sábado, 11 de setembro de 2010

Dever de casa


Dizem que para trazer o público italiano para Monza nos dias de crise, a Ferrari fazia um carro irregular nos treinos livres, onde a fiscalização era mais frouxa, e conquistava o melhor tempo. Os tifosi se iludiam, mas logo depois caíam na mais depressiva realidade. Com uma F1 cada dia mais politicamente correta, uma história como essa não ocorre mais, mas ver um carro vermelho bem em Monza é garantia de festa na Itália e Fernando Alonso proporcionou a primeira pole ferrarista do ano com uma belíssima volta e quebrou um jejum que já durava quase dois anos.

Não precisa dizer o esmero com que a Ferrari se prepara para sua corrida caseira e por isso não foi surpresa ver os carros de Maranello brigando pela ponta da Classificação em todo o momento. No Q3, a primeira volta de Alonso foi tão boa, que o espanhol nem precisou se esforçar em melhorá-la para ficar com a pole e acabar com uma jejum pessoal ainda mais penoso, com o bicampeão sem saber o que é largar há muito tempo. Muita coisa para uma pessoa como Alonso. Contudo, a festa ferrarista não foi perfeita porque Button se meteu entre os bólidos italianos e irá largar na primeira fila amanhã. A McLaren era a grande favorita a vitória antes de começar a ação no final de semana, mas o time tinha dúvidas em qual acerto usar. Deixou Button com o difusor, enquanto Hamilton usaria uma asa traseira menor, mas sem difusor. Tomando meio segundo do atual campeão mundial, nem precisa dizer que Hamilton deve estar arrependido de sua escolha.

Massa acompanhou Alonso em todo o final de semana, o superando algumas vezes e até parecia que poderia superar o companheiro de equipe pela segunda prova seguida, mas na hora do vamos ver o brasileiro foi superado com folga com Alonso, mas terá boas chances largando em terceiro. Corroborando com as expectativas, a Red Bull realmente não andou como dantes no circuito sem tanto pressão aerodinâmica de Monza, mas na briga pelo título, Webber conseguiu um tempo melhor do que Hamilton e ainda encaçapou Vettel, discretíssimo no dia de hoje. Porém, o australiano contornou a Parabólica na frente de Hamilton, o que poderia atrapalhar o inglês. Numa F1 tão politicamente correta, uma punição (injusta) a Webber não estaria fora de questão.

No resto, a Mercedes sobrevive praticamente com os rompantes de Rosberg, o melhor do resto hoje, enquanto Michael Schumacher fica no Q2, longe do companheiro de equipe. É a idade chegando, amigo! A Williams pôs seus dois carros no Q3, mas com Nico Hülkenberg ficando à frente de Barrichello o treino todo, mostrando que o jovem alemão, que chegou com tanta expectativa, está melhorando. Após um ótimo final de semana em Spa, Kubica se conformou com posições intermediárias, mas quem deve estar sofrendo uma baita pressão é Vitaly Petrov, muito atrás de Kubica e com seu emprego cada dia mais visado. A Force India esteve longe de repetir o surpreendente desempenho do ano passado, com Sutil não conseguindo sequer passar ao Q3, algo que ele fazia com certa frequencia até bem pouco tempo atrás, enquanto Liuzzi decepciona cada vez mais, apesar do alíbi do carro quebrado. Sauber e Toro Rosso fizeram seus papeis, enquanto a Lotus se aproxima das duas, trazendo a Virgin em seu vácuo. Hispania é mesmo uma carroça!

Pela proximidade dos tempos, a corrida de amanhã tende a ser muito equilibrada, sem podermos apontar A,B ou C como favoritos. Ótima expectativa para amanhã!

Nenhum comentário: