segunda-feira, 30 de abril de 2007

O aperitivo

A logística é algo muito interessante. Tive vontade de fazer essa cadeira na faculdade e até mesmo que minha mono fosse a esse respeito, mas acabei não fazendo nenhuma coisa nem outra. Fico imaginando quem foi o esperto que colocou no calendário da IRL a etapa do Japão, em Motegi, apenas uma semana antes da etapa de Kansas, corrida que foi realizada ontem. Não apenas é muito longe para se levar equipamentos e carros de um lado para o outro, como para as pessoas envolvidas é bastante complicado se acostumar ao fuso horário. Contudo, como só assisto pela TV, não me faz diferença.

Como cheguei de viagem quase na hora da corrida, eu perdi as primeiras 37 voltas. Tony Kanaan largou na pole seguido pelos pilotos da Chip Ganassi e da Penske. Tony realmente é o melhor piloto da Andretti-Green com algum destaque, mas como o baiano mesmo previu, seria uma corrida difícil, pois a Ganassi tem um acerto muito bom as pistas de uma milha e meia. E foi assim o que aconteceu. Quando comecei a assistir, Dan Wheldon estava em primeiro, com Kanaan em segundo e Scott Dixon, companheiro de Wheldon, em terceiro. Wheldon vinha tranqüilo, quase 3s na frente de Kanaan, uma eternidade em se tratando de ovais como o de Kansas. Na primeira parada, a corrida de Kanaan acabou. Numa presepada do mecânico-chefe da Danica Patrick, companheira de equipe de Kanaan, a americana saiu do seu pit no exato momento em que Kanaan entrava no seu. O resultado foi uma cena pastelão numa das melhores equipes da IRL.

Como o incidente foi em bandeira verde, Danica perdeu duas voltas e Kanaan perdeu nove! Mesmo sem poder competir com os carros da Ganassi, Kanaan tinha chances reais de ficar em terceiro ou em segundo, já que Dixon teve que cumprir um Drive-Trough por ultrapassar o limite de velocidade dentro dos boxes. Com o incidente de Tony e o problema com Dixon, Wheldon venceu com extrema facilidade numa corrida sem muitas emoções. Em certo momento, Wheldon pôs 12s em cima do segundo colocado Dario Franchitti. Num circuito em que a volta é completada em torno de 26s, isso representa praticamente meia pista. Para completar a tranqüilidade do inglês da Ganassi, a prova terminou em bandeira amarela, num dos raros acidentes do fim de semana.

Com mais essa vitória, Wheldon dispara na liderança do campeonato, atrás de Scott Dixon, mostrando como 2007 vem sendo até agora o ano da Chip-Ganassi na IRL. Helio Castroneves fez uma corrida sem grandes arroubos e chegou em terceiro e ocupa a mesma posição no campeonato. Um Gerhard Berger tupiniquim...

Mais atrás, apenas três destaques. Um foi a estréia de Milka Duno, uma venezuelana gostosa pacas, mas que não anda nada. Andando pela primeira vez na IRL, Milka (por causa da proximidade do nome, usa um capacete igual ao do Mika Hakkinen) até que não foi tão mal, pois levou o carro até o final e foi até mais rápida do que Alex Barron, muito mais experiente do que ele, mas Barron teve problemas e Kanaan por pouco não descontou as quatro voltas de desvantagem que tinha para ela quando se acidentou. Vamos ver se ela se classifica para as 500 Milhas de Indianápolis, sua principal ambição e também dos vários patrocinadores dela.

Sam Hornish Jr. foi a grande decepção da corrida, ficando muito aquém do que se espera dele. O americano chegou a ficar em décimo-terceiro, mas ainda se recuperou e ficou em sexto, uma volta atrás do líder. Já Marco Andretti vem sendo o azarado do ano na IRL. Andrettizinho (Anrdettinho era o pai, Michael) só terminou uma das quatro primeiras corridas até agora, mas o pior é que em todas ele problemas mecânicos, inclusive quando bateu semana passada no Japão. A crise da Honda é tão grande, que até mesmo um piloto que pode pilotar para ela em 2008 vem andando super-mal...

Depois da maratona, o merecido descanso para o mês de maio. Se em todas as categorias do mundo o final do ano é o mais importante, a IRL tem o quinto mês do ano o seu ápice. Afinal, as equipes vão de maia e cuia participar dos treinos para as 500 Milhas de Indianapólis e na capital de Indiana ficam um mês inteiro acertando o carro para a grande corrida no última final de semana do mês. Pelo que demonstrou até agora, a Chip-Ganassi é a favorita a levar um dos seus pilotos para tomar o famoso leite da vitória na victory lane de Indianápolis.

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