quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Rumo à Austrália!


Nesta semana a pré-temporada da F1 foi oficialmente encerrada, com os últimos testes antes da longa viagem rumo a Melbourne e a uma temporada que promete ser bem parecida com 2007, em termos de relação de forças. Se os testes de pré-temporada não conclui muita coisa acerca da temporada que se aproxima, ao menos serve como indicativo de como será as primeiras corridas.

De cara, dá para afirmar que Ferrari e McLaren continuam um passou à frente das demais, com uma ligeira vantagem para a equipe italiana. Vantagem essa que pode ser revertida em favor da equipe de Ron Dennis, como vimos várias vezes ano passado. Hamilton deverá reinar sozinho dentro da McLaren e isso pode ser um problema se a Ferrari continuar a política do ano passado, dando iguais condições para seus dois pilotos. Dois contra um sempre é mais vantajoso, apesar de Kovalainen ter se mostrado um piloto rápido e ter crescido bastante ano passado. Porém, acho que Raikkonen, motivado como nunca após conseguir o seu primeiro título, deve derrotar Massa, ainda às voltas com o fim da eletrônica, sua inconstância e sua predileção aos erros.

Já a "segunda divisão" deve ser encabeçada novamente pela BMW, mas com várias equipes logo atrás. A Williams foi a grata surpresa deste início de ano, mas a falta de grana deve prejudica-los ao longo do ano e a boa performance inicial deve ser perder com a falta de desenvolvimento. Red Bull se mostrou rápida, mas principalmente em condições de Classificação. A Toyota parece ter evoluído, mas não a ponto de multiplicar seus poucos pontos conquistados ano passado. A Renault deve ser a equipe mais pressionada, pois em nenhum momento mostrou ter condições de dar um carro competitivo para Fernando Alonso, que já se adiantou dizendo que brigará para ser sétimo nesse ano. Quem saíra prejudicado disso deve ser Nelsinho Piquet, pois toda a atenção da equipe irá sempre para o espanhol e Piquet ficou boa parte da pré-temporada a léguas do seu companheiro de equipe.

Outra equipe que deve surpreender deve ser a Force India, pois mesmo testando muitas vezes com pouco combustível, ficou várias vezes entre os primeiros. Por sinal, o diretor-técnico da equipe Mike Gascoyne cometeu uma gafe sem querer com Giancarlo Fisichella ao dizer que o italiano está no lugar certo, por isso o seu com desempenho. Ou seja, Fisico só anda bem em equipe pequena! A Toro Rosso mostrou um desempenho parecido com a matriz Red Bull, mas um passou abaixo, porém o destaque vai para os seus pilotos, Vettel e Bourdais. A Honda segue na penúria de resultados e pelo que se viu nesses últimos meses, a coisa anda feia para os lados de Brackley. Tanto, que nem a Super Aguri, equipe número dois da Honda, está bem, podendo ficar pelo caminho ainda neste ano se não conseguir capital.


Essas foram as minhas impressões sobre essa pré-temporada 2008. Vocês concordam?

4 comentários:

Arthur Simões disse...

Concordo sim.
A Force India tambem me surpeendeu muito ,a começar pela escolha dos pilotos(fazia tempo que uma equipe pequena nao investia em um piloto experiente ao invés de chamar alguém que pague mais),mas é aquilo que voce disse sobre a Williams ,nao sei se a Force India terá dinheiro para desenvolver o carro.
Infelizmente o Massa vai sofrer esse ano e esse vai ser o terceiro ano dele na Ferrari e ele ainda nao mostrou resultados para os brasileiros leigos,ou seja,a pressao nacional sobre ele pode aumentar(voce concorda?).
Só discordo de uma coisa.Acho que a surpresa será a Red Bull,e nao a Williams, nao levo fé nesse motor Toyota nao.

Valeu Joao Carlos

João Carlos Viana disse...

Acho o Massa queridinho da Rede Globo, ou seja, as besteiras que ele fizer, o Galvão irá abafar, junto com o Reginaldo e o Luciano "cheeleader" Burti. No entanto, você tem total razão numa coisa: já é o terceiro ano do Massa na Ferrari e se ele não fizer muita coisa...

Anônimo disse...

E vamos pra Australia, ver canguru coala e demonio da tansmania... e de quebra vamos nos divertir com barulho de motor e cheiro de gasolina!!!!!!
Que comece a temporada!!!!

SAVIOMACHADO disse...

É meu amigo JC! Ótima análise. Também creio que esse campeonato vai ser muito disputado como o ano passado. Mas creio que também que será repleto de surpresas. Vamos aguardar.
Um grande abraço!
SAVIOMACHADO