sexta-feira, 13 de abril de 2007

O futuro da F1 nas pistas

Nesse final de semana irá começar as duas principais portas de entrada da F1. A World Series e principalmente a GP2 irão estrear nesse final de semana com seus piloto de olho na F1 e no sucesso de seus mais recentes campeões. A World Series conta com carros mais lentos que a GP2, mas com custo menor e por isso mais carros. Na verdade, a W.S. seria uma "segunda divisão", com vários pilotos que não deram certo na GP2 e alguns pilotos que não se destacaram nas F3 Européia e Inglesa, com excessão do alemão Sebastian Vettel, futuro piloto da BMW, quiça em 2008. No entanto, não devemos esquecer que foi da W.S. que surgiram Heikki Kovalainen e Robert Kubica, portanto, olho muito aberto para quem sai dessa categoria.

A GP2 começou o ano em Sakhir para acompanhar a F1 em todos os finais de semana, fora a parte os GPs nas Américas. Na primeira Classificação, uma surpresa com a pole de Luca Filippi da famosa equipe Super Nova. O jovem italiano fez sua estréia ano passado na categoria, mas apesar de rápido, errava demais e acabou defenestrado na equipe do Fisichella e depois zanzou por equipes pequenas. Agora numa equipe mais estruturada, o italiano pode mostrar o seu valor. Ao seu lado na primeira fila, outra surpresa. Xandinho Negrão vai para o seu terceiro e decisivo ano na GP2 e após resultados discretos na pré-temporada, o paulista ficou em segundo no grid, sua melhor posição de largada. Mesmo andando numa equipe boa como a Piquet Sports, Negrão era eclipsado por outro "inho", o Piquet. Agora correndo sem Nelsinho, Xandinho mostrou uma velocidade até surpreendente.

Lucas di Grassi ficou num promissor quinto lugar na melhor equipe da breve história da GP2. A ART sempre se caracterizou por ser muito melhor na corrida do que na Classificação e por isso Di Grassi é um candidato sério a vitória amanhã, pois seu companheiro de equipe Michael Amermüller ficou muito para trás. Bruno Senna foi agradável surpresa ao ficar entre os dez primeiros logo em sua estréia. Antonio Pizzônia ficou no lenga-lenga de sempre e sairá em décimo-segundo depois de prometer que brigaria pela vitória, mas o amazonense poderá usar sua experiência para chegar aos pontos e quem sabe ficar em oitavo, o que garantiria a pole na corrida de sábado. Sérgio Jimenez teve problemas em seu carro e ficou lá atrás, mas muito próximo de seu companheiro de equipe, muito mais experiente do que ele e que treinou muito durante a pré-temporada, ao contrário de Jimenez.

Na seguda-feira, após as duas baterias da GP2 e da W.S., poderemos ver como será o futuro da F1 daqui a alguns anos.

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