sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

VJM01


Ontem foi dia da oitava equipe do Mundial de F1 mostrar suas armas para 2008. Em Mumbai, o excêntrico Vijay Mallya apresentou o primeiro carro da sua nova equipe. Que de nova não tem absolutamente nada. Force India é o quarto nome diferente da antiga equipe Jordan em... quatro anos! Numa época em que o dinheiro russo é mais suspeito do que nota de três, o bilionário Vijay Mallya mais parece um gângster dos surburbios de Moscou do que um magnata da aviação indiana. Ainda falando em aparência, não resta dúvidas de que o VJM01 é o carro com a pintura mais bonita este ano, com um bela mistura de branco, dourado e prata. Outro fator de beleza foi o desenho mais limpo da carenagem do novo carro, sem as asinhas e aletas das demais equipes.

Os pilotos serão Adrian Sutil e Giancarlo Fisichella. O alemão mostrou que é muito mais do que o "ex-companheiro de equipe de Hamilton na F3" e mostrou habilidade em seu ano de estréia, apesar dos vários erros cometidos. Como Sutil já fazia parte da estrutura da equipe desde o ano passado e tinha agradado, a escolha do segundo piloto foi mais complexa. Vários pilotos andaram com o ainda Spyker de 2007 no final do ano passado na tentativa de achar um lugar na F1, entre eles, pilotos sem lugar na categoria, como Ralf Schumacher. No final, a escolha acabou recaindo em Fisichella, muito mais pelo experiência do italiano. Por sinal, essa foi uma escolha que mostrou um pouco de seriedade da equipe, pois vários pilotos-pagantes estavam de olho na vaga, inclusive o piloto mais fanfarrão da história da F1 sem, ao menos, disputar um Grande Prêmio: o espanhol Róldan Rodriguez.

Mesmo com um carro muito bonito visualmente, bons pilotos ao volante e o dinheiro de uma apaixonado por corridas, não se deve esperar muito da Force India. No máximo, a penúltima fila!

Nenhum comentário: