terça-feira, 12 de agosto de 2008

História: 30 anos do Grande Prêmio da Áustria de 1978


A essa altura do campeonato, todos já sabiam que a Lotus venceria tanto o Campeonato de Pilotos como o de Construtores. E Andretti era o preferido de Chapman... Então, a F1 estava mais animada fora das pistas, com a decisão da Corte de Londres sobre o que aconteceria com a nova equipe Arrows. No final de 1977 a Shadow, que era uma equipe de destaque no meio de pelotão, sofreu o desfalque de várias integrantes, que formaram uma nova equipe, a Arrows. Como equipe novata, a Arrows surpreendeu o mundo com o piloto novato Riccardo Patrese ("roubado" da Shadow...) e em algumas provas disputava as primeiras posições. A Shadow, ao contrário, começava sua decadência e só andava para trás. Então, a Shadow acusou a Arrows de ter roubado o seu projeto, com o Arrows FA/1 contendo vários componentes do Shadow DN9.

Antes do Grande Prêmio da Áustria o juiz Sydney Templeman decidiu que a Arrows tinha clonado o projeto da Shadow e por isso a equipe teria que refazer e apresentou, as pressas, o nono modelo A1 para o circuito de Zeltweg. O novato Nelson Piquet estreava pela equipe BS Fabrications, que usava uma antiga McLaren. Como vinha acontecendo constantemente em 1978, a Lotus dominou a primeira fila, mas com Peterson a frente de Andretti. Se aproveitando do ar rarefeito das montanhas austríacas e da grande velocidade do circuito de Zeltweg, a Renault colocou Jean-Pierre Jabouille na terceira posição. Num grid cheio de surpresas, Emerson Fittipaldi pôs seu Copersucar na sexta posição, logo atrás de Laffite da Ligier. Nelson Piquet começava a impressionar e era vigésimo, na frente de vários carros de fábrica.

Grid:
1) Peterson (Lotus) - 1:37.71
2) Andretti (Lotus) - 1:37.76
3) Jabouille (Renault) - 1:38.32
4) Reutemann (Ferrari) - 1:38.50
5) Laffite (Ligier) - 1:38.71
6) Fittipaldi (Copersucar) - 1:38.77
7) Scheckter (Wolf) - 1:38.85
8) Hunt (McLaren) - 1:39.10
9) Pironi (Tyrrell) - 1:39.23
10) Watson (Brabham) - 1:39.35

O dia 13 de agosto de 1978 começou com ameaça de chuva e pista úmida para aquele GP da Áustria. Essa era a chance ideal para os demais pilotos poderem desafiar a Lotus e Reutemann partiu para cima de Andretti, tomando a segunda posição do americano. Enquanto Peterson disparava na ponta, Andretti tentava dar o troco em Reutemann e os dois acabaram se tocando, mas quem levou a pior foi o piloto da Lotus, com Andretti batendo nas barreiras de pneus. A pista estava bem úmida e quem se aproveita é James Hunt, que ultrapassa Fittipaldi e Laffite durante a primeira volta.

Então, a esperada chuva veio com força na volta 4. Foi o caos, com vários carros rodando. O segundo colocado Jody Scheckter saiu da pista e atingiu a Lotus de Andretti, que estava ali abandonada. Logo depois foi a vez de Reutemann rodar e os organizadores mostrarem bandeira vermelha, interrompendo a prova. Com isso, uma nova largada seria feita com a formação da volta 7, que tinha Peterson à frente de Depailler, Watson, Laffite, Pironi, Lauda e Hunt. A relargada teve mais confusão. Enquanto Depailler ultrapassava Peterson, Watson ficou parado no grid e isso faz Patrese e Harald Ertl baterem. Depailler foi rapidamente superado por Peterson e a confusão continuava mais atrás. Alan Jones roda na frente de Daly e desvia da Williams fazendo Hunt rodar. Jones abandonou na hora, enquanto Hunt bate na barreira de pneus e abandona.

Após a pancada de chuva e o show de pancadaria na pista, o asfalto começa a secar, mas nem isso era capaz de parar Peterson naquele dia. Sem Andretti e as ordens de equipe da Lotus, Peterson foi soberano naquela tarde e venceu o Grande Prêmio da Áustria. As Ferraris, dotada com os pneus Michelin, foram passando todo mundo e chegaram a assumir a liderança com Reutemann à frente de Villeneuve quando Peterson foi aos boxes colocar pneus para piso seco. Porém, quando foi a vez dos carros vermelhos irem aos pits, ele perderam posições, mas Villeneuve fez uma excelente prova e chegou em terceiro, logo atrás de Depailler, que fez uma corrida correta para chegar em segundo. Emerson se aproveitou dos abandonos alheios para ser quarto. A vitória de Peterson o colocava próximo a Andretti no campeonato, mas todos sabiam que a Lotus daria o título para o americano. Mas o que ninguém sabia era que essa seria a última vitória de Ronnie Peterson e que aqueles que compuseram o pódio na Áustria não veriam 1983...

Chegada:
1) Peterson
2) Depailler
3) Villeneuve
4) Fittipaldi
5) Laffite
6) Brambilla

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma pena já não termos mais esta corrida. É muito melhor que a Malasia por exemplo.