domingo, 15 de abril de 2007

Que campeonato!






No primeiro final de semana em que tudo deu certo, Felipe Massa não deu chance a ninguém e conseguiu a sua primeira vitória na temporada 2007 com direito a hat-trick! Não apenas a vitória, mas o desempenho dos seus mais perigosos adversários fez com que o resultado no Bahrein fosse altamente positivo para o brasileiro. Se até agora não houve uma grande corrida, pelo menos o campeonato está empolgante com um tríplice empate entre Alonso, Raikkonen e Hamilton com 22 pontos e Massa logo atrás com 17. E se o campeonato parecia se resumir a esses quatro grandes pilotos, a ultrapassagem que Heidfeld fez em cima de Alonso mostra que o alemão está com muita disposição e a BMW tem potencial e dinheiro o suficiente para encostar na Ferrari e na McLaren.

Massa fez uma corrida perfeita neste domingo, largando com maestria e aguüentando muito bem a pressão que Hamilton colocava em cima dele. Na primeira parada, a Ferrari melhorou muito de rendimento, tanto com Massa como com Raikkonen, e Felipe disparou. No final Massa diminuiu bastante o seu ritmo, dando um susto em todos que assistiam a corrida, mas no final estava tudo sobre controle e Massa pode comemorar muito sua vitória e o seu renascimento no campeonato. Hamilton mostrou para a McLaren que, quando Alonso tiver um dia ruim, ainda assim o time prateado tem um piloto a altura e em condições para brigar lá na frente. Com três pódios em três corridas, Hamilton já pode ser considerado o melhor estreante da história da F1 e agora só falta uma vitória para coroar esse novo talento que surgiu nas pistas.

Raikkonen fez uma corrida burocrática e mostrou que é bem diferente de Massa. Na Malásia todos viram o que Massa quando partiu para cima de Hamilton e o resultado produzido pela afobação do brasileiro. Raikkonen fez o oposto. Quando tinha foi ultrapassado por Alonso na largada, Raikkonen tinha claramente o melhor carro, mas o finlandês preferiu esperar. Ele pressionou, errou, aguardou por um erro de Alonso que não veio e foi para sua parada certo que ganharia a posição do piloto da McLaren. E assim foi. Raikkonen passou Alonso nos boxes e foi para cima de Hamilton. Na faculdade cansei de ver a diferença de eficiência e eficácia. Na Malásia, Massa foi eficiente, mas não eficaz. Hoje, Raikkonen foi eficaz, mas não eficiente. Trocando em miúdos, Massa errou, mas foi muito mais bonito de ver. Raikkonen ganhou a posição, mas foi de um jeito menos belo de se ver. Dependendo de cada pessoa, podemos fazer várias teorias sobre as manobras de Felipe e Kimi, mas isso fica pra depois.

Agora a maior decepção da corrida foi com certeza Alonso. O espanhol não foi nem sombra do piloto campeão que foi na Malásia e ficou numa obscura quinta posição, perdendo a liderança isolada do campeonato e levando um banho de Lewis Hamilton. Alonso deve estar com saudades de Fisichella...

Este domingo pode ter marcado o surgimento da BMW e de Nick Heidfeld como mais um fator de desequilíbrio neste campeonato tão disputado como o de 2007. O alemão, sempre desprezado pelas grandes equipes, foi o grande destaque da corrida por não apenas acompanhar, como ultrapassar um dos quatro mosqueteiros do campeonato. E que ultrapassagem! Mais rápido do que Alonso após a primeira parada, Heidfeld tentou por dentro no final da reta dos boxes e não conseguiu nenhum efeito. Então, na segunda reta, pôs por dentro com Alonso fechando a porta e numa manobra belíssima, foi para o outro lado, freou no limite e fez a ultrapassagem mais bonita do ano. E em cima do bi-campeão Alonso! No final, a McLaren do asturiano encostou, mas Heidfeld fez com Alonso o mesmo que fez com Massa na semana passada e segurou a quarta posição com gosto de vitória. Do jeito que está andando e pela sua posição na tabela - dois pontos atrás de Massa -, Heidfeld não deve ser descartado por ninguém e a primeira vitória da equipe BMW não irá demorar muito. Pena é a situação de Kubica, de fenômeno do final do ano passado, para ficar a léguas atrás de Heidfeld hoje, mas pelo menos marcou seus primeiros pontos no campeonato.

Atrás dos seis primeiros, uma briga feroz animou muito a corrida. Trulli, as Williams, as Renault e as Red Bulls brigaram muito entre si por várias voltas, com direito a muitas ultrapassagens. O destaque dessa turma foi Coulthard, que saiu em penúltimo, passou vários carros na pista e era sétimo quando abandonou. Com certeza, a melhor corrida do escocês em muito tempo, mas com fim nada agradável. Por sinal, nenhum carro da Red Bull - incluindo a Toro Rosso - viram a bandeirada. Pela primeira vez na temporada, os carros de Adrian Newey mostrou velocidade, mas como acontecia na McLaren, a confiabilidade ainda deixa muito a desejar.

Fisichella mostrou por que está será a sua última temporada em uma equipe decente. A ultrapassagem que levou de Trulli mostrou que o italiano está no mundo da lua e nem mesmo com Briatore gritando no seu pé do ouvido em italiano foi capaz de fazer Fisichella sair da pasmeira em que vive desde 2005. Pelo menos Fisichella marcou um pontinho, ficando logo à frente de Kovalainen, que vem conseguindo errar bem menos e acompanhar com certa facilidade o ritmo de Fisichella. Só espero que quando o finlandês amadurecer, o carro da Renault esteja melhor do que está agora. A Williams ficou para trás hoje e espero que isso não signifique um declínio como que aconteceu ano passado, quando a equipe começou muito bem, mas foi caindo na medida em que as outras equipes evoluíam.

Barrichello só conseguiu ficar à frente das Spyker. É o máximo que ele pode fazer com um carro tão ruim. Pelo jeito, não foi a Super Aguri que copiou o carro da Honda, mas foi a Honda que copiou o carro da Aguri... À frente do Rubinho, Ralf Schumacher ficou muito longe de Trulli e não devemos nos esquecer que Ralf ainda não renovou com a Toyota. Será que a equipe quer aposentar logo o alemão?

Agora iremos ficar quase um mês sem F1, e será tempo das equipes voltarem à Europa para acertarem seus carros para a difícil temporada européia que se inicia em Barcelona, na casa de Alonso. E com certeza o espanhol quer esquecer a péssima corrida no deserto e voltar a vencer na frente dos seus torcedores. A vitória de Massa foi mais importante do que imaginado, pois provou uma coisa inesperada. A McLaren não está tão concentrada assim em Alonso e assim como a Ferrari, também está dividindo os pontos entre seus pilotos, a ponto de Alonso e Hamilton estarem empatados no campeonato. Isso pode significar que a Ferrari não terá que definir tão cedo quem será seu piloto número 1, ajudando Massa que começou mal o campeonato. Com essa vitória, Massa irá recuperar a confiança e terá moral para iniciar bem o temporada européia. Ah! Desde que foi inaugurado em 2004, o circuito de Sakhir viu seus vencedores se sagrarem campeões no final do ano. Bom sinal? Tomara que seja.

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