quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Enigma Fidel


Antes de falar sobre Fidel Castro, tem que ser dito que o cubano foi uma figura mítica do mundo no século 20. Dito isto, acho que deve haver muita ponderação sobre a surpreendente notícia da sua renúncia ao poder em Cuba. Surpreendente porque mesmo doente e sendo chamado de "El Coma Andante", nunca imaginei que Fidel fosse largar o poder. Li e ouvi de tudo sobre Fidel nos últimos dias, desde o lado bom da sua ditadura cruel, como o lado ruim das conquistas que ele trouxe ao povo cubano.

Portanto, não se deve apenas elogiar ou bater em Fidel, pois ele é uma figura ambigüa e mesmo com todos os percalços, conseguiu a façanha de peitar os Estados Unidos e menos de 150 km da Flórida. Sua luta revolucionário vinda de Sierra Miestra rumo ao poder entrou para a história, bem como todos os benefícios que trouxe aos seus compatriotas, como educação e saúde para todos. Porém, Adolf Hitler conseguiu transformar uma Alemanha miserável em uma potência mundial em menos de dez anos. Pinochet transformou o Chile na terceira economia da América Latina. Hitler e Pinochet merecem elogios? Fidel Castro entra nessa lista, pois seu tempo no poder será lembrado também pela arbitrariedade, total desconhecimento pelos Direitos Humanos, a fuga em peso de milhares de pessoas atrás de melhores condições de vida nos Estados Unidos, miséria para esse mesmo povo que Fidel ajudou nos tempos aúreos do regime e a ajuda a tentativas de golpes em vários países. Na sua maioria fracassada, diga-se de passagem.

Ou seja, no fundo Fidel Castro não passou de um ditador sanguinário e opressor dos seus inimigos. Mas Castro ainda move paixões e as conquistas que obteve ao longo desses 49 anos, seja no campo social, seja no campo internacional, não serão esquecidas. Não gosto do Fidel, mas tenho que admitir que o velho revolucionário entrou para a história e é uma das pessoas mais influentes do século 20.

Nenhum comentário: