sábado, 23 de agosto de 2008

À beira do mar


Assim como foi em Monte Carlo, o ar do Mar Mediterrâneo fez bem a Felipe Massa e embalado pelo ouro do vôlei feminino, o piloto da Ferrari marcou mais uma pole em 2008, mostrando que a enorme decepção da Hungria ficou para trás. Num treino equilibrado e cheio de supresa, o grid foi dominado, como sempre, por Ferrari e McLaren, com a BMW logo atrás, apesar de Toyota e Toro Rosso terem andado muito bem, colocando seus pilotos na ponto do Q1 e Q2.

Assim como ocorreu em Hungaroring, Massa desmistificou um propragado favoritismo da McLaren e conseguiu outra pole na sua carreira, deixando seus rivais, Hamilton e Raikkonen, logo atrás de si. O brasileiro vinha fazendo um treino até discreto, mas o segundo lugar no Q2 mostrou o que vinha logo adiante e conseguiu uma volta atordoante logo em sua primeira tentativa, agarrando a primeira posição e não soltando mais, apesar do ataque cerrado de Hamilton, Raikkonen e Kubica. Com mais essa pole, Massa começa a se firmar como o piloto mais rápido em volta única da F1 atual, se tornando uma característica sua conseguir voltas como a da sua primeira tentativa. Só falta ser mais efetivo nas corridas, mas Felipe não está muito longe disto.

Hamilton forçou em todos os treinos e levou sua McLaren a primeira fila, mas os carros prateados nem de longe mostraram ser os mais rápidos deste final de semana valenciano, mostrando que o novo circuito de rua só é mesmo de rua por causa dos muros próximos, pois a velocidade é alta na maior parte do tempo, diminuindo a vantagem da McLaren em circuitos mais travados. A Ferrari está próxima e Raikkonen, mesmo que timidamente, começa a se assanhar na frente. O piloto nórdico não foi tão rápido como em Magny-Cours, por exemplo, mas andou um pouco mais próximo de Massa e pode surpreender amanhã. Se Massa é mais rápido nas Classificações, Kimi ainda parece ser mais efetivo nas corridas.

Kubica levou a BMW de volta as primeiras posições depois da péssima apresentação na Hungria, onde por muito pouco a equipe bávara saiu de mãos vazias. Porém, este desempenho de Kubica deve ter sido mais em conta da quantidade de combustível no tanque do polaco e do talento do mesmo. O desempenho da BMW deve ser mais real com Heidfeld, que mais uma vez se estranhou com outro piloto na Classificação (com direito a gestos para Glock), mas ao menos passou para a Q3 e largará em oitavo. Contudo, o maior destaque da Alemanha ficou para Sebastian Vettel. O tedesco da Toro Rosso foi a grande surpresa do final de semana ao marcar o tempo mais rápido até o moento e ficou em sexto no grid. Vettel mostra que será mesmo uma das estrelas da F1 no futuro, mas desta vez o carro estava realmente bom, pois Bourdais, pela primeira vez no ano, conseguiu vaga no Q3 e largará em décimo.

Outra surpresa foi o desempenho de Trulli. O veterano vem fazendo uma ótima temporada e hoje foi o mais rápido na Q1, no final, colocando seu carro na sétima posição do grid. Trulli continua mostrando a mesma velocidade de antes, só resta vir a consistência em corridas. Mas depois de velho, será que não já é tarde para Trulli? Após a ótima exibição da Hungria, Glock voltou ao seus velhos resultados e ficou em décimo terceiro. Será que ele precisa de pancadas para acordar? A Williams deu um sinal de vida e Rosberg conseguiu, depois de longo e tenebroso inverno, passar para o Q3, enquanto Nakajima ficou bem próximo disso. Correndo em casa, Alonso pouco pode fazer para alegrar seus compatriotas, ainda tristes pela tragédia de quinta-feira em Madri. Com um Renault que oscila demais, Alonso não passou para o Q3 e Piquet teve sorte em passar para o Q2 e por lá ficar.


A Red Bull vem sendo a grande desilusão deste final de semana, com Webber, saindo de suas características, ficando no Q2 e Coulthard, continuando com suas características, ficando ainda no Q1. Com sua filial andando muito bem, está sendo muito ruim para a equipe austríaca ficar na situação que está. Agora quem está muito mal é a Honda! O carro de 2008 está sendo do mesmo nível da versão de 2007 e está afundando cada vez mais as carreiras de Button e Barrichello. Por sinal, o brasileiro ficou atrás de um Force India, que está estreando um câmbio novo. Do jeito que vai, nem Ross Brawn salva!

Agora, vou falar sobre três fatos que me chamaram atenção ainda sobre a F1 e a corrida de amanhã. Após alguma especulação, a corrida será transmitida ao vivo pela Globo, mas será bem na hora da festa de encerramento das Olímpiadas. Podemos esperar muitos cortes e se for igual a final, veremos muito o pai de Massa, Barrichello, Piquet... Foi um saco ver a transmissão da final do vôlei sendo cortada pelos parentes das atletas! Tanto que assisti em outro canal que não tivese essas marmotas! Outra foi a corrida da GP2, com vários carros ficando sem gasolina no final da corrida, mostrando que as equipe terão que ter cuidado com consumo na prova de amanhã. E finalmente, o circuito de Valencia é mesmo belíssimo, um dos mais bonitos da F1. A corrida já nasceu com seu charme, como a pista à beira do mar, um trecho rápido entre muros, uma passagem em cima de uma ponte e etc. Ou seja, amanhã deverá ser uma bela prova, mesmo que a corrida não seja das mais emocionantes!

Um comentário:

Arthur Simões disse...

Também acho uma grande palhaçada ficar mostrando os familiares dos atletas!!!!

Po, deixa os caras torcerem em paz!!Que perturbação.Além de cortar a transmissão o tempo todo.