domingo, 31 de agosto de 2014

Jogo dos erros

Numa disputa equilibrada e particular entre dois pilotos numa corrida, faz com que ambos corram no limite do limite deles e da máquina, fazendo com que os erros apareçam, mesmo que essa disputa seja de altíssimo nível como o de hoje entre Marc Márquez e Jorge Lorenzo. Protagonistas do Grande Prêmio da Inglaterra desde a primeira curva, Lorenzo e Márquez dominaram a corrida de hoje em Silverstone, que foi decidida por erros de ambos no final da corrida e por uma manobra agressiva de parte a parte, tanto atacando, como defendendo.

Como forma de tentar se manter à frente de Márquez, desde o ano passado Jorge Lorenzo faz largadas agressivas, tentando ficar na frente nas primeiras voltas e tentando se manter à frente do compatriota da Honda. Saindo da primeira fila, Lorenzo foi bem por dentro e assumiu a ponta na primeira curva, tendo a incômoda companhia de Márquez, mas ao contrário de outras ocasiões, Marc não foi para cima imediatamente, preferindo ficar estudando as trajetórias de Lorenzo a corrida inteira, enquanto o piloto da Yamaha fazia das tripas, coração para se manter na frente, correndo pendurado o tempo todo. Faltando sete voltas para o fim, Márquez fez a volta mais rápida da corrida e foi para cima com tudo, mas foi um pequeno erro de Lorenzo que fez o piloto da Honda assumir a ponta pela primeira vez, mas algumas voltas mais tarde foi a vez de Márquez, tentando abrir vantagem para Lorenzo, 'embarrigar' a curva Stowe e deixar Lorenzo passar. As últimas voltas prometiam eletrizantes e os dois espanhóis entregaram isso com uma sequencia agressiva nos esses antes da reta Wellington, com Márquez chegando a encostar sua roda dianteira no cotovelo de Lorenzo e o piloto da Yamaha recolhendo sua moto para não bater em Márquez na segunda perna do esse. Faltando duas voltas e com Lorenzo perdendo tempo em sua recolhida, Marc Márquez partiu impávido rumo a décima primeira vitória neste ano e mostrando que o quarto lugar em Brno quinze dias atrás foi mais um percalço do que uma repentina queda de desempenho do espanhol.

Lorenzo aceitou bem a derrota ao cumprimentar Márquez na volta de desaceleração, mas o espanhol da Yamaha parece meio que sem saber o que fazer para bater o compatriota melhor equipe e com a confiança lá no alto. Completando o pódio, Valentino Rossi teve que lutar muito para garantir o terceiro lugar numa briga à três com Pedrosa e Doviziozo, surpresa do dia ao manter um bom ritmo com a Ducati a corrida inteira. Após seu triunfo em Brno, Pedrosa voltou a exibir o desempenho opaco de outras provas esse ano, enquanto Rossi comemorava o recorde de corridas na principal categoria do Mundial de Motovelocidade, superando hoje Alexandre Barros.

Mesmo pequenos erros definindo a prova de hoje, o alto nível da MotoGP novamente se destacou e vimos outra corrida de perder o fôlego, com Marc Márquez sabendo também ser agressivo quando necessário e consolidando seu bicampeonato antecipado. Algo bem possível matematicamente e respondendo o péssimo narrador do Sportv, Guto Nejaim, que indagou antes da largada: "Será que é possível Marc Márquez vencer o campeonato com antecedência?" Sem comentários. 

Um comentário:

Vinicius disse...

Queria entender que foi o ``jênio´´ da SPORTV que deu a ``jenial´´ ideia de colocar o Nejaim como narrador da MotoGP...