domingo, 24 de agosto de 2014

Tenso

Há certas corridas que apesar de não se tão emocionante dentro da pista, pode trazer muitos desdobramentos fora delas. O Grande Prêmio da Bélgica teve a vitória surpreendente, mas ao mesmo tempo merecida de Daniel Ricciardo, a terceira do australiano, sendo que foi o segundo triunfo seguido do piloto da Red Bull. Ao lado de Ricciardo, um desconfortável Nico Rosberg encarava vaias no pódio e deverá encarar um desafio ainda pior quando chegar aos boxes da Mercedes, além da fúria de Lewis Hamilton, praticamente tirado da corrida pelo alemão ainda na segunda volta e com isso, Rosberg aumentou sua vantagem no campeonato ainda mais.

O clima instável de Spa se firmou no momento da largada, mesmo alguns pingos vistos na volta de apresentação e Kevin Magnussen, outro personagem da corrida, chegou a avisar isso via rádio. Nico Rosberg novamente largou mal e chegou na Eau Rouge em terceiro, atrás de Hamilton e Vettel. Com uma asa muito pequena que fez brotar muita velocidade no carro da Red Bull, Vettel partiu para cima de Hamilton no final da reta Kemmel e acabou fora da pista, trazendo Nico Rosberg para segundo e aparentemente mais rápido do que seu companheiro de equipe. Exatamente no mesmo local, na volta seguinte, Rosberg tentou a manobra, mas um pequeno toque mudou toda a corrida da Mercedes. Nico bateu seu bico na roda traseira esquerda de Hamilton, imediatamente furando o pneu do inglês e quebrando parte do bico do seu próprio carro, o que causou problemas no desempenho do Mercedes de Nico. Porém, o grande prejudicado na história foi Hamilton, que andou praticamente uma volta com três pneus, estragando seu assoalho e deixando detritos em toda a pista. Com o carro prejudicado e sem o esperado ritmo forte que o seu carro tem, Hamilton passou a corrida inteira se lamentando e pedindo para abandonar a prova, só fazendo no final. Enquanto saía do seu carro, Lewis era observado por toda a cúpula da Mercedes e falou algo que a cara de Toto Wolff indicava ser palavras que trariam problemas para a Mercedes no futuro próximo. 

Enquanto Rosberg tentava levar seu carro a uma volta que a sua estratégia não fosse tão prejudicada, Ricciardo ganhava uma posição de Alonso e se aproveitou de um pequeno erro de Vettel para assumir a segunda posição da corrida. Com a Mercedes à meia-boca, Ricciardo colou em Rosberg, mas com o alemão fazendo uma parada prematura devido ao problema na asa dianteira dele, Ricciardo passou a fazer uma corrida solitária, onde imprimiu um forte ritmo que nenhum piloto chegou a ameaça-lo de verdade rumo a terceira vitória de Daniel em 2014 e a segunda consecutiva do australiano da Red Bull, fazendo que os sorrisos voltassem à Red Bull. Menos de um integrante. Sebastian Vettel teve outra corrida esquecível esse ano neste domingo. Tendo problemas na sexta-feira, Vettel não teve muito tempo de pista seca e era claramente mais lento que Ricciardo hoje, tanto que após seu erro no começo da corrida, passou a ficar longe do companheiro de equipe. Mesmo numa estratégia semelhante ao de Ricciardo, Vettel teve que fazer uma terceira parada onde colocou pneus macios novos que o fez ganhar posições no final da prova na marra e o deixou num desconsolado quinto lugar, a mesma posição no campeonato, mas muito longe de Ricciardo. Tanto na corrida, como no campeonato. 

Quando a maré está ruim, até um pedaço de pneu fica preso na antena do carro de Rosberg. O alemão teve que mudar sua estratégia para diminuir os danos pelo toque que deu em Hamilton no começo da corrida e mesmo fazendo uma corrida empolgante com os pneus novos e macios no final da prova, o máximo que Nico conseguiu foi aparecer no mesma take da bandeirada de Ricciardo, mas o problema foi que esse leve toque em Hamilton fez com que a Mercedes perdesse outra corrida, a segunda consecutiva, sendo que no sábado, a Mercedes andou 2s mais rápido do que qualquer carro. Valtteri Bottas conseguiu outro pódio em 2014 com uma corrida agressiva, usando bastante a potência do motor Mercedes, particularmente na grande reta. Porém, a Williams ainda se mostra com resquícios de equipe média para pequena do ano passado. Felipe Massa foi um dos prejudicados pelos restos de pneu que Hamilton deixou na pista e reclamava com a equipe que havia algo errado em seu carro. O brasileiro, que largara junto com Bottas, despencava pelotão abaixo com tempos ruins e era ultrapassado por quem se aproximava. Veio o primeiro pit-stop e nada. E tome Massa reclamando do carro, mas somente na segunda parada que a Williams 'achou' o detrito preso debaixo do carro do brasileiro e, voi là, Massa passa a andar com um ritmo parecido com o de Bottas lá na frente. O problema era que Massa já estava distante da zona de pontuação e ficou zerado nesse final de semana, enquanto a Ferrari marcou pontos com seus dois carros, atrapalhando a Williams na briga pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores. E se continuar dessa forma, cometendo pequenos erros decisivos, a Williams irá perder dos italianos.
Kimi Raikkonen parece ter um caso especial com Spa Francorchamps. Tendo já vencido quatro vezes na pista belga, Kimi superou o mau carro da Ferrari e sua própria má fase para fazer sua melhor corrida no ano e ficar em quarto, após ser superado pelo superior Williams de Bottas já no final da corrida. Pela primeira vez no ano Raikkonen superou Alonso em corrida e por pouco não conseguiu seu primeiro pódio, o que pelos últimos resultados do finlandês, seria um grande feito. Mas Kimi e Spa parecem ser feitos um para o outro. Já Alonso teve uma corrida conturbada, onde ficou em cima de cavaletes no começo da volta de apresentação que lhe valeu uma punição. Porém, Alonso teve uma disputa acirradíssima com Kevin Magnussen no final da prova que eu sinceramente esperava que o espanhol iria sair no braço com o jovem piloto da McLaren. Colocado para fora da linha ideal, e algumas vezes fora da pista, por Kevin, Alonso estava claramente nervoso pelas defesas nada discretas do dinamarquês, que fez Alonso ser ultrapassado por Vettel e Button nas voltas finais. Quando Magnussen colocou Alonso na grama, praticamente definiu sua punição depois da prova. Kevin também não poupou seu companheiro de equipe Button numa das disputas e fez o inglês perder uma posição para Vettel, o que significou pontos perdidos para a sua equipe. Talentoso, Magnussen é, mas suas defesas de posição foram um pouco exageradas e isso é um indício que trazer pilotos tão jovens, vide Max Verstappen em 2015, pode ser uma faca de dois gumes.

Daniil Kvyat, futuro companheiro de Max na Toro Rosso, fechou a zona de pontuação numa corrida discreta, o mesmo não fazendo Nico Hülkenberg, que teve uma classificação ruim na chuva, mas com piso seco o alemão ganhou dez posições e acabou a prova em oitavo, mostrando bem o talento de Hulk. Pérez chegou a andar na zona de pontuação, mas acabou fora dela, assim como os dois pilotos da Sauber. Procurando emprego para o próximo ano, Vergne não ajudou muito sua causa ao fazer uma corrida discreta e ficar outra vez atrás de Kvyat. A Lotus teve outro final de semana para esquecer, com Maldonado abandonando ainda na primeira volta e Grosjean, totalmente sem ritmo, encostando seu Lotus no final da corrida. Bianchi também teve um final furado na primeira volta, enquanto o novato de 32 anos André Lotterer abandonou na primeira volta.

Hoje o dia foi de Ricciardo, mas os próximos dias tendem a ser preenchidos pela Mercedes. Já há um clima ruim entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton faz tempo, com a Mercedes tentando intervir aqui e ali para deixar o ambiente dentro da equipe melhor, mas depois de hoje, esse ambiente ruim pode se deteriorar ainda mais. Se Hamilton não deixou Rosberg passar na Hungria, agora o inglês sabe que poderá forçar numa disputa de posição, não ligando muito para os interesses da equipe, algo que Rosberg não o fez hoje. Controlar seus pilotos será uma tarefa árdua para Toto Wolff, Niki Lauda e cia daqui para frente. Com toda essa tensão, as próximas corridas serão bastante interessantes!  

2 comentários:

Ron Groo disse...

E que corrida do Ricciardo.
O cara não errou nada até aqui.

João Carlos Viana disse...

E o pior foi gente como Lito Cavalcanti e Rubens Barrichello dizer que Valtteri Bottas, que está fazendo um ótimo trabalho também, é a revelação do campeonato.
Ricciardo além de ser a revelação do campeonato, talvez seja o piloto do ano!