corrida de recuperação, mas não parecia muito contente no pódio, já que um campeonato que parecia ter seu nome, está caminhando para o seu companheiro de equipe. No pódio, novidade com a primeira ida de Valtteri Bottas ao local dos melhores do dia, com Felipe Massa decepcionando após largar na pole e ser o último dentre as duas equipes dominantes no dia de hoje.

A corrida austríaca não foi das mais emocionantes, com a Mercedes dando a sensação de que deixaria para trás as duas Williams quando bem entendesse. Isso ficou claro quando Nico Rosberg largou bem melhor do que Bottas e tomou o segundo lugar do finlandês ainda antes da primeira curva, mas não se importou muito em ser ultrapassado pelo piloto da Williams ainda no curso da primeira volta. Felipe Massa confirmou a fala de um dos melhores largadores da F1 atual e permaneceu na ponta no primeiro stint, mas hoje quem fez a melhor largada foi Lewis Hamilton. Se havia preocupações com problemas no meio do pelotão, Hamilton desmentiu todas e já no arranque, deixou Kvyat e Raikkonen, que ocupavam a fila à sua frente, para trás. Na primeira curva aproveitou que Ricciardo saiu da pista e ganhou mais um posto, se colocando em posição de ultrapassar Magnussen na freada seguinte. Nas últimas curvas, passou Alonso e no final da primeira volta, Lewis estava em quarto, no pelotão que brigava pela ponta da corrida. Com a dupla da Williams ficando à frente na primeira parte da prova, uma briga com a Mercedes parecia possível, mas veio a primeira rodada de paradas, a partir da décima volta, e o castelo de cartas da Williams, principalmente de Felipe Massa, começou a cair. Rosberg emergiu na frente, seguido por Bottas, Hamilton e Massa. Os quatro andaram próximos por um tempo, mas a segunda rodada de paradas fez com que a história da temporada 2014 da F1 fosse mostrada novamente com a dupla prateada na frente. E próximos. Hamilton se mostrava apreensivo por estar atrás novamente de Rosberg e rogava pelo rádio uma forma de ultrapassar o companheiro de equipe, mas Nico sempre teve a corrida sob controle e venceu pela terceira vez no ano, aumentando sua vantagem no campeonato. Lewis sentiu o golpe pela sua expressão corporal no pódio, pois o inglês sabia que tinha o melhor carro durante o final de semana, mas desperdiçou oportunidades por erros próprios. Porém, a Mercedes ainda teve um susto quando Nico Rosberg ficou lento por alguns momentos devido a temperatura dos freios. Mesmo problema que tirou a vitória deles em Montreal...

Mesmo largando a primeira fila, Frank Williams e sua trupe inteira sabia que repetir o mesmo resultado no domingo beirava o impossível numa disputa direta com a Mercedes. Portanto, o terceiro lugar era a posição ideal para o time de branco e a Williams conseguiu isso com louvor, mas com o 'segundo' piloto Valtteri Bottas, que subiu ao pódio pela primeira vez na carreira e vem mostrando que é mesmo um piloto com grande potencial. O finlandês foi ajudado pela ótima parada em seu primeiro pit e com isso ficou entre os dois carros da Mercedes no segundo stint inteiro, ganhando um tempo precioso em cima de Felipe Massa, garantindo o lugar no pódio. Não dá para dizer que Massa fez uma má corrida, mas como foi criada uma grande expectativa pela sua primeira pole desde 2008, muitos haverão de criticar Felipe, por ter caído de primeiro para quarto. Porém, fica cada vez mais evidenciado que o ritmo de corrida de Massa ainda é aquém do que o brasileiro pode fazer numa única volta rápida. Alonso chegou a se aproximar de Massa nas voltas finais, mas o espanhol perdeu rendimento e teve que se conformar com a quinta posição, algo altamente provável e até mesmo esperado pelo atual rendimento da Ferrari do espanhol, já que Raikkonen simplesmente não consegue acompanhar o ritmo do seu companheiro de equipe e a diferença para Alonso começa a ficar feio para o campeonato de 2007.

Correndo em casa, a grande desilusão do final de semana foi a Red Bull. Mesmo Bernie Ecclestone mandando um recado virtual para o sr. Marstechitiz no final da prova, dos quatro carros da Red Bull na F1 atual, três abandonaram, com Ricciardo fazendo as honras da casa com uma bela ultrapassagem na volta final valendo... o oitavo lugar! Muito pouco para uma empresa que investe zilhões de Euros. Se até ano passado tudo acontecia de errado na Red Bull no carro de Webber, agora a zica passou para Vettel, que ficou uma volta atrás ainda na segunda volta e abandonou na metade da corrida por precaução, após quebrar um bico numa disputa que não valia nada. Após a decepção do final da corrida em Montreal, Sergio Pérez fez outra boa corrida e numa estratégia diferente, largando com pneus macios e só utilizando os supermacios no final, o mexicano conseguiu um bom sexto lugar, indicando a força da Force India, que pontuou também com Hulkenberg, mas com o alemão claramente atrás de Pérez. Quando foi contratado pela McLaren no ano passado, era esperado que Pérez repetisse as boas apresentações na Sauber numa equipe grande, mas acabou decepcionando, só que novamente numa equipe média, Pérez volta a andar muito bem. Seria Sérgio Pérez uma nova versão de Giancarlo Fisichella, que andava muito bem em equipes médias, mas decepcionava quando tinha boas oportunidades em equipes grandes?

A McLaren continua em sua toada em que 2014 passe o mais rápido possível para que a parceria com a Honda comece logo, mas Kevin Magnussen voltou a fazer uma corrida boa e foi sétimo, com Jenson Button e sua tradicional má performance nas classificações, ficando fora da zona de pontuação. A Lotus teve uma final de semana muito ruim, com seus dois carros muito longe da zona de pontuação, enquanto a Sauber teve um final de semana normal em 2014. Ou seja, péssimo. Esteban Gutierrez, que teve problemas no seu pit-stop e acabaria punido mais tarde, ficou em último, atrás inclusive dos quatros carros das nanicas, que completaram a corrida. Prova do quão mal está a equipe de Peter Sauber.

O retorno do Grande Prêmio da Áustria trouxe um público enorme para o circuito de Zeltweg, mas não viram uma corrida excepcional, com a Mercedes sendo bastante metódica para vencer a prova com seus dois pilotos e quem mesmo dominando amplamente em 2014, percalços como no domingo canadense e o sábado austríaco podem acontecer, sem grandes alarmes. O título será dos alemães. Resta saber se Lewis Hamilton terá a cabeça fria, característica de Nico Rosberg, para conseguir a virada sobre o seu companheiro de equipe.

Nenhum comentário: