quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

História: 35 anos do Grande Prêmio Brasil de 1973

O automobilismo brasileiro estava em estado de graça naquele início de 1973. Após ver o heroí local Emerson Fittipaldi conquistar o seu primeiro título mundial de forma sensacional em 1972, o Brasil iria sediar pela primeira vez um Grande Prêmio de F1 de forma oficial. Em 1972, uma corrida fora do campeonato fora realizado em Interlagos com o intuito de homologar o mítico circuito para o ano seguinte. Naquela ocasião, Emerson liderava a prova de ponta a ponta quando a suspensão traseira do seu Lotus quebrou na reta dos boxes já no final da prova, dando a vitória de bandeja para o argentino Carlos Reutemann. Um ano depois e com Fittipaldi coroado, uma multidão foi à Interlagos ver Emerson vencer, algo que a maioria dos brasileiros só viam pela tv.

Porém, Emerson não estaria sozinho. Seu irmão Wilson Fittipaldi estaria presente com um Brabham e José Carlos Pace estaria com um Surtees. A lenda do automobilismo brasileiro Luís Pereira Bueno alugou um velho Surtees para fazer parte da prova, mas esta não seria a primeira corrida de F1 do Luisinho, pois o mesmo tinha participado da prova de 1972. Após uma vitória magistral na Argentina, Emerson queria repetir a dose em casa e por isso a Lotus fez vários testes para realizar o sonho do seu piloto. Porém, quem apareceu bem foi o outro piloto da equipe, Ronnie Peterson, que ficou com a pole por meros dois décimos de segundo à frente de Fittipaldi. A superioridade da Lotus era tão evidente que o terceiro colocado Ickx ficou mais de 1s atrás de Emerson. Entre os brasileiro, Pace conseguia a façanha de colocar seu raquítico Surtees na sexta posição, enquanto Wilsinho era décimo primeiro e Luís Pereira Bueno amargou a última posição, exatos 12s atrás do pole.

Grid:
1) Peterson(Lotus) - 2:30.5
2) Fittipaldi(Lotus) - 2:30.7
3) Ickx(Ferrari) - 2:32.0
4) Regazzoni(BRM) - 2:32.4
5) Hulme(McLaren) - 2:32.7
6) Pace(Surtees) - 2:32.7
7) Reutemann(Brabham) - 2:32.9
8) Stewart(Tyrrell) - 2:33.3
9) Cevert(Tyrrell) - 2:33.4
10) Beltoise(BRM) - 2:33.5

O dia 11 de Fevereiro de 1973 amanheceu com um sol forte e muito calor. Muitos torcedores ficaram acampados durante todo o final de semana em Interlagos e no dia da corrida o autódromo estava completamente lotado. Ficou para a história a imagem dos bombeiros jogando água na torcida, tentando aliviar o calor dos paulistanos. Para recompensar tamanho sacríficio dos seus compatriotas, Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace fizeram largadas sensacionais e o público foi ao delírio quando os dois completaram a primeira volta em dobradinha, com Emerson na frente.
Stewart também larga muito bem e pula para terceiro, enquanto Peterson e Ickx caiam para quarto e quinto respectivamente. Com um carro nitidamente inferior, Pace foi ultrapassado por Jackie Stewart ainda na segunda volta e na passagem seguinte, foi a vez de Peterson fazer o mesmo. O sueco tinha um carro tão bom quanto Emerson, que disparava na frente. Ao invés de se tornar inimigo número 1 da torcida brasileira por causa da sua rivalidade com Fittipaldi, Peterson caiu nas graças da torcida com seu estilo espetacular de pilotagem.

Peterson começou a brigar pelo segundo lugar com Stewart e isso só ajudava Emerson, que aumentava a sua vantagem na liderança, enquanto Ickx já ultrapassava o problemático Surtees de Pace. A batalha pela segunda posição durou até a sexta volta, quando Peterson sofreu uma quebra na roda e bateu com força, mas o piloto saiu do carro sem problemas e muito aplaudido. Pace vinha tendo problemas na suspensão do seu Surtees e acabou abandonando a corrida na décima volta. Enquanto lá na frente as posições permaneciam estáticas, o neo-zelandês Denny Hulme partiu para cima dos rivais com seu McLaren e ultrapassou o BRM do quarto colocado Jean-Pierre Beltoise na volta 12 e três voltas também deixou para trás a Ferrari de Ickx. E em terceiro, Hulme ficou até o final da prova.

Porém, Ickx teve que ir aos boxes trocar um pneu furado na volta 15, deixando o quarto lugar para Beltoise, mas o francês deixou a prova na volta 23 com problemas elétricos e quem herdou sua quarta posição foi o segundo piloto da Ferrari Arturo Merzario, que tinha largado apenas em décimo sétimo e fazia uma excelente prova de recuperação. Ickx também fazia uma prova de recuperação e já aparecia em quinto, quando Clay Regazzoni foi aos boxes da BRM trocar os seus pneus desgastados.

Enquanto isso, lá na frente Emerson Fittipaldi passeava pelo adorado circuito de Interlagos e a cada passagem a torcida fazia uma festa. Stewart ainda tentou diminuir a diferença, mas o escocês só conseguiu ficar a 14s do brasileiro. Quanto mais a prova se aproximava do final, mais a torcida se avoroçava, com medo de uma repetição do ano anterior, mas a estrela de Emerson Fittipaldi estava forte naquele quente domingo de fevereiro e o brasileiro venceu com autoridade na frente dos seus compatriotas. Interlagos viveu um grande dia de festa e Emerson, com duas vitórias e em duas corridas, seguia a passos largos rumo ao bicampeonato. O que Fittipaldi não sabia era que o perigo estava logo ao lado no pódio e tinha forte sotaque escocês.

Chegada:
1) Fittipaldi
2) Stewart
3) Hulme
4) Merzario
5) Ickx
6) Regazzoni

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