quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O fim do fenômeno?


Essa frase foi dita em abril de 2000, quando Ronaldo sofreu sua segunda grave lesão no joelho seguida. Na ocasião, o atacante da Internazionale fazia sua volta após uma séria cirurgia no joelho direito e após sete minutos estava estirado no chão, se contorcendo de dor. Aquilo me marcou bastante porque estava assistindo ao jogo ao vivo. Mesmo com todas as dúvidas, Ronaldo se recuperou e o que ele fez na Copa de 2002 entrou para a história.

Fevereiro de 2008. Milan e Livorno faziam um jogo atrasado do Campeonato Italiano, quando Ronaldo entra em campo, após ser relacionado de forma surpreendente, pois estava com dores, algo que Ronaldo vem enfrentando a muito tempo. Numa jogada dentro da grande área, Ronaldo tenta uma cabeçada, que nunca foi o seu forte, e cai no chão chorando. Ele sabia que aquela dor que sentia no joelho esquerdo era familiar. E o resultado foi trágico! De nove meses a um ano fora do futebol. Será o fim do fenômeno desta vez?

Muitos fatores levam a se acreditar que sim. Em 2000, Ronaldo tinha 23 anos e estava mordido, querendo muito ganhar a Copa do Mundo para o Brasil, após a misteriosa convulsão na Final da Copa de 1998. Ele estava magro (nas devidas proporções...) e ainda tinha que provar muita coisa. Hoje, Ronaldo está claramente fora de forma, já ganhou a Copa que tanto queria vencer, está milionário e, pior, já tem 31 anos nas costas. O tempo é inapelável e ela será a pior inimiga do brasileiro. Quando Ronaldo voltar ao futebol, já terá passado por um longo processo de recuperação física. Com 23 anos, Ronaldo só voltou a jogar regularmente dois anos após a contusão. Se o processo foi parecido, Ronaldo já terá 33 anos de idade. Ele terá a motivação suficiente para jogar em alto nível? Passará por tudo que passou a oito anos atrás com o mesmo vigor agora?

Sinceramente nunca achei Ronaldo um fenômeno. Um craque de bola, sem dúvidas, mas com muita mídia em cima. Mas a mesma mídia que o idolatrou, pergunta hoje: Será que desta vez é o fim do fenômeno?

Nenhum comentário: