sábado, 21 de abril de 2007

Show italiano

O circuito de Kurtkoy já é um dos melhores do mundo e um dos mais apreciados pelos pilotos, não importa a categoria. Uma das características da bela pista turca são os pontos de ultrapassagem, a bela infra-estrutura e as grandes retas. Grandes retas? Ainda se lembrando da bela corrida em Losail no Catar, o pessoal da Ducati deveria estar esfrergrando as mãos. O motor Ducati é hoje sem sombra de dúvidas o melhor da MotoGP e as grandes retas do circuito localizado em Istambul é um convite para que Casey Stoner repetisse sua performance na primeira etapa do campeonato. Porém, existe um tal de Valentino Rossi que desequilibra as coisas e ele costuma mudar a lógica existente na categoria. O motor da Yamaha é, com boa vontade, o terceiro melhor da MotoGP atrás de Ducati e Honda, mas "Vale" não se importa com paradigmas e marcou mais uma pole na sua carreira e ainda poderá contar com a ajuda de Colin Edwards, seu obscuro companheiro de equipe. Dani Pedrosa ficou com o último lugar da primeira fila à frente das duas Ducatis oficiais de fábrica, liderada por Casey Stoner, enquanto Capirossi espera melhorar seu desempenho, já que seu filhinho nasceu. O campeão Hayden conseguiu acompanhar seus principais rivais e ficou em sexto, mas ainda é uma decepção. Barros continua sua luta como piloto de uma equipe privada, ficando apenas em décimo-terceiro, mas bem à frente de seu companheiro de equipe. Porém, não se esquecemos que em Losail Valentino largou na pole, mas Stoner atropelou o italiano nas grandes retas do circuito do Catar. As mesmas grandes retas existentes na Turquia.

Nas 125, o coitado do Mattia Pasini irá tentar mudar sua sorte. Com zero ponto em duas corridas, o italiano vai largar em primeiro, mesma posição que largou em Jerez, mas Pasini quer mudar o final, quando caiu ainda no começo da corrida. O líder Gabor Talmacsi vai largar em quarto, uma boa posição se levando em conta o equilíbrio absurdo dessa categoria. Seus principais rivais até agora, Faubel e Pesek, irão largar próximos a ele. Já na categoria intermediária da motovelocidade, meu piloto favorito Andrea Doviziozo mostrou que já merece um lugar na MotoGP ao ficar com a pole na anêmica moto da Honda, à frente do esquadrão Aprilia, motos mais potentes que a sua. Como sempre, a Aprilia terá Lorenzo à frente, seguido por Bautista e De Angelis. Doviziozo terá que usar todo o seu talento para segurar um pelotão feroz de Aprilias num circuito de retas longas. Porém, se a corrida desse ano for tão boa como ano passado, podemos nos preparar para muitas emoções. A corridas das 250 de 2006 foi uma das melhores corridas, sendo duas ou quatro rodas, que eu já assisti na vida.

Amanhã, a Itália pode pintar de azul a pista da Turquia, pois três pilotos azzurri irão largar nas pole nas três categorias amanhã, só resta saber se eles irão mudar os paradigmas amanhã e partir para a vitória.

Nenhum comentário: