domingo, 24 de agosto de 2008

Que alegria!


Felipe Massa pode ter seus defeitos, mas uma qualidade importante que ele tem é a capacidade de superação. Após a enorme decepção na Hungria, qualquer ser humano poderia ficar para baixo e não ter a mesma performance na corrida seguinte. Não para Felipe. O piloto da Ferrari tirou forças para fazer "barba, cabelo e bigode" na bela Valencia e voltar com tudo para a briga pelo título deste ano, que deverá ser apenas entre Massa e Hamilton, segundo colocado hoje. Já que Raikkonen, ainda em um longo e profundo período de sono, quebrou o motor e se distanciou ainda mais da batalha pelo título de 2008.

A corrida de hoje só teve bela mesmo o circuito e as pessoas em voltas. Não sei se alguém percebeu, mas as vitórias de Massa são em corridas monótonas, sem muitas brigas ou emoções mais fortes. Talvez só na Turquia esse ano essa regra foi quebrada um pouco... Com certeza a novidade de um novo circuito trouxe um charme especial para a corrida de hoje, mas a prova em si foi muito chata, com uma única ultrapassagem mostrada, já no final da corrida, com Nakajima ultrapassando Barrichello pela gloriosa décima quinta posição. Em certos momentos, a transmissão da TV mostrava as belas garotas que foram ver a corrida, os iates, imagens panorâmicas do circuito, enfim, as coisas bela de hoje no porto valenciano. Contra todos os prognósticos, não houve uma única entrada do safety-car e a corrida transcorreu sem um único grande problema. Nem mesmo a chuva ou os furos dos pneus, por causa da passagem pela ponte, apareceram em Valencia.

Mas quem não estava nem aí para isso e torcia por uma corrida calma foi Felipe Massa. O ferrarista fez uma corrida impecável, talvez a melhor da sua carreira e reassumiu a vice-liderança do campeonato, diminuindo em dois pontos a desvantagem para Hamilton, que nem de longe o ameaçou em qualquer momento durante as 57 voltas da corrida espanhola. O único probleminha para Massa foi a saída de sua segunda parada de box, que quase ocasionou um acidente com a Force India de Adrian Sutil e será investigado depois da prova. Por sinal, a Ferrari deixou as emoções da prova acontecerem todas nos boxes. Raikkonen vinha fazendo outra corrida medonha, mas se aproximava rapidamente do seu conterrâneo Kovalainen. Então, fez sua parada nos boxes e na pressa de ultrapassar o piloto da McLaren, Kimi saiu antes da hora e atropelou o "homem da mangueira", causando-lhe um problema na perna. Sem ter o que fazer, Raikkonen foi para cima de Trulli, mas assim como aconteceu com Massa três semanas atrás, o motor Ferrari abriu o bico na reta dos boxes no final da prova.

Desde a era Schumacher que tantos motores da Ferrari quebravam tanto assim. Ainda em coinscidência a Felipe Massa, Raikkonen estava na segunda corrida com o mesmo motor e isso é preocupante, pois na Bélgica será a vez de Massa usar o mesmo motor pela segunda corrida consecutiva. E com o desempenho inexplicável de Raikkonen nos últimos meses, o brasileiro deverá ser o escolhido da Ferrari para enfrentar Hamilton na briga pelo título deste ano. E será totalmente merecida.

Hamilton fez uma corrida burocrática hoje. Após não fazer uma largada-foguete, o inglês da McLaren teve que se segurar para não perder a segunda posição para Kubica. Quando se estabeleceu no segundo posto, a diferença para Felipe já estava em 1.4s e subindo. Mesmo fazendo tempos de volta até parecidos com o do seu rival, Hamilton parecia bastante conformado com a segunda posição e apenas levou a sua McLaren a segunda posição. A equipe de Ron Dennis não esperava perder em Valencia, um circuito de rua que teoricamente favoreceria o carro da McLaren, mas a Ferrari tem mesmo o melhor carro de 2008 e tudo que Ron e sua trupe pode esperar é que o talento de Hamilton faça a diferença, onde, por sinal, vem dandos resultados até agora.

Kubica voltou ao pódio após sua vitória no Canadá e foi outro que fez uma corrida bastante convencional, tirando um pequeno problema no início da corrida que o fez perder bastante tempo e permitiu a aproximação da dupla de finlandeses Kova-Kimi. Quando se sentiu mais seguro, Kubica fez uma corrida sem erros e ratificou a terceira posição do grid. Provando que somente o talento de Kubica pode fazer a BMW andar na frente, Heidfeld ficou fora da zona de pontuação. Kovalainen só se destacou pela largada, onde deixou seu conterrâneo para trás e daí em diante apenas administrou a quarta posição sem muito alarde. Mais pontos na conta da McLaren no Mundial de Construtores, que com o abandono de Raikkonen, se aproximou da Ferrari na briga pelo título entre os fabricantes.

A Toyota mostrou evolução em diferentes modos. Enquanto Trulli fez uma prova rápida, com duas paradas, chegando a ser mais rápido que a Ferrari de Raikkonen e marcando valiosos pontos com a quinta posição, Timo Glock fez uma corrida de paciência, parando apenas uma vez nos boxes, para no final ganhar seis posições e garantir mais alguns pontinhos com a sétima posição. A marca nipônica é a atual quarta força da temporada e está mostrando potencial para se aproximar da BMW em 2009 e finalmente mostrar que todo o investimento dará algum proveito. Outro que ratificou um grande final de semana foi Vettel, que após mostrar um desempenho surpreendente no sábado, fez o feijão-com-arroz para conseguir a sexta posição, liderando o quarteto alemão, que chegaram juntos hoje. Bourdais chegou a ter problemas com a asa dianteira, mas se manteve na posição que largou.

Rosberg conseguiu um pontinho com a Williams, mas seu companheiro de equipe Kazuki Nakajima já tinha garantido a grande desilusão espanhola. Ainda na primeira volta, o japonês atingiu em cheio a traseira de Fernando Alonso, deixando o piloto da Renault de fora da corrida, para enorme decepção dos torcedores, inclusive, com vários brancos nas arquibancadas no final da prova. A Renault não teve um dia para se comemorar, com Nelsinho Piquet fazendo uma corrida anônima para chegar em décimo primeiro, após largar com tanque cheio na esperança de um safety-car salvador, o mesmo que lhe deu o pódio em Hockenheim. Mas ficou só na esperança mesmo...

A Red Bull foi a grande decepção deste fim de semana, principalmente num bom final de semana da Toro Rosso. Mark Webber só apareceu na TV quando errou em uma parada e quase atropelou seus mecânico e chegou em décimo segundo, enquanto Coulthard promoveu mais uma das suas ao tentar uma ultrapassagem kamikaze em cima da Force India de Sutil. Se o escocês não decidisse se aposentar voluntariamente, com certeza os outros pilotos fariam por ele! Button, fez outra corrida medíocre com o equipamento medíocre que tem em mãos, mas ainda foi bem melhor do que Barrichello, que foi um dos pilotos mais lentos em todo o final de semana. A Force India evoluiu com o novo câmbio e Fisichella andou na frente de outros carros, enquanto Sutil provocou o único acidente do dia, ao bater já no final da prova.


Se a corrida não foi das mais empolgantes, pelo menos garantiu um campeonato mais bipolarizado entre Hamilton e Massa. Enquanto a McLaren tem apenas o talento de Hamilton como triunfo, a Ferrari tem a garantia do melhor carro e a motivação de Massa. Quem vencerá? A força da Ferrari ou o talento de Hamilton? Daqui para outubro saberemos!

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